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PROJETO NURC-RJ

ELOCUÇÃO FORMAL (EF)
Inquérito 364
Tema: A empresa (aula de organização e métodos)
Duração: 55 minutos
Data do registro: 25/11/77
Informante: sexo masculino, 41 anos, formação universitária: Administração de empresas, carioca, filho de pais cariocas, área residencial: Zona Sul.


Clique aqui e ouça a narração do texto


INF.: eu vou passar a chamar vocês pelo nome todo pra identificar... tá bom? ((vozes)) e tá todo mundo proibido de dizer não sei... hein?
AL.: eu sei... eu sei... eu sei...
INF.: é? ((risos)) bem... na aula passada nós analisávamos a parte concernente à figura do administrador... o PORQUÊ dos administradores... e o que era preciso para ser um administrador... então... nós tivemos oportunidade de verificar... que há uma distinção hoje... bastante acentuada... entre a figura do PROPRIETÁRIO e a figura... hã... gerencial... não significa que o proprietário não... POSSA administrar a sua empresa... mas ele deve administrá-la de acordo COM técnicas gerenciais... portanto... dentro duma área de estudo... em que... TODA a ciência da administração seja efetivamente... APLICADA... e que a ênfase que nós procurávamos dar... ao... TRABALHO organizativo seria muito mais da responsabilidade da contribuição do administrador... do que... efetivamente... do PODER e da autoridade que ele detém... e verificávamos... inclusive... que o TRABALHO é conjunto e não isolado... conseqüentemente... a precípua função da administração... é... exatamente... formar uma equipe... através de... hã... uma... permanente pesquisa em BUSCA de... homens capazes... de... formando uma equipe... levar uma empresa a atingir os seus reais objetivos... e eu perguntaria a vocês o seguinte... esse tipo... de busca... de pesquisa... a formação da equipe... e aquelas cinco funções que nós analisávamos... de estabelecer objetivos... de motivar e transmitir... de avaliar pessoas... de formando pessoas... formando... também... um processo... analítico... dentro da empresa... eu perguntaria a vocês.. esse método se aplica... se APLICA a qualquer tamanho de empresa ou apenas a... uma empresa de grande porte? isto é... o formar pessoas... o formar EQUIPE... o desenvolver esse trabalho... tem que ser feito em todos os níveis da administração... e em todos... em todos os tipos de empresa... não importa a dimensão da empresa... seja ela pequena... seja ela rudimentar... seja ela de médio porte... grande porte ou... ainda... a empresa... hã... de grande porte? esse método de formar equipe se aplica a todo mundo ou não... Irlana?
AL.: eu acho que sim... porque para qualquer ne/ para qualquer tamanho de empresa... se não houver uma equipe... se não houver organização... se não houver e... essas pessoas pra... juntas... para obter uma determinada tarefa... para obter um determinado objetivo... acho que em qualquer empresa... tanto de pequeno porte... porque por menor... numa de pequeno porte... a equipe vai ser menor... é lógico... vai ser mais fácil... numa de médio porte... vai ser uma profissional...
INF.: então... em todas as... eh... empresas... não importa a sua dimensão... você considera que é indispensável que aquele elemento forme uma equipe... mas uma empresa rudimentar... ela é uma empresa que não tem um corpo administrativo...
AL.: sim... mas o que eu falei é que seja PROPORCIONAL... a empresa rudimentar pede que... o dono pode ser o...
INF.: é... é...
AL.: o dono é... é o administrador...
INF.: é quem tá gerindo a empresa...
AL.: é quem tá gerindo... então aí... o negócio já é... j' é menor... mas ele não deixa de se encontrar com as outras pessoas... também da sua empresa pra levar o negócio adiante... se nós temos... então... que formar equipe... em diversos níveis... não importa a dimensão de uma empresa... é indispensável que se saiba... a MANEIRA pela qual nós vamos formar essa equipe... como é que nós vamos formar essa equipe? antes da procura... da busca do homem... do indivíduo... o que nós temos que verificar são... as... funções que esses homens irão desempenhar... portanto... é indispensável... que nós... hã... retornemos àquele ponto... já abordado aqui... anteriormente... da avaliação... de cargos e funções... por que razão? porque as pessoas... que nós vamos contratar... as pessoas que nós vamos chamar para a nossa empresa... são as pessoas... que irão ocupar cargos... e desempenhar funções... e tem que haver um perfeito AJUSTAMENTO... entre a organização humana... e a organização estrutural... e a organização... portanto... que nós vamos hã... criar para a empresa... que nós vamos desenvolver na empresa... é lógico que numa empresa rudimentar... o tipo de TAREFA... o tipo de função desempenhada... será bem diferente que numa empresa multinacional... por outro lado... aquele homem... que faz a SELEÇÃO da... é... das pessoas... que atribui tarefas a cada uma das funções... ele tem uma visão inteiramente diferente... a visão limitada e limitativa que a própria empresa rudimentar exige... e a função... ou... e a visão muito mais AMPLA... muito mais TÉCNICA... de muito mais CONTEÚDO... que uma empresa de grande porte... de mul/ ou uma empresa multinacional... efetivamente vai exigir... hã... de todos os seus administradores... bom... nós falamos até aqui... em critérios concernentes à... avaliação de... empresa rudimentar... e empresa... hã... de pequeno porte... médio porte e grande porte... nós temos que saber... agora... quais os critérios que nós vamos adotar para a análise desta dimensão da empresa... bem... primeiro nós... nós... ((ruídos)) como vai ser analisado o critério para o... quais seriam os critérios para se verificar... se uma empresa é pequena... se uma empresa... hã... de grande porte... e se uma empresa é rudimentar? Frederico... como é que você... verifica se uma empresa é de pequeno porte... se uma empresa é de grande porte?
AL.: verifico?
INF.: é... quando é que você acha que uma empresa é de pequeno porte ou de grande porte?
