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PROJETO NURC-RJ

DIÁLOGOS ENTRE INFORMANTE E DOCUMENTADOR (DID):

Tema: "Comércio Exterior e Política Nacional"
Inquérito 0098
Locutor 0013 - Sexo feminino, 31 anos de idade, pais cariocas, professora de matemática. Zona residencial: Suburbana
Data do registro: 06 de setembro de 1972
Duração: 46 minutos


Som Clique aqui e ouça a narração do texto


DOC. -  Você pode falar.
LOC. -  É melhor você perguntar (sup.)
DOC. -  (sup.) Você quer começar com política ou você quer começar com a parte de comércio? (sup.)
LOC. -  (sup.) A parte de comércio, mas é difícil de eu falar assim, eh ...
DOC. -  Por exemplo, que que você, eu falando em comércio exterior, qual é a idéia que lhe dá isso?
LOC. -  Troca, né?
DOC. -  Troca de quê?
LOC. -  Troca de produtos. O Brasil faz expor... eh, exportação e importação, né?
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  De produtos. Só isso.
DOC. -  Só isso? Agora me dá ... Que que implica isso? Pra você ter uma troca de produtos, importação e exportação, há todo um mecanismo voltado pra isso, né?
LOC. -  Você fala, assim, pagamento de divisas, 'royalties', essa parte?
DOC. -  É. Você tem alguma idéia dessas coisas?
LOC. -  Tenho.
DOC. -  Então me conta.
LOC. -  Ih, eu sei assim tudo por alto, sabe?
DOC. -  Mas é por alto mesmo, pode ficar despreocupada (inint.)
LOC. -  É que ... Por exemplo, tudo que o Brasil importa, tudo que nós usamos, tudo que ... Nós pagamos, né, divisas ao exterior. Nós, aliás, nós pagamos mais, nós importamos mais do que nós exportamos, né?
DOC. -  E que tipo de coisa nós importamos?
LOC. -  Ah, eu acho que quase tudo. Eh, você lava os dentes, você toma Coca-cola, você se locomove, você está pagando praticamente tudo.
DOC. -  Você paga isso em termos ... Como?
LOC. -  Ah, nós, nós paga... eh, o Brasil paga, em termos de, de 'royalties', de divisa, de impostos.
DOC. -  Agora, em termos de exportação?
LOC. -  O que que o Brasil faz? Aí, você sabe que eu nem sei direito isso.
DOC. -  Eh, você por acaso está informada, assim, que ultimamente há toda uma política do governo no sentido de ampliar a exportação?
LOC. -  Não estou informada não.
DOC. -  Não? Eh, mas, por exemplo, tradicionalmente, que que o Brasil im... exportava?
LOC. -  Café, né?
DOC. -  Café. E como se traduzia essa exportação?
LOC. -  Você fala em troca?
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  É só negócios exteriores, né? Ele exportava café e ... São vendas, né, através de ministérios e essas coisas aí. A parte externa eu não ... O que o Brasil faz ...
DOC. -  Só café?
LOC. -  Acho que só, não sei. (riso)
DOC. -  Nada mais? Hoje, por exemplo.
LOC. -  Hoje em dia que você fala?
DOC. -  Hoje em dia.
LOC. -  Sei não, sabe?
DOC. -  A parte, por exemplo, de produtos, quais são os produtos assim tipicamente brasileiros que outros países não têm e que por isso compram do Brasil?
LOC. -  Você fala o quê? Hoje em dia isso?
DOC. -  Hoje em dia. E daque... daquela velha história de colégio que a gente estuda de história do Brasil? Que que o Brasil ... Você se lembra assim historicamente os ciclos da economia brasileira, o que que o Brasil começou exportando, toda aquela história?
LOC. -  Me lembro muito pouco, foi há muitos anos já, eh ... Era aquele problema de cana-de-açúcar e aqueles problemas todos, né?
DOC. -  Lembra? Fala sobre isso.
LOC. -  Ah, (riso) é difícil falar, né?
DOC. -  Cana-de-açúcar, e depois?
LOC. -  Tem o ciclo do cacau, né, na Bahia agora. Mas eu não sei se o Brasil continua nisso, eu não sei. Estou muito desligada, sabe, dessa parte.
DOC. -  E essa parte assim de pedras?
LOC. -  De pedras preci... preciosas não, né, semipreciosas, as nossas, né?
DOC. -  Ham, ham.
LOC. -  Turmalina, aquelas pedras todas que você fala?
DOC. -  É.
LOC. -  O Brasil continua exportando?
DOC. -  Continua.
LOC. -  Mas isso traz divisas pra nós? Traz, né?
