« MAPA «
PROJETO NURC-RJ

DIÁLOGOS ENTRE INFORMANTE E DOCUMENTADOR (DID):

Tema: "Transportes e viagens"
Inquérito 0008
Locutor 0011 - Sexo masculino, 27 anos de idade, pais não-cariocas, militar (Marinha). Zona residencial: Norte
Data do registro: 28 de outubro de 1971
Duração: 40 minutos


Clique aqui e ouça a narração do texto


DOC. -  Você tem viajado muito?
LOC. -  Eu viajei em mil novecentos e sessenta e seis. Fiz uma viagem de, viagem de instrução, não é? Fui à Europa e depois disso eu estive em, cinco vezes mais ou menos na Argentina, umas duas vezes em, no Uruguai.
DOC. -  Perfeito. Escuta aqui, você, você tem viajado como? De que maneira você fez as viagens? Você foi, por exemplo, à Europa.
LOC. -  Fui de navio.
DOC. -  Você entende bastante de meios de transportes?
LOC. -  Se eu entendo de meios de transportes? Eu (sup.)
DOC. -  (sup.) Por exemplo (sup.)
LOC. -  (sup.) Eu entendo de navio alguma coisa porque eu sou oficial de Marinha (sup.)
DOC. -  (sup.) Está bom. Por exemplo, o, você sabe o que que eu quero dizer, as pessoas podem se locomover de um lado pro outro, não é, quer dizer, de um país pro outro, de uma cidade pra outra, de um município pro outro, não é? Eh, como é que você chamaria esses diversos meios de transporte, por exemplo, dentro de uma cidade?
LOC. -  Eh, transporte, eh, dentro de uma cidade? Não sei, talvez transportes locais ou interestaduais?
DOC. -  Ahn, ahn. Entre do... entre dois países, por exemplo?
LOC. -  Entre dois países?
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Sinceramente eu não, assim agora eu não vejo um termo.
DOC. -  Sei. Perfeito. Não tem problema. Eh, cite alguns exemplos de alguns tipos de, de meios de transporte.
LOC. -  Transportes terrestres.
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Marítimos e aéreos.
DOC. -  Perfeito. Tipos de transportes terrestres?
LOC. -  Eh, rodoviários, ferroviários.
DOC. -  Hum, hum. Eh (sup.)
LOC. -  (sup.) Talvez tenha mais um que é o 'hovercraft` (sic) por cima da, da terra.
DOC. -  Ahn, ahn. Perfeito. Eh, nos sistemas de transporte ferrroviário que você citou qual é o meio?
LOC. -  Trem.
DOC. -  Hum, hum. Eh, o que é que o governo constrói para permitir o transporte através de trem?
LOC. -  Vias férreas.
DOC. -  Eh, o lugar por onde o trem passa como se chama?
LOC. -  Estradas de ferro.
DOC. -  Estrada de ferro é, por exemplo, uma estrada, né? Ela é construída de uns elementos.
LOC. -  Dormentes e trilhos.
DOC. -  Hum. Eh, você conhece outros elementos que compõem a estrada de ferro? Quer dizer, aquela coisinha no chão? Outras coisas, por exemplo, que os operários usam pra construir a estrada de ferro?
LOC. -  Eles usam o dormente, usam o trilho e, e são, são rebi... os trilhos são rebitados no, no dormente, né?
DOC. -  Hum.
LOC. -  É isso que você queria saber? (sup.)
DOC. -  (sup.) Dormente? O que é exatamente dormente? O que é exatamente dormente? O dormente?
LOC. -  O dormente é uma, é uma, uma, uma, como é que eu vou dizer, uma viga de, de, de madeira.
DOC. -  Hum, hum. E como é que esses, através de quê esses trilhos são rebitados no, no dormente?
LOC. -  Bem, tem as cantoneiras que seguram o, o, o trilho e são colocadas, não são bem em rebites, não sei se são rebites, são, não sei se são cravos, talvez sejam cravos o nome daquilo, não sei bem o nome daquilo não. É isso que você queria?
DOC. -  Como é, como é que você costuma chamar? Como é que você chamaria?
LOC. -  Eu chamaria aquilo de um, um tipo de prego, né, mas acho que é mais um cravo aquilo.
DOC. -  Hum, hum. Tá. Eh, esses cravos são presos na, prendem os trilhos ao dormente através de mais alguma coisa?
LOC. -  Não.
DOC. -  Não?
LOC. -  Não.
DOC. -  Está. Eh, me fale de tipos de trem que você conhece.
LOC. -  Elétrico.
DOC. -  Hum.
LOC. -  Quer dizer, o tipo da, da, a locomotiva pode ser elétrica, pode ser diesel e pode ser a carvão, quer dizer, vapor.
DOC. -  Hum, hum. A, a carvão e vapor são a mesma coisa pra você?
LOC. -  A carvão e vapor são a mesma coisa.
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Porque o carvão é que esquenta, no caso provoca o vapor. Agora, pode ter também, eh, com óleo, é a vapor. Poderia ter, não sei.