AL.: quando ela não tá mais como empresa de pequeno porte... eu acho... é quando ela não tá mais controlada pelo proprietário...
INF.: você acha que uma empresa de grande porte é uma empresa que não é controlada pelo proprietário?
AL.: é... porque a autoridade é ultradividida... há uma hierarquia enorme ( ) vai subindo até chegar ao... ao cara... entendeu? não sei... uma de pequeno acho que é... acho que é bem controlado pelo proprietário...
INF.: eu perguntaria a você o seguinte... e o exemplo da Ford? a Ford era uma empresa de grande porte que tinha um controle autoCRATA... do seu dirigente...
AL.: mas... só que a Ford é uma família... não é uma família? Não era um homem da Ford?
INF.: mas... inicialmente... era um homem só... Henry Ford... que controlava...
AL.: mas há quanto tempo... atrás?
INF.: já há bastante tempo atrás... uns trinta anos atrás...
AL.: ( ) teve espaço para crescer bastante... hoje em dia é um negócio enorme... é uma multinacional... quer dizer... hoje em dia é im/ é impossível...
INF.: então... você... eh... faria a seguinte distinção... as empresas... de grande porte e multinacional seriam empresas controladas... eh... por diversas pessoas...
AL.: é...
INF.: enquanto que a empresa rudimentar até a empresa de médio porte seria a empresa de... hã... a empresa... de... controlada...
AL.: pelo gerente... ( ) quer dizer... pelo gerente não... ((vozes e ruídos))
INF.: então... a empresa de... hã... grande porte e de multinacional seria a empresa que... hã... seria dirigida por pessoas... não proprietárias da empresa...
AL.: proprietários e donos...
INF.: enquanto que as outras seriam as empresas dirigidas pelos seus donos... Alcides... que que (vo)cê acha?
AL.: ah... pode ser pelo montante de capital que a empresa tem... eh... se poderia dizer de nível da departamentalização...
INF.: pelo nível de departamentalização... que mais?
AL.: se é uma empresa de grande porte... ela deve ter muitos departamentos... né?
INF.: uma empresa de grande porte teria muitos departamentos... uma empresa de pequeno porte teria poucos departamentos?
AL.: é... eu acho que sim... ela não tem muitos recursos pra muitos departamentos...
AL.: não...}
AL.:também não há necessidade...}
INF.: que que você acha?
AL.: acho que aí... depende do que a empresa faz... quer dizer... qual é o objetivo da empresa... entendeu? se ela é uma empresa com estrutura... sem ter precisado de departamentos especializados naquilo... você entende o que eu quero falar? não tô sabendo explicar...}
INF.: tô entendendo...}
AL.: direito... é mais ou menos isso...
INF.: que que você acha... Frederico?
AL.: eu não acho...
INF.: você não acha? ((risos))
AL.: depende da estrutura dela...
INF.: depende da estrutura?
AL.: da necessidade...
INF.: nós estamos partindo do pressuposto... até agora... que o Alcides dizia... que a estrutura da empresa não é perfeita... é possível... entretanto... nós não podemos esquecer... que eu tenho uma estrutura que pode ser superdimensionada... eu posso olhar para uma empresa e considerar que essa empresa... pelo número de empregados que tem... pela departamentalização que possui... ela é uma empresa multinacional... vamos a um exemplo prático... a empresa... a Rede Ferroviária Federal... é a empresa... no Brasil... com o maior número de empregados... ela tem cento e cinqüenta mil empregados... conseqüentemente... dentro da divisão que você está atribuindo... embora o critério também seja válido... essa empresa seria uma das maiores empresas do mundo... por quê? porque o seu nível de departamentalização é muito grande... é muito maior do que... por exemplo... a da Volkswagem... esse é um critério válido... MAS... nós não podemos considerar... apenas... este... hã... critério como único... para se distinguir se uma empresa é rudimentar... pequeno porte... médio porte... grande porte... etc.... o grande... a grande dificuldade que nós vamos encontrar sempre é situar a posição da empresa... por que razão? porque eu hoje tenho... mais ou menos como um esquema consagrado... que as empresas se dividem... em rudimentar... pequena... médio... grande porte... e uma empresa... hã... a qual será multinacional ou transnacional... mas o fato... é que eu tenho... pequenas empresas... que são... ainda dentro da categoria de pequenas empresas... elas são um pouco maiores que as suas companheiras... eu posso ter pequenas empresas de diversas dimensões... eu perguntaria... assim... a vocês... hã... um exemplo comparativo... até que idade vai a primeira infância? cinco anos? mais ou menos? e a segunda infância até que idade?
AL.: oito...
INF.: oito? e aí começaria a adolescência? ((vozes misturadas em discussão)) hein? até quinze anos?
AL.: não... a adolescência começa com doze anos...
AL.: não... a adolescência começa com doze... treze...
AL.: é...
INF.: você acha que começa com que idade... Fred... com quinze?
AL.: a adolescência? ((vozes)) É...
INF.: uns quinze anos?
AL.: catorze...
INF.: e terminaria com que idade?
AL.: ((vozes)) dezenove... ((vozes)) vinte e um... ((vozes))
INF.: vinte e um...
AL.: vinte e um... a maioridade... não é isso?
INF.: sim... só a maioridade... a maioridade...
AL.: a adolescência com doze e a maioridade com vinte e um...
INF.: então... você consideraria... que vocês... de uma certa forma... que até cinco anos... seria a primeira infância... a segunda infância até os doze... a adolescência de doze... até que idade?
AL.: vinte...
INF.: vinte... vinte ou vinte e um... começaria... aí... a juventude ((vozes))... que iria... mais ou menos... até que idade? ((vozes))
AL.: depende... depende da pessoa... acho que...
INF.: sim... até que idade... mais ou menos?
AL.: uns trinta...