DOC. -  Traz, agora em que medida? Agora isso é que eu queria saber, né?
LOC. -  Isso é você que quer saber. (risos) Ah, eu não sei não, sabe, essa parte aí eu ... Fica difícil.
DOC. -  Vem cá, e se a gente voltasse pra parte de política nacional?
LOC. -  Então vamos voltar.
DOC. -  Se você me falasse sobre, por exemplo, a constituição do governo brasileiro. O Brasil sempre foi o que é hoje?
LOC. -  O que que ele é hoje?
DOC. -  Que que é? Uma república, certo? Sempre foi isso? Teve outras formas de governo? (sup.)
LOC. -  (sup.) Não, não. É, então vou falar historicamente.
DOC. -  É.
LOC. -  O Brasil era, era, pertenceu a Portugal, né, depois ... Que mais? Aí depois dom João veio pra cá, né? É mais ou menos isso? Aí ficou como Reino Unido, né, Portugal, Reino Unido de Portugal e Algarve. Que é mais, se eu me lembro. Depois vem a independência, né, vem a república.
DOC. -  E a partir da república qual é o regime de governo?
LOC. -  Democrático?
DOC. -  Hum, hum. Que que significa governo democrático?
LOC. -  É governo com eleições.
DOC. -  E as eleições são feitas pra quê?
LOC. -  Pra eleger o presidente, né?
DOC. -  Só?
LOC. -  O presidente e os três poderes, né?
DOC. -  Quais são?
LOC. -  Legislativo, judiciário, executivo. (riso)
DOC. -  Como é que se processa essa ... Você já votou?
LOC. -  Já, muitas vezes. Há muito tempo que eu não voto mais, né, mas já votei umas três vezes, umas três vezes mais ou menos (voz rouca)
DOC. -  Como é que foi? Conta, detalhado, o mais simples.
LOC. -  (risos) Não consigo falar (voz rouca e riso nervoso)
DOC. -  O mais simples que você ache, conta detalhado como é que foi a eleição.
LOC. -  Ai! Foi, bom, foi, a primeira foi com dezoito anos. Eu recebi o voto de eleitora, entrei numa fila, fui designada, né, o, tem tanto tempo já, fui designada prum posto eleitoral, aí nós, fui lá e aí tinham três pessoas na mesa. E chefe da mesa, os outros dois, auxiliares, aí ele me deu um, o voto, marquei, né, e coloquei na urna.
DOC. -  Mas ele te pediu alguma coisa antes, né?
LOC. -  Título de eleitor? Carteira de identidade, eu acho.
DOC. -  Sei, aí você colocou na urna e depois?
LOC. -  Depois ele assinou no título e pronto.
DOC. -  E só você fez isso?
LOC. -  Não, todo mundo, né?
DOC. -  Todo mundo.
LOC. -  É.
DOC. -  Essa, esse voto que que era?
LOC. -  Esse voto era pra eleger, né?
DOC. -  Eleger o quê?
LOC. -  Presidente, na época era presidente.
DOC. -  Era só presidente?
LOC. -  Não, presidente, deputado e senador. Presidente, de... senador, deputado estadual, deputado federal, vereador, na época ainda tinha esses.
DOC. -  Hum. E cada um desses tem uma função diferente, presidente da república (sup./inint.)
LOC. -  (sup.) É. Por exemplo, da câmara, né? Você quer saber o quê? É a função?
DOC. -  Qual é a função do presidente da república, como é que ele constitui o quadro de pessoas que trabalham com ele, quem são essas pessoas.
LOC. -  O presidente, o vice-presidente, o gabinete, né?
DOC. -  Que que é esse gabinete?
LOC. -  Gabinete são os auxiliares, né, os ministros, né?
DOC. -  Os ministros. Você tem idéia de quais são esses ministros?
LOC. -  Ministros de, de quê, que você fala? Ministro da Guerra, Marinha, Aeronáutica, que mais, da Educação, ministro do Trabalho, da agri... Agricultura tem? Ministro da agri... Agricultura tem? Ministro da agri... de Agricultura, que mais? Só, né?
DOC. -  E qual é a função dos ministros?
LOC. -  Eles também devem ter seus gabinetes, né, com seus auxiliares, não sei. (risos)
DOC. -  Mas em termos de governo da nação (sup.)
LOC. -  (sup.) De governo, né? É, eles centralizam, né, assim, o secretários, né? Por exemplo, o ministro da Educação com o secretário de Educação de, de vários estados, né, então ele, ele centralizam e esses outros são os, os auxiliares, mas com o cargo de secretários, né?
DOC. -  Sei. Agora no plano estadual. Há um equivalente a isso? Há, né?