DOC. -  Locomotiva é o quê no trem? No trem o que que é locomotiva?
LOC. -  Locomotiva é o, é a máquina motriz da, da composição toda, né? É isso que você queria saber ou não?
DOC. -  (inint.) no trem, no trem (inint.) onde se coloca a locomotiva?
LOC. -  Pode ser na frente ou pode ser atrás, pode ser uma na frente outra atrás, na frente só, pode ser uma atrás só (sup.)
DOC. -  (sup.) Você (sup.)
LOC. -  (sup.) Pode ter no meio também.
DOC. -  Qual o nome específico do, do trem que tem duas locomotivas?
LOC. -  Não.
DOC. -  Não?
LOC. -  Vai depender do número de vagões, né? Se tiver muito vagão, por exemplo vagão de, de carvão, desses que vem de, de Volta Redonda pra cá, que vem, diz que tem cinqüenta, sei lá quantos vagões, acho que tem que botar duas locomotivas, uma na frente, outra atrás.
DOC. -  Sei. Perfeito. Eh, você conhece tecnicamente ou, sei lá, o que você puder dizer, descrever, a estrutura da locomotiva?
LOC. -  Por exemplo uma locomotiva, qualquer locomotiva?
DOC. -  É, claro, qualquer locomotiva.
LOC. -  Uma locomotiva, uma locomotiva diesel por exemplo é uma caixa de sapato, certo? Tem uma cabine atrás, na frente tem o motor diesel, que fica escondido, que a gente não vê, debaixo da chapa, e na frente tem o quê? Tem o farol, dois faróis, não deve ter aquele, aquele troço pra salvar a gente, porque acho que não se usa mais em locomotiva aquilo.
DOC. -  Como é que você chama aquilo?
LOC. -  Olhe, n~ão sei o nome daquilo não, rapaz. Eu acho que já sup... é, guar... não sei se é guarda-vida o nome daquele negócio (sup.)
DOC. -  (sup.) Como é, o que é exatamente?
LOC. -  É aquele, ele era usado em locomotiva antigamente, aquelas locomotivas maria-de-ferro (sic), né, sei lá o nome daquele negócio, maria-fumaça, então tinha aquele, uma espécie de um, vamos dizer, o sólido era uma, como se fosse uma pirâmide de base triangular na frente toda formada de grades que era usada pra, pra, se vier alguém, recolher, recolher a pessoa.
DOC. -  Sei. E como é, por exemplo, se há um boi na linha, que que o, que que se faz pra evitar, pra afastar o boi, afugentar?
LOC. -  Sim, mas aí você quer saber se, por exemplo, tem, está vindo uma, uma composição.
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Aí aparece um boi na linha?
DOC. -  É.
LOC. -  Bom, o cara freia, né?
DOC. -  Sei. O que que você chama de composição?
LOC. -  Composição eu chamo tudo, né? O, o, o conjunto de locomotiva e os vagões.
DOC. -  Perfeito. Ahn, ahn. E trem é só? Não dá mais nada?
LOC. -  Bem, ele pode apitar também, né?
DOC. -  Ah, sim. Apita através de quê?
LOC. -  Ah, ele, ele apita através de uma, de uma sirene que pode ser de vários, pode ter, ser de vários, vários tipos, né? Pode ser ... Antigamente era, era a vapor, né? O vapor passava por um apito e apitava. E hoje em dia deve ter sirene elétrica, né?
DOC. -  Sim.
LOC. -  Não tem mais vapor.
DOC. -  Hum, hum. Eh, trens que carregam por exemplo cartas, como é que se chamam esses trens? Só carregam correspondência por exemplo?
LOC. -  Seriam, talvez fosse um trem cargueiro.
DOC. -  E um trem que só carrega pessoas?
LOC. -  De passageiros.
DOC. -  Como?
LOC. -  De passageiros.
DOC. -  E um trem pra outras atividades, outras funções?
LOC. -  Tem, teria trem cargueiro, devia ter trem para transporte de boi, não sei como é que seria um trem desse.
DOC. -  Sei. O trem que leva (sup.)
LOC. -  (sup.) Sinceramente (sup.)
DOC. -  (sup.) Leva o dinheiro da turma?
LOC. -  Não sei, acho que seria um trem com vagão blindado, né?
DOC. -  Sei, sei. Mas haveria um nome específico para esse trem?
LOC. -  Eu acho que deve ter sim, mas eu (sup.)
DOC. -  (sup.) Sei (sup.)
LOC. -  (sup.) Sinceramente não, não sei não.
DOC. -  Hum, hum. Você conhece algum tipo de, de, de ferrovia, eh, subterrânea?
LOC. -  Eu conheço o metrô, né? É um tipo de ferrovia.
DOC. -  Sei. Ahn, o trem, o trem é acionado através de quê? Quer dizer, acionado através de quê. Dentro do, as pessoas que trabalham no trem, como se chamam essas pessoas? Operários do trem como se chamam?
LOC. -  Teria o, teria o, o maquinista, né?
DOC. -  Qual é a função dele?