INF.: até uns trinta... aí começaria a idade madura ((vozes))... pra depois chegar à velhice... até que idade vocês considerariam... a idade madura e... depois... hã... consideraria... que o homem... atingiu a sua...
AL.: sessenta...
INF.: faixa?
AL.: cinqüenta e cinco... sessenta...
INF.: cinqüenta e cinco... sessenta... muito bem... e... a partir... então... de sessenta seria a velhice... é um critério... que vocês adotaram... baseado em quê... esse critério? numa análise que vocês fazem... numa análise... pessoal... sem nenhum dado científico... vamos admitir que esse critério... que vocês adotam... esteja certo... esse critério se assemelha... mais ou menos... ao critério que nós encontramos... em termos de... hã... tamanho de uma empresa... a rudimentar seria... assim... a de primeira infância... a pequena empresa seria de segunda infância... a empresa... eh... de médio por... hã... porte seria aquela emp/ empresa em plena adolescência... a de grande porte a empresa na idade... hã... madura e... assim... a multinacional... a empresa... quer dizer... a média empresa a idade jovem e a multinacional... a idade madura e por diante... muito bem... ACONTECE... que... mesmo adotando esse critério... vamos pegar aqui... a faixa que vocês consideraram adolescente... eu perguntaria a vocês... um jovem ou uma jovem de doze anos... ela tem o mesmo comportamento de uma outra de vinte? tão todas as duas na adolescência... o comportamento é diferente... por que que o comportamento é diferente? ((vozes))
AL.: porque uma ainda tá mais perto da segunda infância e a outra já tá tangente com a... ( )
INF.: então... o que que isso traz em termos de... hã... comportamento pessoal?
AL.: doze e vinte são quase que dois extremos diferentes...
INF.: doze e vinte são quase que dois extremos diferentes... por que razão? porque as necessidades... de uma menina de doze anos são... inteiramente diversas... daquela outra... de vinte anos... a sua maneira de agir... as suas necessidades... o seu comportamento... a sua forma de se expressar... os seus valores... são diferentes... é a mesma coisa que ocorre em termos de uma empresa... a empresa pode ser de médio porte... mas ela ter doze anos... tá no início da sua adolescência... enquanto que... uma outra empresa... que ainda é de médio porte... ela já terá maior amadurecimento... já terá... portanto... uma outra estrutura... já terá um outro tipo de comportamento e... conseqüentemente... outras necessidades... portanto... quando nós ROTULAMOS as empresas de rudimentar... pequena... média... grande e multinacional... nós não podemos nos... esquecer... de que... embora... rotulando-as... por uma questão de análise... de estudo... nós vamos verificar que teremos... dentro da... dimensão de médio porte... eu terei... pequenas empresas de médio porte... médias empresas de médio porte... e grandes empresas de médio porte... eu vou... portanto... criando uma subdivisão... a cada etapa desse processo... o comportamento vai se alterando... vai se modificando...
AL.: a pequena entra na lista... né... então... a pequena é dividida em pequena... média...
INF.: média da pequena e grande da pequena... e essas subdivisões... seriam... hã... sempre acrescidas... se desmembrariam... por isso... nós temos que adotar um determinado... critério... o grande problema que nós vamos nos defrontar... ao analisar cada uma dessas empresas... é exatamente a sua passagem... da mesma maneira que você tem dificuldade em dizer se... hã... o adolescente... eh... com doze anos... já tinha terminado a sua infância e portanto tava entrando na adolescência... também nós... da empresa... temos dificuldade de verificar se uma empresa... já deixou de ser pequena e passou a ser média... por que razão? porque o jovem... não... dorme e... o dia seguinte... ele acorda adolescente... o processo é muito lento... ninguém... eh... dorme... eh... num dia... e no dia seguinte diz assim... "agora sou adolescente" ou "agora... nesse instante... terminou minha adolescência"... não dá pra você... eh... verificar isso... é um processo lento... da mesma forma... o presidente de uma empresa não chega... um determinado DIA... pela manhã... e declara à sua empresa... "HOJE nós não somos mais de pequeno porte... a partir de agora nós vamos ser uma empresa de médio porte"... mas por que que isso é importante pra nós? porque a maneira de dirigir a empresa... de organizar a empresa... de conduzi-la... vai ser diferente... a empresa de pequeno porte tem que ser conduzida e organizada e estruturada... de forma inteiramente diferente da empresa de médio porte... então... vai ser indispensável que aquele elemento tenha uma visão do momento... uma visão da situação... ele pre/ precisa saber se a empresa dele é pequena... média ou grande... é por isso que nós nos preocupamos em situar a empresa... e você falava agora mesmo... "depende... algumas crianças atingem a adolescência mais cedo... outras atingem mais tarde"... mesmo adotando esse critério... que nós... aceitamos aqui... de que doze se começa a adolescência... é possível que... mesmo nessa sala... muitos de vocês tenham chegado à adolescência um pouco mais cedo... ou talvez... um pouco mais tarde... e tem gente que fica eTERnamente na adolescência... tem gente com quarenta anos que não se a/ assumiu ainda a sua idade... o seu comportamento... e continua eternamente adolescente... como vai ter EMPRESAS que... eternamente... vão ser empresas de pequeno ou de médio porte... não terão... inclusive... coragem de dar um novo passo... sair... de uma estrutura e mudar... o grande problema que nós analisávamos... que ocorreu com a Ford... foi exatamente pela falta de visão... do seu dirigente... QUANDO... ele já possuía... dirigia uma empresa de grande porte... mas ele a dirigia como se fosse uma empresa de pequeno porte... um homem genial... com uma capacidade excepcional... que não teve a sensibilidade de perceber... que a dimensão da empresa estava se modificando... a empresa era de grande porte e tinha que... ser organizada de forma diferente... e ele ainda usava... os métodos concernentes a uma empresa pequena... e... por isso... ela apresentou... durante quinze anos... resultados profundamente negativos... qual era a sua pergunta?