LOC. -  Há o secretário de Educação com os seus auxiliares também, né? São os ...
DOC. -  E, e o que que corresponde no plano do estado ao presidente?
LOC. -  Governador, né?
DOC. -  Com as mesmas ...
LOC. -  Mesmas funções e restrito ao estado, né?
DOC. -  Quais seriam essas funções, você tem idéia? Imagina assim.
LOC. -  Ai! (riso) Governar. (riso) Ai! (sup.)
DOC. -  (sup.) O que que significa esse governar é que eu estava querendo saber (sup.)
LOC. -  (sup./riso) É fazer alguma coisa com, por exemplo, todo o estado, a Guanabara quando ela passou pra estado, ela passou a cobrar novos impostos, né, pra ela. Antigamente ela cobrava pro federal, né, recebia, nós nem recebíamos impostos pra nós, né? Por isso, devido a isso que houve o nosso desenvolvimento, né, não foi outros problemas. Então nós, nós passamos, o estado da Guanabara passou a receber os impostos, então com o dinheiro dos impostos, eh, eles têm, eh, que fazer obras e ajudar na educação, uma série de coisas, né?
DOC. -  Você disse que você votou também em outras pessoas.
LOC. -  Vereadores, deputados estaduais, né?
DOC. -  Sei. Pra quê? Qual é a função deles?
LOC. -  É na, na câmara, né, na assembléia legislativa, né?
DOC. -  A assembléia legislativa tem que função?
LOC. -  Legislar, (riso) agora que que é? Legislativa, eh, são os deputados, e tem assembléia judiciária, né?
DOC. -  Aí já é o poder judiciário (sup.)
LOC. -  (sup.) Poder judiciário (sup.)
DOC. -  (sup.) O poder judiciário também nós elegemos?
LOC. -  Não, né?
DOC. -  Não. Sabe como é que é constituído?
LOC. -  Os juízes, né?
DOC. -  Juízes ...
LOC. -  O ministro do Supremo Tribunal Federal, né?
DOC. -  Por exemplo, uma questão, ela vai a que juízes?
LOC. -  Bom, eh, uma questão, você fala assim questão trabalhista, questão, aí depende, né? Você fala ... Dê ...
DOC. -  Tome uma como exemplo. Quem é que julga além do juiz?
LOC. -  Os minis... os ministérios, né? O ministério do Trabalho, por exemplo, uma questão trabalhi... de trabalho. Juízes acho que não, procuradores, não?
DOC. -  Os procuradores têm uma função também.
LOC. -  Os procuradores também, têm função ...
DOC. -  Mas, por exemplo, se eu perco uma questão no juiz, ele não me dá ganho?
LOC. -  Aí você pode apelar, né?
DOC. -  Eu posso apelar pra quem?
LOC. -  Suprema Corte, né?
DOC. -  E aí?
LOC. -  E aí pode apelar, eh, a parte federal, né?
DOC. -  A parte federal.
LOC. -  Vai pra Brasília, né?
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Tem que puxar, senão eu não vou conseguir. (risos)
DOC. -  Mas é isso mesmo.
LOC. -  Ai! E aí vai pra onde, vai pro Supremo Tribunal Federal aí, né, que indo pra Brasília, né?
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  E acabou.
DOC. -  E esse é o chamado poder judiciário. Você falou no poder executivo. Agora eu queria que você me desse assim uma idéia, você tem idéia de como é que se compõe o poder legislativo federal?
LOC. -  Deputados federais, né?
DOC. -  Só os deputados federais?
LOC. -  Deputados federais, senadores, né?
DOC. -  Senadores. A diferença assim de atribuição dos senadores pros deputados federais, você tem idéia?
LOC. -  Eu tenho a impressão que, isso é só impressão, que senadores o encargo é mais alto, né? Deputados federais, não sei, deve ter, ter uma grande diferença, eu acho. Senadores, o, deve lidar com outro tipo de problemas, mais ligados talvez ao problemas do presidente, eu não sei assim.
DOC. -  Qual é a função específica da câmara? Ela é totalmente indissociada do presidente, da, dos atos do presidente?
LOC. -  Não.
DOC. -  Você sabe qual é a relação (sup.)
LOC. -  (sup.) Porque o presidente ele não pode fazer nada sem ter a, que a câmara vote, né? Tem que ter pelo menos a maioria, né?
DOC. -  Pra que essa maioria?
LOC. -  Pra poder fazer vigorar a lei, né? Os projetos, a emenda, aquilo tudo.
DOC. -  Por exemplo, saberia dizer dentro de uma câmara de deputados, como é que as pessoas se comportam? Como é o, a atuação dos deputados? Por exemplo, há uma lei a ser examinada.