LOC. -  Maquinista que é o, é como, comparando com o, o avião, é o piloto do trem, né?
DOC. -  Hum, hum. E outros, outros sujeitos que trabalham no trem?
LOC. -  Ah, tem o pessoal que ... Pode ter recepcionista no trem, nesse que vai pra São Paulo.
DOC. -  Na locomotiva trabalham outras pessoas?
LOC. -  Na locomotiva, nessa locomotiva moderna, que é uma locomo... locomotiva elétrica só tem um, um, o, a, a locomotiva em si, você nem nota que ela é um, é um, como é que se diz, um, uma locomotiva, ela é quase um vagão. Então tem uma cabine com, com uma pessoa só.
DOC. -  Sei, sei. E nas locomotivas (sup.)
LOC. -  (sup.) Nas outras, no diesel, acredito que deve, deve ter mais gente mas eu não sei o, especificamente o trabalho de cada um (sup.)
DOC. -  (sup.) Sei. Nas locomotivas a, a carvão que você colocou, quem é que mexe com o carvão pra fazer (sup.)
LOC. -  (sup.) Aí tem um carvoeiro desse aí, né?
DOC. -  Sei.
LOC. -  E o, o maquinista em si. Acho que deve precisar só dois, o maquinista e o carvoeiro.
DOC. -  Hum, hum. Perfeito. Eh, onde é que o carvoeiro trabalha? Como é que se chama o lugar onde o carvoeiro trabalha?
LOC. -  Plataforma (inint.) sei lá.
DOC. -  Como?
LOC. -  Uma plataforma, eh, que tem atrás do, da locomotiva e daí (sup.)
DOC. -  (sup.) Sei (sup.)
LOC. -  (sup.) Ele ia tirando o carvão e jogando com a (sup.)
DOC. -  (sup.) Como é que se chama aquele (sup.)
LOC. -  (sup.) Com a pá (sup.)
DOC. -  (sup.) Aquele tubo que expele a fumaça?
LOC. -  Chaminé.
DOC. -  Ahn, ahn. Onde é que o trem se abastece?
LOC. -  Na estação.
DOC. -  Hum, hum. Você pode descrever a estação mais ou menos, as coisas?
LOC. -  Ah, ela tem que ter uma, uma estrutura que seja ao rés do, do chão do trem, um pouco afastado, em cima, pro trem não bater nela, uma, um abrigo, né? Uma estação simples poderia ter um abrigo, o nome da estação, a sinalização e um despachante qualquer pra vender bilhetes.
DOC. -  Perfeito. E o, o próprio combustível pra, pra locomotiva?
LOC. -  E são estações colocadas no meio da, da, da, da estrada de ferro.
DOC. -  Sei.
LOC. -  Com esse objetivo.
DOC. -  Há nomes específicos para as, as coisas, sei lá, como se chamam, por exemplo, que fornece água, que fornece o óleo, que fornece o carvão, que fornece isso, fornece aquilo? Aquelas que chegam à estação e, e recebem água. Como é que se chama o depósito de água por exemplo?
LOC. -  Tanque dágua, né?
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Tanque de óleo?
DOC. -  Perfeito. E o ... Escuta, na, na, na, numa viagem de trem o, há ocorrências rotineiras e ocorrências acidentais. Você pode citar algumas ocorrências rotineiras?
LOC. -  O trem parar num sinal por exemplo, pra esperar um, um outro passar. E (sup.)
DOC. -  (sup.) Como é que se chama esse lugar? Em que ele pára para esperar o outro passar?
LOC. -  Seria um, um, vamos dizer assim, um entroncamento ...
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Ferroviário ou uma estação mesmo de, de espera.
DOC. -  Sei. Outras ocorrências rotineiras, você se lembra de mais algumas?
LOC. -  Ocorrência rotineira, por exemplo, um trem quando vai passar num desfiladeiro, como tem lá em Praia Brava.
DOC. -  Sei.
LOC. -  Passa no desfiladeiro e ele, ele, ele apita pra avisar porque o pessoal que costuma andar pela linha do trem.
DOC. -  Sei. Ele apita porque existe o quê?
LOC. -  Porque é uma curva, um desfiladeiro em curva, então o pessoal não tem visão.
DOC. -  Agora algumas ocorrências acidentais.
LOC. -  Ter que frear repentinamente.
DOC. -  Haveria, não sei, uma manobra especial para esse, esse freio repentino?
LOC. -  A manobra é acionar uma alavanca qualquer, né? Que mais que você quer saber?
DOC. -  Eh, quanto às ocorrências acidentais, como um acidente, que tipo de acidente pode haver com um trem, o trem pode sofrer?
LOC. -  Não funcionar direito a sinalização, dois trens se encontrarem dentro do túnel, fora do túnel, descarrilhar.
DOC. -  Hum, hum. E por exemplo dois trens, que que eles fazem por exemplo?
LOC. -  Se chocam e podem se chocarem de frente, de costas, um do lado do outro.
DOC. -  Está oquei. Eh, você há pouco falou, falou no túnel, né? Você conhece outros, outros sistemas de passagem de trem?