AL.: você já respond/ já...
INF.: já respondi?
AL.: posso fazer uma pergunta? você disse... uma vez... em aulas passadas... que...
INF.: hein?
AL.: a empresa... querendo ou não... ela tinha que crescer...
Inf: não... eu não... eu acho que não disse isso... não... ou... se eu disse... me enganei ou... ou não soube me expressar... uma empresa... mesmo que ela não queira... ela vai crescer?
AL.: é... mesmo... porque essa empresa pode ser mínima... mas ela tem que crescer...
INF.: ela terá que crescer...}
AL.: uma opção dessa empresa...}
INF.: ela terá que crescer... eu me recordo de ter comentado isso com vocês... por uma questão de sobrevivência... ainda mais uma empresa... em que... participa-se... hã... de três por cento no mercado... a sua participação no mercado... seja de fabricação... seja de vendas... é de três por cento... agora... se esse mercado... a tendência populacional... é... é elevada... é de crescimento elevado... se o poder aquisitivo é maior... se ela não acompanha pelo menos o crescimento da população... ela... daqui a algum tempo... daqui a cinco anos ela não terá mais três por cento... ela terá um e meio... ((vozes)) então... ela tem que... ela não tá crescendo... ela está acompanhando o crescimento do mercado... porque se ela não o acompanhar... daqui a pouco ela vai morrer... ela vai desaparecer... mas o crescer... aqui... significa uma coisa um pouco diferente... é você sair de uma estrutura e passar pra outra... é você sair de adolescente e chegar a um homem maduro... você pode não querer se... assumir isso... há algumas empresas que não aceitam a mudança da sua... hã... posição... vamos... a... também... a um exemplo prático... o caso do Bob's... o Bob's era uma empresa de que tamanho? vocês acham que o Bob's... aqui... do Rio de Janeiro...
AL.: médio porte...
INF.: era... mais ou menos... de que dimensão? ((vozes misturadas))
AL.: pequeno...
AL.: pequeno porte...
AL.: pequeno não... grande...
AL.: era?
INF.: era...
AL.: em comparação com a empresa brasileira era de médio porte... ainda é... no caso...
AL.: pequeno...
AL.: médio...
INF.: era de médio porte? não... uma empresa... o Bob's era uma empresa de pequeno porte...
AL.: dentro de pequeno porte... ela era maior...
INF.: embora... dentro do ramo... ela fosse... é... é a melhor e a maior... era uma empresa de pequeno porte... mas chegou um determinado momento... hã... no ano passado... EM QUE... a sua administração se defrontou com um problema muito grave... ou a empresa abandonava a sua estrutura de pequeno porte... e passava a ser uma empresa de médio porte... ou... então... essa empresa... ia acabar desaparecendo... por que razão? porque ela possuía uma administração muito pequena... o controle... era o controle... feito... diretamente... pelo seu proprietário-presidente... a empresa tinha três ou quatro pessoas na sua direção e... aproximadamente... dezoito... hã... filiais... onde... gerentes... empregados chamados de gerentes... tinham uma determinada função... mas não tinham uma autonomia gerencial... era apenas... o chefe daquele setor... o gerente é muito mais do que um simples chefe... ele tem uma autonomia... administrativa... ele tem uma... hã... delegação de autoridade... e... portanto... ele tem uma parcela de poder... coisa que... em relação às lojas do Bob's... isso não existia... porque o gerente... apenas... era o encarregado do cumprimento das tarefas... ele não podia admitir ninguém... o critério de admissão... de seleção... de promoção de pessoal... não era dele... ele não tomava... nenhuma... hã... deliberação importante... não tinha nenhuma iniciativa... ele... apenas... controlava... as tarefas... previamente fixadas... o que aconteceu com o Bob's? ele foi crescendo e... num determinado momento... ele paralisou... estacionou... por que que ele estacionou? porque para crescer mais do que isso... era preciso... criar uma nova estrutura... se o Bob/ Bob's pretendesse ampliar a sua área de atuação no estado do Rio... chegar a São Paulo... portanto ampliar a sua participação no mercado... não eram três ou quatro pessoas que poderiam continuar dirigindo... era preciso produzir aqui... neste nível... uma... hã... direção intermediária... uma administração de porte... hã... intermediário... de nível intermediário... portanto... uma administração... aqui... que seria a... hã... o elemento de ligação entre já e a administração superior... que vamos chamar de ordem direta ou administração de nível inferior... pra isso... era preciso delegar autoridades e os seus dirigentes não quiseram... eles acharam que... preferiam manter aquela pequena estrutura... porque não queriam perder o controle da empresa... eles consideravam que... o processo de delegação de autoridades significaria a possibilidade de outras pessoas... que não sócias-proprietárias... portanto a FAMÍLIA... dirigisse o negócio...
AL.: mas isso é uma mentalidade muito limitada para um empresário...
INF.: se é... era uma questão de opção... pretendiam permanecer nessa posição... acontece que aí... vem uma empresa maior vem uma empresa multinacional e chega... e conVIDA... aquela empresa de pequeno porte a... uma negociação... e pergunta... "(vo)cê tem interesse em vender o negócio?" e... normalmente... a empresa de pequeno porte diz: "não... não quero vender o negócio"... "mas... como? mas nós queremos comprar"... começa ali... uma fase de negociação... uma fase de barganha e... depois... uma fase de pressão... a multinacional acaba... finalmente... chegando para a pequena empresa e dizendo o seguinte... "eu vou entrar nesse negócio... se você não me vender... eu tenho poder... eu tenho estrutura... eu tenho... hã... recursos pra montar um negócio igual ao seu... e posso concorrer com você com muito mais "know how"... com muito mais conhecimento... com muito mais recurso... posso concorrer com você e te derrubar... então... a proposta que eu faço é a seguinte... ou você me vende o negócio... pra mim é melhor... ou eu vou instalar... hã... uma... pequena empresa... com os meus recursos... e acabo com você"... diz a Irlana... aqui do lado... "'e chantagem"... não é?