LOC. -  Não, eles aí, eles estudam a lei, debatem, né?
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Depois fazem a votação. Se houver mai... eh, aparte, né, estudam a lei, debatem, aparteiam e depois eles votam, né? Se houver maioria, eu acho que a lei pode entrar em vigor, aí eu acho que vai pro presidente assinar, né?
DOC. -  E, por exemplo, você falou nas eleições, vamos ver se por aqui vai. Antes das eleições há todo um, um movimento de preparo das pessoas pras eleições. Você podia me descrever assim o que que você sabe sobre isso?
LOC. -  Você fala o quê? Campanha eleitoral?
DOC. -  Eh, desde a ... Antes da campanha eleitoral ...
LOC. -  Não estou entendendo, assim.
DOC. -  Além de campanha eleitoral. A campanha eleitoral. Mas qualquer pessoa pode ser candidato?
LOC. -  Não. Candidato?
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Pode.
DOC. -  Pode.
LOC. -  Desde que, bom, tem que ter alfabetizado pelo menos, né?
DOC. -  Tem que ser alfabetizado e que mais? Não há nenhuma organização (sup.)
LOC. -  (sup.) Brasileiro, pertencer a um partido político, né?
DOC. -  Hum, hum. E aí?
LOC. -  E aí ele se candidata.
DOC. -  Não há dentro desse partido nenhuma organização que conduza essa candidatura? Está bom, ele é candidato, e aí?
LOC. -  Aí ele faz a campanha eleitoral dele, né?
DOC. -  Como é que é a campanha?
LOC. -  Aí ele vai pras ruas, vai, faz discurso, angaria simpatia, se puder ele vai pra televisão e faz a campanha dele, depois chega o dia das eleições, né?
DOC. -  Hum, hum. Agora o que que fundamenta essa campanha dele?
LOC. -  É o que ele pretende fazer pelo povo, né? O que ele promete e as leis que ele pretende fazer com que chegue à assembléia, né? Isso, né?
DOC. -  E me diz uma coisa, em termos assim de municípios, cidades menores, funciona a mesma coisa?
LOC. -  Não. Prefeitos, né?
DOC. -  Prefeitos ...
LOC. -  Sub... subprefeitos, né?
DOC. -  Subprefeitos ...
LOC. -  Existe deputados também, né? Não.
DOC. -  O que que equivale no nível de município aos deputados?
LOC. -  Não sei. Delegados? Não.
DOC. -  Você falou ... Você já tinha falado nos vereadores.
LOC. -  Vereadores, né?
DOC. -  Você já tinha falado nos vereadores.
LOC. -  É.
DOC. -  Aí, sabe como é que chama o conjunto?
LOC. -  De quem?
DOC. -  De vereadores.
LOC. -  Assembléia, né?
DOC. -  Assembléia de vereadores. Qual é a, a função deles, você tem idéia?
LOC. -  É, a mesma dos, dos deputados mas em escala de município, né, de debater as leis, fazer votação, mesma escala.
DOC. -  Agora se a gente pudesse talvez pensar assim: tem o município, tem o estado e tem o país inteiro. Ao nível de preocupação, por exemplo, que que você acha que preocuparia ao nível do município, preocuparia ao nível do estado, que que preocuparia ao nível nacional, a um governo?
LOC. -  Você fala o governo nacional?
DOC. -  É.
LOC. -  O principal que eu acho?
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Que preocuparia a ele ou que eu acho que, que deve preocupar?
DOC. -  Não, o que normalmente preocupa, né?
LOC. -  Eu acho que é o desenvolvimento, né?
DOC. -  Desenvolvimento (sup.)
LOC. -  (sup.) Desenvolvimento (sup.)
DOC. -  (sup.) Você acha que é a mesma preocupação, o mesmo nível de atuação?
LOC. -  Não, é em escala menor, né, cada município é ... Eu acho que a, que a preocupação é quase a mesma mas em escala menor, né? Porque o município é muito menos pessoas, entende? E o estado aumenta, então o Brasil inteiro! Mas eu acho que o, a preocupação é quase a mesma. Em escala, em escala gradativa, né? Acho que o principal de todo, de todo mundo é o problema de, da ... Eu estou falando baixo, né? É o problema da nutrição, né?
DOC. -  Como (inint.)
LOC. -  Ah, é is... eu acho isso. Não sei se é porque eu trabalho em Realengo, lá a gente vê esses problemas todos. O problema do, da família, da criança, do, do Brasil, né? Subnutrido, ainda mais na Bahia, quando eu estive, nossa! Eu pa... eu digo assim subdesenvolvimento físico, entende, as crianças subnutridas e de, a pa... afeta toda a parte, né, a parte intelectual, tudo.