LOC. -  Ponte.
DOC. -  Hum, hum. Mais algum? (sup.)
LOC. -  (sup.) Pontes, túneis.
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Podendo ter também um tipo de passagem subterrânea também.
DOC. -  Perfeito. S., me dê outro tipo de transporte?
LOC. -  (inint.)
DOC. -  Hum, hum. Tá. Eu queri... eu preferia que você desse transporte terrestre ainda.
LOC. -  Ah, transporte terrestre? Metrô.
DOC. -  Em outro lugar você vai poder (inint.)
LOC. -  Metrô. Pronto, metrô. Metrô é trem. Ou você quer outro? Automóvel?
DOC. -  Perfeito. Me dê tipos de automóveis.
LOC. -  Veículos, au... os veículos, automó... eh, automóveis em si pode ser, pode ser caminhão, ônibus, eh, carro de passeio, tem milhões, né?
DOC. -  Sei. Eh, os próprios automóveis que nós chamamos, não me lembro, sei lá.
LOC. -  Carro de passeio.
DOC. -  Carro, é, de passeio. Tipos desses carros?
LOC. -  Vamos ter carro de corrida.
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Carro de, de, de passeio propriamente dito, eh, carros esporte.
DOC. -  Você tem carro?
LOC. -  Tenho.
DOC. -  Quando o teu carro está enguiçado como é, se você está precisando ir pra algum lugar e você quiser tomar out... outro tipo de veículo?
LOC. -  Táxi.
DOC. -  Hum, hum. Eh, um carro com capota como é que se chama? Um carro com capota, um carro sem capota?
LOC. -  Conversível.
DOC. -  Eh, os, os carros podem ser diferentes segundo a forma deles, o tipo deles e segundo a função deles, não é?
LOC. -  Certo.
DOC. -  Eh, você pode dar outros tipos, outros, dar outros exemplos de carros segundo o tipo deles?
LOC. -  Podemos ter carros grandes e pequenos, né?
DOC. -  E de acordo com a função? Carros pequenos?
LOC. -  Subclassificação dos carros pequenos?
DOC. -  É. Classificação dos carros pequenos. E de acordo com a função, por exemplo?
LOC. -  De acordo com a função? Podemos ter carros de entrega, carro frigorífico, eh, carros de, de transporte, transporte de carga.
DOC. -  Hum, hum. Você faz diferença entre o teu carro, como se chama, carro de passeio, e por exemplo carros que, eh, essas lojas de eletrodomésticos, não é (inint.) faz diferença?
LOC. -  Lógico que faço. Eles têm uma, uma cabine grande atrás pra, são grandes, têm uma cabine, uma, um local pra carga, não é isso?
DOC. -  É. Você, você tem um nome especial pra esses carros?
LOC. -  Pra entrega, né? Carro de transporte.
DOC. -  Veículos, eh, interurbanos ou interestaduais que levam, conduzem passageiros por exemplo como é que você chama?
LOC. -  Ônibus.
DOC. -  Hum, hum. Tipos de ônibus, você conhece, de acordo com tipos de pessoas que eles levam, de acordo com o tipo de viagem que ele faz?
LOC. -  Como? Especifica melhor isso.
DOC. -  Por exemplo o ônibus que me leva da praça Quinze pra Botafogo e o ônibus que me leva por exemplo do Rio de Janeiro pra Bahia.
LOC. -  É interestaduais, né? Eh, interur... pode ser, pode ser interurbano, né? Entre, entre zonas urbanas. E pode ser que mais? Eh, circular, ônibus que anda numa, serve uma área.
DOC. -  Que todos os ônibus têm em comum?
LOC. -  Têm em comum carroceria, mais ou menos o formato mesmo, tamanho mais ou menos, né?
DOC. -  Ahn, ahn. Perfeito. Como é que você chama a parte em que vai o sujeito que guia o ônibus?
LOC. -  Bem, se for separado do resto chamo de cabine.
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Mas não sendo separado eu não, acho que não tem nome. Tem um nome o, a parte de dentro do ônibus que é o salão, né?
DOC. -  Sei. E o, esses ônibus que tem essa separação são ônibus normalmente, de que tipo de viagem?
LOC. -  Interestaduais, né?
DOC. -  Sei. Dentro do que você chamou salão existem outras partes. Quais são elas?
LOC. -  Existe o, existem os, as cadeiras ou poltronas.
DOC. -  Sei. Aquela, aquele, aquele reservado para mala e bagagem, certo?
LOC. -  Prateleiras.
DOC. -  E, por exemplo, as pessoas, na viagem interestadual, as pessoas podem dormir, não é, durante a viagem, não é? Há uma parte específica do ônibus em que nós, ou melhor, uma, um tipo específico de ônibus onde as pessoas podem dormir? (sup.)
LOC. -  (sup.) O ônibus-leito.
DOC. -  O ônibus-leito como é exatamente?