AL.: não é questão de ser chantagem...
INF.: mas... não é... é chantagem... mas não é um direito dele também?
AL.: se ele quer... de qualquer maneira... comprar... é um direito dele...
INF.: ele não é... não tem direito de instalar alguma empresa?
AL.: ah... tem todo direito... ninguém vai poder mandar ele embora...
INF.: não resta dúvida que o tipo de negociação não é muito ético... mas ocorre... pode-se dizer até que ele... não digo imoral... mas seria amoral... isso vai... realmente ocorrer... que que fez o Bob's? vendeu a empresa pra Nestlé... a Nestlé... o ano passado... comprou... o que que normalmente fazem as multinacionais quando elas não agiam... por este tipo de negociação? a multinacional não utiliza esse recurso assim tão radical como eu... quando eu tava expondo...
AL.: mas foi isso que aconteceu... não foi... com o Bob's?
INF.: foi... o Bob's não se interessava mais... não queriam crescer... e eles perceberam o seguinte... qual era... quais as alternativas que possuíam? ou cresciam... ou ficavam parados... e sofriam a concorrência e a competição... ou... vendiam a empresa... venderam... optaram pela terceira alternativa... ainda mais que já tinham tido uma experiência... que é a concorrência que os abalou... que foi a implantação da cadeia... eh... de lanchonetes do Rick... o Rick... abalou o Bob's... o Bob's estava tranquilo no mercado... numa posição...hã... absolutamente segura... por que que o Rick não cresceu? o Rick não cresceu... ou melhor... por que que o Rick não vingou? ele não vingou porque cresceu rápido demais... também assunto que nós já debatemos em aulas anteriores... o crescimento muito rápido da empresa pode fazer com que ESTRUTURA... com que foi criada... não seja adequada... e isso se torna bastante perigoso... então... vejam bem... hã... o Rick concorreu e competiu com o Bob's e retirou uma parte da clientela... a imagem do Bob's ficou sendo... assim.. de uma empresa... hã... de uma organização um pouco antiquada... o Rick era moderno... o Rick veio com uma promoção... uma propaganda... tanto assim que o Bob's... logo depois... foi obrigado a se ajustar à nova realidade... ele não fazia propaganda... hã... nos rádios... ele nunca fez propaganda em qualquer veículo... passou a fazer... hã... o Bob's limitava-se a venda dos seus próprios artigos... ((vozes)) o Rick começou a vender artigos... hã... refrigerantes de outras empresas... o Bob's foi obrigado... também... vender Coca-cola... vender o... guaraná... outros refrigerantes... por quê? porque a concorrência começou a ser maior... mais aciRRAda... se tornou a competição... com isso... ele foi obrigado a... se adaptar ligeiramente às novas realidades... mas percebeu que a sua forma de organização tinha que ser alterada... nesse momento... as multinacionais começam a... perceber que esse tipo de mercado ainda estava praticamente inexplorado... e elas ameaçam entrar no mercado... e a Nestlé acaba entrando no mercado... e o Bob's... então... é vendido... eu dizia a vocês... a posição da multinacional... nem sempre é tão... eh... radical... por que que nem sempre ela é tão radical? embora ela tenha recursos... estrutura... organização... a proposta dela... não é... apenas... assim: "ou você me vende o negócio... ou eu... hã... te derrubo"... normalmente... ela chega... para... o pequeno... empresário e pergunta a ele se ele quer vender... ele diz que não... aí... ela começa a mostrar a ele a verdadeira realidade... diz o seguinte... "você... aqui... é pequeno... QUANTOS ANOS você vai levar... dentro do seu planejamento... por mais otimista que ele seja... pra se transformar... numa empresa de grande porte? será que você vai chegar a uma empresa de grande porte? quanto tempo você vai precisar pra chegar a esse tamanho? isto é... você pode vencer da... toda a etapa da adolescência e chegar direto da infância à idade madura...
AL.: rapidamente...
INF.: rapidamente? ((vozes misturadas)) é um processo lento...
AL.: pode ser mais rápido do que outras pessoas... né?
INF.: pode ser mais rápido do que outras pessoas... sem dúvida...
AL.: mas tem um limite...
INF.: mas ele tem um limite... qual é o tempo? vinte anos... trinta anos... cinqüenta? será que chegarei?
AL.: será que chegará?
INF.: aí... que entra a multinacional e diz assim... "olha... eu... faço um negócio com você... você é uma pessoa capaz... você montou a sua empresa... ela tá funcionando bem... você teve muito sucesso... mas você vai levar vinte ou trinta anos pra realizar os seus sonhos... pra re/ atingir os objetivos... que você mesmo fixou... eu te proponho o seguinte... eu compro PARTE da empresa... cinqüenta e um por cento das ações da empresa e você continua com quarenta e nove por cento das ações... e faço mais... você continua dirigindo a empresa e eu dou... a você os recursos que você precisa... a tecnologia... tudo que você quer... para... diminuir essa... esse tempo... a defasagem vai ser muito menor"... cap/ qual será a resposta da pequena empresa?
AL.: aceita...
INF.: por que aceita?
AL.: porque é um pouquinho tentadora... a proposta... né?
INF.: porque a proposta é tentadora... e... acima de tentadora... é a única alternativa que te resta... porque senão ele... vai acabar... a... a multinacional acabará por montar uma grande empresa...
AL.: foi isso que aconteceu com o Bob's?
INF.: não... o Bob's... não... o Bob's vendeu totalmente...
AL.: mas foi assim... foi assim que aconteceu?