DOC. -  E quando você fala que a função seria de desenvolvimento, você tem idéia assim de que órgãos e o que que se tem feito para promover esse desenvolvimento?
LOC. -  Você fala em, em projeto Rondon, essas coisa, não?
DOC. -  É, o que você souber sobre isso.
LOC. -  Eu, eu ouvi falar nesse projeto Rondon, né, já está sendo feito, né, não sei quantos anos já, uns três ou quatro anos, não sei, que eles estão, que eles angariam, né, os estudantes, né, e localizam cada um dentro da sua área de especialização, médicos e biólogos e dentistas, todas as, as áreas, né, principalmente medicina, né? E mandam pra, por exemplo, Amazonas e Pará, toda a parte, a parte que precisa, né? Então eles fazem as suas pesquisas e, eh, dão a sua contribuição mas também recebem, né, e recebem em termos de, de experiências vividas e contacto humano.
DOC. -  E outras iniciativas assim do governo nesse sentido de desenvolvimento? Em termos assim de região?
LOC. -  Você fala na Guanabara, assim? Eu não estou entendendo.
DOC. -  Você já ouviu falar de Transamazônica?
LOC. -  Já.
DOC. -  De movimentos como MOBRAL? Que que são esses, essas iniciativas?
LOC. -  Eh, são iniciativa do governo, né, você ... É de desenvolvimento, né? Transama... Transamazônica, estrada, né, que você fala?
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Aquilo é pra ligar ao norte, né, passando pelo nordeste, ao sul, né?
DOC. -  Qual é a finalidade dessa ligação?
LOC. -  É o povoamento, né?
DOC. -  Só povoamento?
LOC. -  Eu acho que é.
DOC. -  E os recursos da região?
LOC. -  Ah, meu Deus, isso eu não gosto nem de falar!
DOC. -  Ahn?
LOC. -  Essa parte assim eu não gosto de falar muito não, sabe?
DOC. -  Por quê? Não existem recursos da região amazônica?
LOC. -  Existem.
DOC. -  Você não tem noção de quais são?
LOC. -  Tenho.
DOC. -  Quais são?
LOC. -  Você fala em, em recursos minerais, né?
DOC. -  Minerais ...
LOC. -  Animais, vegetais.
DOC. -  Animais, vegetais ... Haveria margem de aproveitamento disso?
LOC. -  Unh?
DOC. -  Haveria margem de (sup.)
LOC. -  (sup.) Ah, lógico que tem.
DOC. -  Por quê?
LOC. -  Ah, eh, porque com a estrada o homem é levado, né, mais facilmente, né?
DOC. -  Você já ouviu falar na zona franca de Manaus?
LOC. -  Já.
DOC. -  O que que você sabe disso?
LOC. -  Eh, onde, eu acho que é isso, o pessoal não, não paga imposto, né, quando recebe as coisas do exterior.
DOC. -  É uma forma de importação?
LOC. -  É uma forma de importação.
DOC. -  Ou não?
LOC. -  É.
DOC. -  Por que que fizeram isso?
LOC. -  Não sei.
DOC. -  Quando você foi pro exterior, você disse que foi ao Uruguai, Argentina, você passou assim por, eh, situações em que você tivesse que trazer coisas e que você tenha comprado lá?
LOC. -  Não. Nós compramos roupas, essas coisas assim.
DOC. -  Hum.
LOC. -  Mas não ... Você fala o quê, pra pagar alguma coisa além?
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Não, não houve problema nenhum.
DOC. -  Mas há pessoas que compram muito, né?
LOC. -  Ah, bom, aí ... Você fala a, a alfândega?
DOC. -  Sim. Quando essas pessoas compram muitas coisas então têm que fazer entrar no país, o que que é preciso? (sup.)
LOC. -  (sup.) Sei, eh, é preciso é o visto, né, visto da alfândega.
DOC. -  Sei. E você falou em pagar.
LOC. -  Eles pagam o excesso de peso, pagam a diferença, né?
DOC. -  É uma forma de imposto também, né? Mas por que será que o Brasil impõe isso?
LOC. -  Mas isso é, isso é mundial, não é não, isso aí?
DOC. -  É mundial. Por que será que os países fazem isso?
LOC. -  Ah, pra pessoa comprar um produto da terra.
DOC. -  Qual é a vantagem? (sup.)
LOC. -  (sup./inint.) pra não exportar (sup.)
DOC. -  (sup.) Qual é a vantagem, qual é a vantagem?
LOC. -  Ah, é pro desenvolvimento, né? Maior produção, maior compra, né, maior, empregos e tudo.