LOC. -  É um ônibus igual aos outros só que em vez de ter as... Cabe menos pessoas porque os bancos são leitos, né? São reclináveis tal, então a mesma coisa, só que os bancos são diferentes.
DOC. -  Perfeito. Escuta, me cita outro, outro tipo do que você chamou automóvel. Você me citou ônibus, agora outro tipo qualquer.
LOC. -  Caminhão.
DOC. -  Hum, hum. Você conhece tipos de caminhão de acordo com o tamanho, de acordo com a função, etc. e tal?
LOC. -  Ah, tem muitos tipos de caminhão. Tem caminhão basculante.
DOC. -  Como é?
LOC. -  Basculhante (sic) é caminhão que, que a parte de trás rebate e deixa cair a terra ou a pedra ou ...
DOC. -  Por exemplo no caminhão aquela parte separada onde vai a pessoa que ...
LOC. -  Cabine.
DOC. -  Você chama, tem um nome pra, pra isso e pro, pro ônibus?
LOC. -  É, cabine.
DOC. -  Como é que se chama esse sujeito que ...
LOC. -  Pode ser motorista, né?
DOC. -  Hum, hum. E, e esse sujeito quando que, quando ele vai, eh, dentro do táxi também se chama do mesmo jeito?
LOC. -  Chofer de táxi, né? A gente chama chof... chofer, motorista de táxi (sup.)
DOC. -  (sup.) E de ônibus? (sup.)
LOC. -  (sup.) Também, motorista de ônibus.
DOC. -  E, escute, no caminhão, o caminhão que leva por exemplo, leva por exemplo bagagem, ele tem um nome especial?
LOC. -  O de carga, não sei, de, de carga ou de transporte, de, de (sup.)
DOC. -  (sup.) Como é que se chama a parte em que ele leva a carga?
LOC. -  Não sei. Sinceramente. Eu acho que é um, carroceria especial, não é? Com, de madeira, um caminhão comum por exemplo.
DOC. -  Sei. Aqueles ôni... aque... às vezes se coloca aquela armação assim em cima da carroçaria (inint.) carroceria, sei lá, como é que se chama aquela armação?
LOC. -  Tem armação de lona, né?
DOC. -  Sei. E o, aquela, e a própria lona, como é que você chama?
LOC. -  Não sei, sinceramente não sei.
DOC. -  Hum, hum. Caminhões pequenos. Tipos de caminhões pequenos. Como é que você chamaria um caminhão pequeno?
LOC. -  Ah, o pessoal chama caminhão, o pessoal, quer dizer, eu também chamo, né? Eh, utilitário, né? Um caminhão que, que, por exemplo, um carro adaptado ao transporte, né, é um utilitário.
DOC. -  Hum, hum. Por exemplo pra, pra assim lugares assim mais escabrosos, né, de acesso difícil, que tipo de condução vai a esses lugares?
LOC. -  Jipe.
DOC. -  Outros? Outros tipos que nós colocaríamos na classe dos jipes, sei lá. Outros tipos de condução que nós colocaríamos, que tem semelhança com ele, com o jipe?
LOC. -  Camionete. Por exemplo a, essa camionete aí que tem (inint.) está aos montes aí, né?
DOC. -  Sei.
LOC. -  Mas não é tão, não vai a tantos lugares como o jipe, né?
DOC. -  Hum, hum. Eh, voltando a, ao carro que, tipo de condução, carro de pa... de, de automóvel que leva por exemplo uma pessoa, né (inint.) de um lugar pra outro, que cobra uma determinada quantia, sei lá. Como é que você chama isso? Por exemplo estou na, estou na praça Quinze, quero chegar em Copacabana em dez minutos, que que eu pego?
LOC. -  Pega um ônibus, um táxi.
DOC. -  Hum. Eh, o táxi, existe um aparelho para marcar a, a, a quilometragem. Como é que se chama?
LOC. -  Taxímetro.
DOC. -  Hum, hum. Como é que você chama o, a situação do taxímetro, quer dizer, a quantia que o taxímetro marca na saída?
LOC. -  Bande... eh, bandeirada, né?
DOC. -  Hum, hum. E aquela partezinha que fica em cima com a palavra táxi, como é que você chama aquilo? Aquela parte que o chofer bota pra baixo, ou então aquele, aquele (sup.)
LOC. -  (sup.) Aquilo se... aquilo, eu acho que aquilo ali, o nome daquilo deve ser bande... deve ter alguma relação com bandeira, porque, sabe, ele abaixa aquilo e aí ele marca o bandeira... a bandeiragem (sic), deve ser bandeira, né?
DOC. -  E quando, por exemplo, depois de, depois de, parece que dez horas da noite ou meia-noite, não sei, onze horas, eles cobram mais caro, não é? Como é que se chama a, aquele tipo de (sup.)
LOC. -  (sup.) Bandeira dois aqui no Rio.
DOC. -  Perfeito. Eh, por exemplo, que que a polícia tem pra correr atrás dos caras ou, por exemplo, a, a polícia quando passa o presidente da república, né, com automóveis, né?
LOC. -  Motocicletas assim, sei lá.