INF.: mas por que que as multinacionais agem assim? porque interessa também a ela... manter uma equipe que tá dando certo... por que que eu vou... se sou... se... hã... multinacional... por que que eu faria... hã... o treinamento do pessoal... implantar um negócio... procurar gente? então... eu vou deixar... a direção daquele negócio com as pessoas que... efetivamente são capazes... porque já conhecem o mercado... cresceram com a empresa... dou... portanto... uma associação a essas... empresas... dou uma associação... a essas... hã... organização... que tá crescendo... e... dou ainda uma perspectiva muito maior... uma perspectiva muito melhor... por quê? porque esse indivíduo... esse presidente... esse dono da pequena empresa... que esTÁ... hã... sonhando desejando... querendo atingir a uma... empresa... hã... a um tamanho... que ele sabe que ele vai levar de vinte a trinta anos... ele passa a se incorporar a um grande negócio... a sua ambição é imediatamente despertada... ele poderia ser presidente... daquela empresa... mas... se ele for um sujeito muito bom... ele será o presidente dessa empresa durante uma temporada... mas ele terá ainda uma escalada pela frente... ele tem um caminho enorme e... daqui a pouco... ele... dentro da multinacional... ele passa a galgar outros postos... outros níveis mais elevados... então... é óbvio... que a proposta passa... a ser tentadora... e pra multinacional também é um bom negócio... por quê? porque... ela entrega a direção a quem realmente... está APTO a exercê-la... para aquele pequeno... hã... empresário também é um bom negócio... porque... ele ficar com quarenta e nove por cento das ações... e o crescimento... a valorização do negócio dele representa... também... o ganho... a s/ valorização do seu próprio negócio... do seu próprio dinheiro... do seu próprio investimento... ele vai continuar fazendo tudo com a mesma dedicação... porque é o dinheiro DELE que tá ali... é o negócio DELE que vai crescendo... pronto... Fred... ( )
AL.: então... o poder final desse pequeno fica na mão da multinacional...
INF.: claro que o poder...
AL.: ah... não...
AL.: o quê... hein?
AL.: o poder
INF.: é claro...
AL.: então... esse pequeno comerciante vai ter que partir o poder... é lógico... né?
INF.: O PODER... é transferido...
AL.: será que o cara da pequena empresa vai querer transferir esse poder?
AL.: é lógico...
AL.: ele assim... de frente... obviamente ele aceitou...
INF.: é claro... mas ele tinha outra alternativa ou não?
AL.: numa de enfrentar uma multinacional... ele ia ter um risco muito grande...
AL.: é...
INF.: é um risco muito grande? só é risco...
AL.: só é risco...
AL.: assim ele se mata... é suicídio...
INF.: é praticamente um soicídio... realmente é um suicídio...
AL.: ou você aceita a... a briga... ou você...
INF.: mas você não pode... Fred... você não pode brigar... a história de Davi e Golias é... é bíblica... mas eu não acho que possa... hoje... hã... funcionar nesses termos...
AL.: essa multinacional... ela se acha numa daquele esque... aquele esquema... se correr o bicho pega... se ficar o bicho come...
INF.: e exatamente...
AL.: então...
INF.: você acha que uma empresa de pequeno porte... tem condições de competir com a de grande porte? ((vozes)) você acha que o armazém consegue derrubar o supermercado?
AL.: mas aí... mas... aí... você vai... você vai de encontro... ter que ir toda uma filosofia de administração... veja bem... você tem a multinacional... até que ele comece a implantar uma... uma empresa... mesmo com os maiores recursos que ele tem e a tecnologia e tudo... essa pequena empresa de pequeno porte...}
INF.: psiu meninas...}
AL.: se ela... se ela aceitar a briga... entendeu... e pegar recurso e tudo... ela vai tá na frente e... ao passo que essa que vai começando... entende... vai... fica na posição provocativa e não tá por cima... porque...
INF.: mas... aí... você tá... você...
AL.: ( ) sugeriram isso pra ela porque realmente ela tava num...
INF.: mas... Fred... você...
AL.: é uma opção muito pessoal... é uma opção muito pessoal...
INF.: Fred... você há de convir... que... hã... esse crescimento... que você está imaginando... tá muito rápido...
AL.: é...
INF.: a multinacional abrir cinqüenta lojas...
AL.: é... um absurdo...
INF.: e em um ano... a pequena empresa também conseguir fazer isso... ela não consegue fazer isso... ela não tem recurso...
AL.: sim... mas se ela aceita a concorrência... entendeu... se ela aceitar... realmente...
INF.: se ela aceitar a concorrência...
AL.: esse desafio...
Inf: ela... dificilmente... ela estará com condições... veja bem... não é de sobreviver... quando eu digo... o armazém pode derrubar o supermercado? não... agora... não significa que ele não tenha... hã... LUGAR... a pequena empresa vai continuar existindo... sem dúvida que vai... haverá sempre um lugar pra pequena empresa... o PROBLEMA... é você... ser pequena empresa e chegar... por hipótese... à multinacional... quando... JÁ EXISTE uma outra multinacional no mercado... concorrendo... você pode continuar existindo... não há a menor dúvida disso... o que vai ser impossível... é o seu crescimento... você terá que se conformar em ser... hã... um adolescente ou uma... uma elemento da segunda infância a vida inteira... você nunca chegará à maturidade... e aquilo que tá se oferecendo é... pular uma etapa... pular uma passagem...
AL.: acho que a própria resolução da pequena empresa sofreu isso...
INF.: não há outro remédio... não há outra alternativa...
AL.: nem se...
AL.: ma/ ma/ ma/ ma/ mas... não há... não...}
INF.: é subjetivo... não... ele é até muito objetivo...}
AL.: se é...
AL.: eu jamais... se eu... eu tenho uma empresa... deixaria o poder... se eu sempre tive o poder de decisãao... ou dividia esse poder de decisão com outra empresa...
AL.: mas... na verdade... cada uma é uma mentalidade... cada um tem uma visão...
INF.: olha aí... viu?
AL.: no caso... vamos supor... ele vendeu... ele não precisa ter visão ou não...
AL.: é lógico que pode...