DOC. -  E o petróleo, você tem idéia assim de como é que funciona petróleo em termos de comércio exterior?
LOC. -  Petrobrás, que você fala?
DOC. -  Petrobrás no Brasil. Em termos de comércio exterior?
LOC. -  Eu não sei não. De Israel assim, né? Não sei.
DOC. -  Você acha que o Brasil produz todo o petróleo que ele precisa?
LOC. -  Eu acho que não. Tem uma parte que eu acho que deve ser explorada, né? Mais ou menos.
DOC. -  Sim, e como é que se consegue a gasolina que não é produzida no Brasil?
LOC. -  Eles compram, importam.
DOC. -  Agora essa importação como é que se faz?
LOC. -  O Brasil compra.
DOC. -  Compra como?
LOC. -  Paga. Compra a dinheiro, não é a dinheiro que ele paga?
DOC. -  Você já ouviu falar assim nesses organismos que emprestam dinheiro ao Brasil?
LOC. -  Eu já.
DOC. -  Quais?
LOC. -  Acho que é a UNESCO, né? Não é isso? Não sei.
DOC. -  Que outros?
LOC. -  Acho que só.
DOC. -  E bancos assim? Por exemplo, o Brasil precisa comprar petróleo. Qual é o dinheiro que ele lança mão pra isso?
LOC. -  Dos impostos, não?
DOC. -  Dos impostos.
LOC. -  Do tesouro nacional, né?
DOC. -  Ou então ... Quando ele não tem o dinheiro?
LOC. -  Ele faz um empréstimo.
DOC. -  Faz empréstimo. A quem que ele faz empréstimo?
LOC. -  A nações ... Não sei, a quem ele quiser, né?
DOC. -  Mas normalmente. Você sabe de algum país assim que tenha empréstimo, que o Brasil tenha feito empréstimos?
LOC. -  Estados Unidos, né?
DOC. -  E aí como é que funciona isso?
LOC. -  Isso aí eu não sei, não sei.
DOC. -  Por exemplo, você já ouviu falar da dívida nacional. Que que é essa dívida nacional?
LOC. -  É quanto ele deve ao exterior, a outros países.
DOC. -  A outros países. Por que que ele deve a outros países?
LOC. -  Porque ele precisa comprar, né, e não tem dinheiro, aí, aí se endivida, pede emprestado e ...
DOC. -  Mas nisso há uma troca também, né?
LOC. -  Há troca.
DOC. -  Troca de quê com quê?
LOC. -  Produtos.
DOC. -  Quais?
LOC. -  Você falou, café, que mais? Petróleo, né? Petróleo? Cacau. Acho que só.
DOC. -  Região sul, que que ela produz assim de mais importante pra comércio exterior?
LOC. -  Trigo, não (inint.)
DOC. -  E, e de animal?
LOC. -  Gado, né, gado bovino.
DOC. -  Que que faz? Qual é o papel do gado na exportação?
LOC. -  É, então é troca, né? Eles trocam gado, o que eles têm pelo que eles precisam.
DOC. -  E que que a gente precisa?
LOC. -  Quase tudo.
DOC. -  Em termos de industrialização, por exemplo, pra esse desenvolvimento industrial brasileiro?
LOC. -  Ah, eh, nós, nós importamos a maior parte das coisas, você vê, você vê, aparelho, por exemplo, aparelhos, eletrodomésticos e ...
DOC. -  São importados todos?
LOC. -  Ah, poucos são feitos aqui.
DOC. -  É?
LOC. -  E mesmo os feitos aqui as fábricas não são totalmente brasileiras. Nós vivemos pagando.
DOC. -  Pagando o quê?
LOC. -  Pagando divisas e, e impostos, né?
DOC. -  Mas, eh, esse, essa concessão de uma fábrica estrangeira dá pra que o Brasil tenha uma produção e coisa tem um nome esse tipo de pagamento, né?
LOC. -  É, tem um nome. Não estou me lembrando.
DOC. -  Não está lembrando.
LOC. -  Eu sei qual é. Até remédios e tudo, não é? Nós pagamos a eles. Eu sei qual é.
DOC. -  Mas também nós recebemos dinheiro. Por exemplo ...
LOC. -  Exemplo de quê, que você quer?
DOC. -  Nesse processo de industrialização do Brasil que que houve? O Brasil não tinha nada, então passou a, por um processo de industrialização. Hoje nós já temos várias coisas. Que que nós começamos a ter?
LOC. -  Automóveis.
DOC. -  Automóveis, que é mais?
LOC. -  Casas? Fizeram muito, eh, COPEG, BNH, isso é brasileiro, né? Que mais?
DOC. -  Isso faz parte de uma política do governo. Você tem idéia assim de qual é o ministério que se encarrega disso?