DOC. -  Perfeito. Você conhece as partes de uma motocicleta?
LOC. -  Mais ou menos, né? Motor, duas rodas, uma carr... um chassi, um guidom.
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Eh, farol, pára-lama.
DOC. -  Sei. Outros, outros veículos da família da motocicleta?
LOC. -  Chegados à motocicleta?
DOC. -  É.
LOC. -  Eh, eu não sei, esqueci o nome desse negócio.
DOC. -  Sei. Não tem problema. Eh, você conhece algum carro de uma só roda, preso a uma motocicleta?
LOC. -  Conheço sim.
DOC. -  Como é que você chama aquilo?
LOC. -  Como é que eu chamo aquilo? Eh, motocicleta com, com, sei lá, com carrinho, com, eh, não sei não, esqueci.
DOC. -  Quais são as partes de um automóvel? Não sei se é preciso ele descrever um.
LOC. -  As partes de um automóvel por exemplo de passeio?
DOC. -  Por exemplo do teu carro. Como é que você descreveria?
LOC. -  Tem, ahn, o chassi, não é, a carroceria, tem partes essenciais, né, do automóvel, tem a parte elétrica, instalação elétrica, tem a, a transmissão e o motor e a direção. E o luxo, tal, assentos, pintura, essas coisas.
DOC. -  Aquela parte de cima do carro.
LOC. -  Capota.
DOC. -  E o ...
LOC. -  Volante.
DOC. -  Sei. As coisas que tem na, na, de pé.
LOC. -  Pedal.
DOC. -  Há só pedal?
LOC. -  O pedal do freio, o acelerador e embreagem, pedal da embreagem.
DOC. -  Perfeito. Como é que se chama aquela coisinha de tirar, por exemplo, a ...
LOC. -  Limpador de pára-brisa?
DOC. -  Eh, e os carros movem sobre quê (inint.)
LOC. -  Sobre rodas.
DOC. -  Você conhece a estrutura de uma roda?
LOC. -  Eh, as partes de que se compõe uma roda?
DOC. - É.
LOC. -  Pneu, o aro, calota.
DOC. -  Hum, hum. Eh, pessoas que, pessoas que se envolvem com automóveis?
LOC. -  Que consertam por exemplo, mecânicos?
DOC. -  Por exemplo, é.
LOC. -  Só isso?
DOC. -  É. Desenvolve mais isso. Mecânicos, que mais?
LOC. -  Tem lanterneiro, tem capoteiro, tem borracheiro.
DOC. -  O lanterneiro faz o quê?
LOC. -  Lanternagem.
DOC. -  O que é lanternagem?
LOC. -  Lanternagem é o, é o ato de, através de martelos de borracha ou de fibra ou de plástico desamassar o, a lataria, né, do veículo.
DOC. -  É, como é que os, um automóvel se ilumina nas estradas pra ...
LOC. -  Faróis.
DOC. -  Os faróis têm uma lâmpada principal, lâmpada secundária, como é que se chamam essas lâmpadas?
LOC. -  Luz baixa, luz alta, não é isso?
DOC. -  Hum, hum. Perfeito. E, por exemplo, pessoas que gostam de automóvel, se envolvem, usam o automóvel como esporte por exemplo.
LOC. -  Corredores, pilotos.
DOC. -  Onde é que um automóvel se abastece?
LOC. -  Posto de gasolina.
DOC. -  Pessoas que trabalham no posto de gasolina?
LOC. -  Bombeiros. É o cidadão que introduz a mangueira no cano, no cano do depósito de gasolina, colocando a gasolina. Tem o lavador de carro, o borracheiro (sup.)
DOC. -  (sup.) Como é que se chama, como é que se chama o depósito de gasolina?
LOC. -  Tanque de gasolina.
DOC. -  O ... Perfeito. Ahn, o tanque de gasolina fica onde?
LOC. -  No meu carro por exemplo fica na frente.
DOC. -  E no posto de gasolina, se chama de tanque também?
LOC. -  É o tanque de gasolina.
DOC. -  Mesmo no posto?
LOC. -  Mesmo no posto. Qualquer reservatório que, que se preza eu chamo de tanque de óleo, de gasolina.
DOC. -  Que tipo de condução, eh, interurbana, interurbana não, condução urbana que anda sobre trilhos?
LOC. -  Metrô.
DOC. -  Sim, outro, que não seja, não seja subterrâneo.
LOC. -  Bonde.
DOC. -  Hum.
LOC. -  Bonde já era, né?
DOC. -  Mas você ainda pegou bonde?
LOC. -  Peguei.
DOC. -  As pessoas que trabalham no bonde?
LOC. -  Condutor.
DOC. -  Que que ele fazia?
LOC. -  Condutor era o que cobrava, né?
DOC. -  Hum. E quem dirigia?
LOC. -  Era o, ah, não, condutor não era o que cobrava, lógico que não era.
DOC. -  Então não era o condutor. O condutor fazia o quê?
LOC. -  O condutor não fazia nada. Tinha o motorneiro que era (sup.)