AL.: ele... ele que quis... quer dizer ( ) decidiu vender...
INF.: você não venderia? ((vozes))
AL.: eu não venderia...
INF.: você não venderia... e as duas... então... que são representantes de multinacional... que fariam em relação a você?
AL.: abre... abre a:: concorrente...
AL.: abre uma concorrente...
AL.: abre a concorrente... lógico...
AL.: com muito mais ma/ com muito mais "know-how"...
AL.: tem bem mais condições de dinheiro...
AL.: tudo...
AL.: não fica um exemplo mais prático...
INF.: e aí... que que aconteceria com você?
AL.: e... aí... você não teria nem condições de concorrer... ((vozes)}
INF.: que que aconteceria com você?}
AL.: você não teria condições de concorrer...
AL.: você também vai colocar... quer dizer... porque aí passa a ser um desafio...
INF.: sim... é um desafio...
AL.: mas aí é uma multinacional...
AL.: hein?
AL.: já é uma multinacional...
AL.: mas... aí... é que tá... se você tem... quer dizer... o incentivo...
INF.: qual é a arma que você tá usando? atiradeira... e ela? o raio laser...
AL.: mas a multinacional parece até um fantasma... você tem que...
AL.: não... é fantasma apenas na teoria... na prática você sabe que não é bem assim...
INF.: mas... VAMOS... VAMOS continuar debatendo... o que que (vo)cê faria? as duas... são multinacionais... ela... você tem dez lojas... elas abrem...
AL.: elas não tem nenhuma...
INF.: hein?
AL.: elas não têm nenhuma...
INF.: elas não têm nenhuma... mas elas têm recursos e você não tem...
AL.: pois é...
INF.: certo? que que você espera que elas façam? ((vozes)) que que você espera que elas façam?
AL.: ah... se eu aceito o desafio... eu vou tratar de arrumar recurso...
INF.: sei...
AL.: então... não... não...
INF.: você vai arranjar recursos dentro das suas limitações... né... Fred? você não vai lá na porta do banco e ele dizer assim... "eu empresto... dentro dos riscos..."
AL.: ( )
INF.: ô...
AL.: ( )
INF.: Fred... mas no momento em que elas abrem dez... quinze ou vinte lojas ao lado da sua... em cima das suas lojas... elas têm fonte de matéria prima... elas têm condições de perder dinheiro durante seis meses... você não tem... é o armazém... o supermercado pode perder dinheiro durante seis meses... o armazém não pode... tem... todo mês... que tá pagando... ela... multinacional... da mesma maneira que os supermercados... vai lá nas fontes de abastecimento pra comprar diretamente do produtor... e você vai comprar aonde? no intermediário... o seu custo operacional vai ser mais caro... a concentração em conglomerado vai permitir que ela tenha uma economia operacional... um custo operacional mais baixo... por que? porque ela já tem equipe... ela já tem centro de processamento de dados... ela tem todo um sistema de controle implantado... ela tem equipe pra selecionar... treinar pessoal... enquanto que você... tá fazendo tudo isso sozinho... então... quanto tempo você duraria? ((vozes)) você pode durar a vida inteira desde que você se conforme... a permanecer no seu tamanho... mas... seria praticamente impossível... que você tivesse condições de enfrentá-las... e... dentro de alguns anos atingir o mesmo porte... que ela... já possuem agora... fica muito difícil... fala...
AL.: fica... eu acho o seguinte... a... a empresa de pequeno porte não ia exercer uma certa atividade... um pouco limitada...
INF.: claro...
AL.: do que a multinacional... quer dizer... ela não ia se agüentar durante muito tempo...
INF.: não...
AL.: e ia ter prejuízo porque ia ser impossível ela manter uma concorrência... não é isso?
INF.: a não ser que ela conseguisse pegar uma pequena faixa do mercado e ficar ali... é claro...
AL.: ah... entendi...
INF.: o armazém não funciona até hoje?
AL.: de uma determinada... até hoje...
AL.: nas cidades não funciona mais...
INF.: aqui... no Rio... você ainda encontra armazéns...
AL.: não...
INF.: em grandes cidades (vo)cê ainda encontra...
AL.: em Friburgo... assim...
INF.: nas zonas sul? (vo)cê ainda encontra...
AL.: ( )
AL.: armazém não... mercearia...
INF.: tá bom... mercearia...
AL.: é um nome mais bonitinho...
INF.: pra que que serve a mercearia?
AL.: quebra-galho...
INF.: quebra-galho... então... ela se conformou em ser apenas... hã... eh... ter um mercado de:: fornecimento rápido... ela não tem condições de imaginar que um dia vai ser um supermercado... não tem estrutura... não tem condições pra isso... você poderia... Fred... aí... sim... dizer... "ah... mas em outra época... todos os armazéns... não existia supermercado... todo mundo era do mesmo tamanho"... aí... eu concordo... mas... aí... você não tinha a concorrência de uma grande em cima de uma pequena... todos eram do mesmo tamanho... é aquilo que eu dizia na aula passada... uma coisa... é você ter dois alunos que se formam saindo daqui... do padrão zero... a outra é... no dia que você receber o seu diploma... você ter seu apartamento... você ter seu automóvel... este daqui... que tá... só com o diploma... ele vai levar quanto tempo pra comprar o apartamento dele e o carro... pra chegar... portanto... nesse nível aqui... dentro de uma escala? dez anos... por hipótese... ou cinco anos ou quatro anos... acontece que você... que já tem o carro... que já tem o apartamento... você não ficou parado... quando este daqui... o b/ chegar... dez anos depois... a esse nível... você já tá aqui em cima... ó...
AL.: dez anos é pouco...