LOC. -  Previdência Social, né?
DOC. -  Hum, hum. E os recursos pra isso?
LOC. -  Não são tudo impostos?
DOC. -  Impostos.
LOC. -  Impostos.
DOC. -  Tipos de impostos?
LOC. -  Ih, tantos agora! Imposto de ... Não sei, eh, taxa rodoviária, essa daqui eu paguei agora uma tremenda multa, e imposto de água, imposto de circulação, imposto predial, que mais?
DOC. -  Aquele que a gente tem o desconto todo mês.
LOC. -  Imposto de renda, ai, meu Deus!
DOC. -  Você tem idéia do que seja imposto de renda?
LOC. -  É um imposto cobrado de acordo quanto, com o que você ganha, né, um percentual, né? O que você ganha num ano aí você tem que pagar esse imposto.
DOC. -  Ele é igual pra todo mundo?
LOC. -  Não, de acordo com o que você ganhou durante o ano, né, ele é na base de percentagem, né? Quanto mais você ganha, mais você paga, né?
DOC. -  E o que que é feito com ele?
LOC. -  É pra, pra, vai pra esses institutos todos, né? Vai ou institutos ou ministério dos Transportes e a parte de educação, né? Também. Ministério da Educação vai, é distribuído, né, pra tudo isso.
DOC. -  E com isso o que que se faz?
LOC. -  Progresso.
DOC. -  Mas o que que signi... O que que faz progresso? Aliá... o que que pode causar progresso?
LOC. -  Você fala em quê? Em desenvolvimento?
DOC. -  Hum, hum. É. Que que pode causar esse progresso?
LOC. -  Hum, que o país se desenvolva, né? O país se desenvolva, né?
DOC. -  E ele se desenvolve, precisa de alguma coisa pra ele se desenvolver. Um governo que não deixe que as coisas corram livremente, não é?
LOC. -  Eu não sei o que você entende por isso assim, que as coisas corram livremente, está muito ...
DOC. -  Por exemplo: você ouviu falar no plano de erradicação de café, de derrubar uma quantidade enorme de pé de café? Por exemplo: você ouviu falar em, eh, em incentivo para produção por exemplo de coisas de couro?
LOC. -  Incentivos fiscais, isso que você fala? Também?
DOC. -  Tudo isso está dentro de um plano, né? Não existe um plano? O ministério, por exemplo, do Planejamento é um ministério que funciona junto à presidência da república pra fazer plano. Existem por exemplo planos pra tempos determinados, você tem alguma idéia dessa, desses planos, dessas coisas?
LOC. -  Não, nada.
DOC. -  Nada. Em termos assim de, eh, troca, comércio. Por exemplo, existe a zona livre de Manaus, uma pessoa pode trazer livremente coisas pro Brasil?
LOC. -  Pode.
DOC. -  Livremente. Pode?
LOC. -  Pode.
DOC. -  Não existe nenhuma, nenhum impedimento a isso. Mas tem condições.
LOC. -  Não, acho que é legal isso, né?
DOC. -  É legal, mas você preenchendo determinadas condições. Quais são essas condições, se você quiser comprar assim o maior Mercedes na Alemanha e trazer pro Brasil?
LOC. -  Ah, mas aí depende do, até do imposto de renda, né?
DOC. -  Digamos que você tenha dinheiro pra você comprar um Mercedes ou pra comprar um carro último modelo, você pode trazê-lo pro Brasil simplesmente?
LOC. -  Isso eu não sei.
DOC. -  E essas pessoas que trazem e depois são presas?
LOC. -  Porque aí você tem que pagar imposto, né?
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Quando esse carro vem dos Estados Unidos e tudo você, você paga.
DOC. -  Como é que se chamam essas mercadorias que entram sem pagar os impostos?
LOC. -  Bom, mas aí é ... Eu não sei qual é o nome dado.
DOC. -  Mesmo quando você vem de Manaus você tem uma cota, né, se você passa dessa cota?
LOC. -  Tem que pagar, né? Então ...
DOC. -  Exato. Mas às vezes as pessoas burlam.
LOC. -  Certo.
DOC. -  E aí, que que acontece?
LOC. -  Não pode.
DOC. -  É o famoso contrabando, não é?
LOC. -  É.
DOC. -  Você tem noção assim de como é que isso funciona, pra quê? Nada?
LOC. -  Não.
DOC. -  Eu vou voltar à parte de governo. Fazer perguntas assim mais específicas. Você tem idéia por exemplo de que, quais são os partidos políticos no Brasil?
LOC. -  É ARENA, né, e MDB.
DOC. -  Que que são esses partidos?