DOC. -  (sup.) Motorneiro era o quê?
LOC. -  O motorneiro era o que dirigia, aquele que ... E tinha o, como é o nome daquela figura? É o ...
DOC. -  O sujeito que tomava conta das passagens, se estava certo, se não estava.
LOC. -  Era o trocador, né? Condutor não tem em bonde não, que eu saiba.
DOC. -  Havia um sujeito que ficava, que ficava, eh ...
LOC. -  Fiscal?
DOC. -  Escuta, a estrutura de um bonde? Você se lembra de algumas coisas?
LOC. -  Bonde? É uma armação de madeira, né?
DOC. -  Sei. Onde é que as pessoas se apóiam, se seguram por exemplo?
LOC. -  Balaústre.
DOC. -  E metem o pé?
LOC. -  Mete o pé? No estrado.
DOC. -  No?
LOC. -  No estrado. Quer dizer, aquela barra metálica que você quer saber ou a parte de baixo? A parte de baixo é o estrado do, do chão do bonde, o estrado de madeira, né?
DOC. -  Sei. Isso ficava do lado de fora ou dentro do bonde?
LOC. -  Dentro.
DOC. -  E do lado de fora do bonde?
LOC. -  Do lado de fora tinha o, o, espécie de um estribo, né?
DOC. -  Hum. Tá. E por exemplo uma conduçãozinha que, individual pra ...
LOC. -  Motocicleta ou lambreta.
DOC. -  Outra?
LOC. -  Bicicleta, lambreta.
DOC. -  Hum. Veículos de mão por exemplo, veículos ...
LOC. -  Carrinho de mão. Eh, carrinho de mão, que mais? Carrinho de mão.
DOC. -  Veículos de tração animal?
LOC. -  Carro de boi.
DOC. -  Outro?
LOC. -  Eh, carro de boi.
DOC. -  Outro?
LOC. -  Charrete.
DOC. -  Hum, hum. Eh, o que que pode acontecer por exemplo com o automóvel? Acidentes, eh, acidentes não rotineiros, né, quer dizer, acidentes.
LOC. -  Capotagem por exemplo.
DOC. -  Outros?
LOC. -  Derrapagem.
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Sem capotagem.
DOC. -  Outro?
LOC. -  Estourar um pneu.
DOC. -  Hum, hum. E como é que se faz pra consertar o pneu? O que que se faz?
LOC. -  Troca-se o pneu.
DOC. -  Troca-se sempre?
LOC. -  Não. Se o pneu furar, se o pneu de um automóvel furar a gente troca o pneu do automóvel através do macaco e tal.
DOC. -  (inint.)
LOC. -  Hum?
DOC. -  (inint.)
LOC. -  Eh ...
DOC. -  Quando, quando o seu carro não, não, não está funcionando, você tem um nome especial?
LOC. -  Tenho.
DOC. -  Como é que você diz?
LOC. -  Bem, esse nome que é o nome que, que nós, que, que a gente fala assim é um nome popular, né? Que a gente diz, o carro está enguiçado, né, mas o nome, é lógico que o nome técnico não é esse. A gente diz que o carro está enguiçado.
DOC. -  Por exemplo, se o pneu estiver, o pneu está muito gasto, como é que você diz?
LOC. -  Carecão, careca.
DOC. -  Hum. E o que que se faz pra ...
LOC. -  Faz uma recauchutagem.
DOC. -  Hum. Eh, como é que você fala por exemplo, eh (inint.) entrar no, no automóvel, no bonde, num veículo qualquer? Entrar num veículo. O que que é?
LOC. -  Tomar o veículo.
DOC. -  Hum, hum. Como é que se diz (sup.)
LOC. -  (sup.) Tomar um ônibus, tomar um (sup.)
DOC. -  (sup.) Um avião (sup.)
LOC. -  (sup.) Um táxi.
DOC. -  Um avião, por exemplo?
LOC. -  Tomar um avião também.
DOC. -  Um bonde?
LOC. -  Tomar um bonde.
DOC. -  Um navio?
LOC. -  Tomar um navio.
DOC. -  Eh, vamos falar agora de, de navio, né?
LOC. -  Falou.
DOC. -  Tá. Tipos de viagem de navio?
LOC. -  Podemos ter viagens, eh, de, de longo curso, médio curso, pequeno curso, cabotagem.
DOC. -  Cabotagem o que que é?
LOC. -  Cabotagem é uma, eh, eh, navios que fazem viagens entre portos, né, assim perto.
DOC. -  Hum, hum. Eh, outros tipos de transportes marítimos?
LOC. -  Submarino por exemplo é um pouco diferente de navio. Outro?
DOC. -  É.
LOC. -  Lancha.
DOC. -  Hum, hum. Que mais?
LOC. -  Eh, barca.
DOC. -  Como é que se vai de Niterói pro, estado do Rio pra Niterói, por exemplo, através de quê?
LOC. -  Bem, tem a barca mas tem um outro veículo também que é o, meu Deus do céu, é o, como é o nome, é aerobarco como a gente chama.