INF.: você já possuía toda essa infra-estrutura... então... você já avançou... então... você poderia me dizer... "bom... mas esse camarada parou... bom... se ele parou é porque não teve nenhuma visão administrativa"... aí... é porque ele tinha a competição... e o crescimento dos outros... mas... dificilmente isso vai acontecer... dificilmente isso vai ocorrer... é lógico que o fenômeno se... eh... repete exatamente... ((ruído)) em termos de empresa... em termos empresariais... é a mesma coisa... se eu tenho uma empresa... já possuo uma infra-estrutura... já tenho um tamanho... já tenho recurso... já tenho um determinado potencial... é óbvio que essa outra... até atingir um tamanho... se va/ se conseguir atingir... a outra já tá muito longe... há uma distância enorme... até mesmo entre empresas... de grande porte como as multinacionais... vocês se recordam que eu dizia aqui que o... Henry Ford segundo... quando recebeu... hã... em mil novecentos e setenta e quatro... o título de... hã... o homem...hã... de negócios de maior visão nos Estados Unidos naquele ano... ele dizia que a Ford atingira a um tamanho que... seis anos antes... a General Motors já conseguira atingir... portanto... a busca pela... pelo primeiro lugar... pra chegar na frente... continua... mas é difícil... é lento... o negócio... você não consegue mudar rapidamente...
AL.: só com alguma estratégia... não é?
INF.: só com uma estratégia... pela quebra de... hã... de uma outra empresa... é feito uma corrida de Fórmula Um... hã... dois carros disputam o primeiro lugar... aquele que sair em primeiro... na "Pole Position" levou a vantagem... esse aqui saiu... por hipótese... quatro segundos depois... o carro B... quantas voltas eu vou precisar pra poder tirar essa diferença de quatros segundos... se o carro número um continuar tendo um bom desempenho? ele passa... assim na hora? quantas voltas ele leva pra poder atingir?
AL.: depende do piloto...
INF.: depende do piloto... depende de quem está administrando... mas depende do carro também...
AL.: é claro...
INF.: ninguém discute que o Fittipaldi é um excelente piloto... todos continuam... hã... acreditando tecnicamente no Fittipaldi... mas o carro não ajuda né? o carro não passa ninguém... passa quando os outros quebram...
AL.: o carro é bom...
INF.: o carro é bom?
AL.: é lógico...
INF.: é bom?
AL.: o problema... o problema é o motor...
AL.: quando está correndo várias corridas...
INF.: então o carro não é bom... pô...
AL.: o carro é bom...
INF.: se (vo)cê tá dizendo que o carro é bom... o problema é o motor... o carro não é bom...
AL.: é que tem desnível no motor...((risos)) não... porque todo carro de For/ de Fórmula Um tem o mesmo motor...
INF.: hum? só que o dele ele não conseguiu ajustar?
AL.: é... por causa do...
INF.: enfim...
AL.: é... não interessa...
INF.: existe alguma coisa que ele não consegue disputar nada... agora... os dois carros estão correndo... e você observa isso numa... numa corrida de Fórmula Um o que acontece? mais ou menos... de um segundo por volta... você consegue ganhar a diferença... então... tem assim... diferença entre primeiro e segundo colocado... é de cinco segundos... você vê que o segundo tá desenvolvendo mais... na... outra voltra... a diferença vai cair pra quatro segundos... então... a expectativa é de que... daqui a quatro voltas eles comecem a disputar... porque esse primeiro não parou... agora... se o primeiro quebra... aí... aquele pegou a posição primeira... é a mesma coisa que em termos de empresa... a diferença... pra ser tirada... de cada segundo... de cada percentual do mercado... é uma diferença que demora... custa... você sofre... é que você corre risco... se esse aqui... primeiro... tá correndo a uma velocidade MÉDIA de... duzentos quilômetros a hora e tá em primeiro lugar... e vem o camarada que vem em segundo lugar... e que tem... portanto... uma distância de quatro segundos entre o primeiro e o segundo,..
AL.: se ele continuar com a mesma velocidade...
INF.: se ele continuar com duzentos quilômetros... ele vai manter essa diferença de quatro segundos sempre... então... ele vai ter que imprimir uma maior velocidade... ele não pode ter duzentos quilômetros... ele vai ter que ter duzentos e vinte... tá? agora... duzentos e vinte... o risco que ele tá correndo é muito maior do que duzentos... porque... talvez... duzentos seja... seja o limite... é... máximo de segurança... a partir dali... o risco já é muito maior... então... você vê a grande dificuldade... que é... a... etapa... eh... vencer essa etapa... ganhar cada segundo... cada instante... cada minuto... isso realmente é muito difícil... por isso é que é indispensável que você... se situe bem... que você conheça o seu carro... que você conheça sua empresa... a sua potência... qual é a velocidade... que você pode imprimir à sua empresa... ao seu carro... que você pode crescer... que você pode ganhar ou vai perder... dentro do exemplo que você dizia... de pequena empresa e uma multinacional... é a mesma coisa que você entrar com um Volkswagem numa corrida de .Fórmula Um... quais são as suas possibilidades?
AL.: nenhuma... nenhuma...
INF.: nenhuma? certo... mas não significa que você não chegue lá...
AL.: é... porque eu posso até ganhar de um carro de Fórmula Um que quebrar... entendeu... se quebrar...
AL.: mas aí... vai ter que quebrar todos...
INF.: se... não é? se... se... se... se... no terreno dos "ses"AL.: é... eu vou quebrar...
INF.: não significa que o Volkswagem vá quebrar...
AL.: ele chega na frente...
INF.: ele pode... ele vai na velocidadezinha dele... tá? haverá lugar na pista pra ele... ((vozes)) não vai ser eliminado da pista... a não ser que ele queira correr demais... competir... aí... a coisa é complicada... mas ele pode andar ali... ó... nos seus cem quilômetros... no máximo... e o Fórmula Um vai passando por ele... tranqüilamente... ele não vai ser eliminado... mas ele não vai conseguir superar todos os Fórmula Um... é exatamente o problema da pequena empresa em relação à grande empresa...