LOC. -  São, são os partidos políticos que existem, né?
DOC. -  Qual é a atuação deles?
LOC. -  Ah, um é da maioria, um é do governo e o outro é da oposição.
DOC. -  E aí?
LOC. -  Só isso.
DOC. -  Você não ouviu falar agora por exemplo das eleições americanas?
LOC. -  Ouvi.
DOC. -  Nos Estados Unidos como é que é?
LOC. -  São eleições democráticas, né?
DOC. -  Por que democráticas?
LOC. -  Porque os Estados Unidos é exemplo de democracia, né, porque o povo elege diretamente o presidente, né? O presidente, vice presidente, senadores, câmara, tudo.
DOC. -  Sei, e agora quais são os partidos americanos?
LOC. -  Ah, não sei.
DOC. -  Como é que eles, como é que foram escolhidos os candidatos?
LOC. -  Ah, são escolhidos em eleições dentro do partido mesmo.
DOC. -  Como é que chama essa reunião do partido pra escolher o, o candidato?
LOC. -  Não sei não.
DOC. -  A convenção, né? Você leu alguma coisa sobre isso?
LOC. -  Eu li muito pouco, sabe?
DOC. -  Não teve, não sabe como é que ...
LOC. -  Do Nixon e do ... Nem sei quem é o outro (inint.) esse ar!
DOC. -  Como é que eles foram indicados?
LOC. -  Ah, eles são indicados pelos membros do partido. Por eleições dentro do, do pró... próprio partido, né?
DOC. -  E depois?
LOC. -  Aí depois eles são lançados a candidatura. Quem tiver a maioria dos votos dentro do partido, aí é lançada a candidatura, né? Aí há eleição geral, você elege o presidente.
DOC. -  Agora me diz uma coisa. Você falou que as eleições são diretas. Existe outro tipo de eleição?
LOC. -  Existe. Eleições indiretas.
DOC. -  Como é que é eleições indiretas?
LOC. -  Que o presidente é eleito indiretamente, não pelo povo, né?
DOC. -  Quem que elege?
LOC. -  Ah, eu não sei, isso aí eu não sei não.
DOC. -  E por exemplo, e quando as pessoas se juntam e formam, por exemplo, às vezes tem partidos diferentes (sup.)
LOC. -  (sup.) Tem (sup.)
DOC. -  (sup.) E aí há uma junção de partidos pra formar um governo. Que que caracteriza esse tipo de governo?
LOC. -  Como é que é?
DOC. -  Quando se juntam partidos diversos, geralmente existe um tipo de, eh, governo específico, tem um nome.
LOC. -  Eu estou (inint.)
DOC. -  Agora me diz uma coisa, em termos, por exemplo, de Brasil, você pode me descrever o que que houve em sessenta e quatro no Brasil?
LOC. -  Olha, eu acho melhor a gente falar de, daquela parte histórica, sabe?
DOC. -  Então fala da parte histórica.
LOC. -  Não é melhor? Sei lá, você não tem perguntas sobre a ... Você não tem pergunta sobre aquela parte histórica?
DOC. -  Por exemplo?
LOC. -  Não, aquela que nós estávamos falando sobre, sobre Brasil, primeiro, monarquia e império, aquela parte, preferia mais, sabe?
DOC. -  Você sabe como era constituído o governo na época de monarquia?
LOC. -  Ah, existia o, na monarquia existia o rei, né, dom João VI, aqui, né?
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Não era? Depois voltou, veio a época imperial, né? Dom Pedro I, depois nós entramos na, o Pedro II, né?
DOC. -  Ele era rei?
LOC. -  Não, imperador, né?
DOC. -  Imperador. Agora ele governava sozinho?
LOC. -  Não, tinham, tinha três partidos, parece, dois ou três, né?
DOC. -  Hum. E havia também o mesmo sistema de hoje?
LOC. -  Não, nós, só veio com a república, né? Quando nós proclamamos a república, aí houve a constituição, né?
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Aí se formou os três, três poderes, né, executivo, legislativo e judiciário. E agora?
DOC. -  Pois é, eu achava mesmo que talvez você pudesse me dar uma idéia assim, sem nenhum, nenhuma posição, apenas que que houve no Brasil por exemplo em sessenta e quatro.
LOC. -  Foi uma revolução, né, foi em sessenta e quatro, nem sei.
DOC. -  Por quê, como, talvez você pudesse me dar dados a partir disso.
LOC. -  Por quê, eu não sei. Como ...
DOC. -  Havia por exemplo uma presidência, uma câmara, um senado, eles foram desfeitos? Ou só houve uma mudança na, na presidência?
LOC. -   Ah, isso aí eu não tenho idéia não, sabe?