DOC. -  Eh, barcos de, por exemplo pra, pra pescar, como é que você chama?
LOC. -  Eh, tem pesca profissional ou amador, como é que é? Ah, tem profissional, tem traineira, tem, tem pesqueiro, navio pesqueiro.
DOC. -  Hum, hum.
LOC. -  Tem ... Pode-se pescar de lancha também.
DOC. -  E amador?
LOC. -  Pois é, amador, amador geralmente pode ser por exemplo no norte uma jangada, pescar, pode ser lancha, pode ser um navio de, a vela, que também se pesca em navio a vela.
DOC. -  Onde é que se apanha a lancha pra Niterói?
LOC. -  É no cais, no cais da, da praça Quinze. É isso que você quer, o cais, o nome?
DOC. -  Vem cá, a construção toda?
LOC. -  A estação das barcas.
DOC. -  Hum, hum. Você quando vai, quando passa por ali, que que você faz pra poder ...
LOC. -  Passo por uma roleta, né, pago, tal, passo por uma roleta.
DOC. -  Hum, hum. E por exemplo se você vai viajar de navio, que que você adquire para essa viagem? Você, você já foi pra Europa de navio, não é?
LOC. -  Já.
DOC. -  Então conte como é que foi. Do começo.
LOC. -  Não, o começo da viagem?
DOC. -  O que você fez pra poder ir. Pra poder ir. Lá, lá, quais foram os procedimentos burocráticos, etc. e tal?
LOC. -  Aí é que está porque eu não tive procedimento burocrático porque eu viajei sem passaporte, viajei só com carteira de identidade, tal.
DOC. -  Mas lá no local onde fica o navio especificamente.
LOC. -  No píer? Quando chegava no, no porto, é isso que você diz?
DOC. -  (inint.) você teria que fazer algumas coisas, eh, pra, pra viajar.
LOC. -  (inint.) especifica, especifica melhor (sup.)
DOC. -  (sup.) Uma pessoa, uma pessoa que não viajasse como você.
LOC. -  Sim.
DOC. -  Um passageiro normal, que que ele faria? Pra viajar de navio?
LOC. -  Tinha que comprar um, um, uma passagem de, na companhia, do dono do navio, né?
DOC. -  Sei.
LOC. -  Teria a passagem, tal, através do passaporte assim não sei quê, uma porção de coisas.
DOC. -  Por avião também?
LOC. -  Por avião, eh, com... comprava também uma passagem de avião.
DOC. -  Sei. Tipos de manobras do navio?
LOC. -  Atracação do navio, desatracação do navio, eh, eh ...
DOC. -  Um encontro de dois navios em alto mar tem um nome específico?
LOC. -  Colisão, colisão de navios.
DOC. -  Mas se um passa pelo outro simplesmente?
LOC. -  Uma passagem (sup.)
DOC. -  (sup.) Como é que se chama o trajeto do navio?
LOC. -  Rota ou derrota.
DOC. -  Derrota o que que é?
LOC. -  Também é isso, é a rota do navio.
DOC. -  Virando pelo outro lado?
LOC. -  É.
DOC. -  De um avião também?
LOC. -  É. Rotas aéreas.
DOC. -  Perfeito. E as pessoas que trabalham no navio? Como é que se chama o grupo de pessoas que é encarregado de por exemplo trabalhar num avião, trabalhar num navio, etc.?
LOC. -  Tripulação. No navio (sup.)
DOC. -  (sup.) Hum, hum. Quais os elementos que constituem a tripulação de um navio por exemplo? Um navio de passageiros, por exemplo?
LOC. -  Bem, um navio de passageiro, eh, um navio de passageiro ainda tem uma, uma tripulação composta do pessoal que dá, dos oficiais, não é, e da, de maquinistas.
DOC. -  Os oficiais são todos do primeiro nível ou há outros?
LOC. -  Não, eles podem ser oficiais de, vamos falar por exemplo de um navio mercante, né? Oficiais de náutica, oficial de máquina, oficial de intendente, pode ser de comunicações.
DOC. -  As partes de um navio de passageiros?
LOC. -  Partes de um navio. Tem o casco do navio, tem a superestrutura que é onde que ficam os, o, as acomodações, tem as máquinas, tem leme, tem mastro, a âncora, certo? Mais alguma coisa? (sup.)
DOC. -  (sup.) Perfeito. A parte da frente do navio?
LOC. -  Proa. Popa do navio.
DOC. -  Lado direito?
LOC. -  Boroeste.
DOC. -  Lado esquerdo?
LOC. -  Bombordo.
DOC. -  Por exemplo, agora, transportes aéreos? Tipos de avião?
LOC. -  A hélice, a jatoturbo, a foguete, turboélice.
DOC. -  Hum, hum. Eh, estrutura de um avião assim?
LOC. -  Você quer que descreva a estrutura?
DOC. -  É, isso. Perfeito.
LOC. -  Ah, tem estrutura afilada, né, em formato de gota que, e tem uma asa que tem também o formato de um, um aerofólio, né, e um leme também com formato de um aerofólio, hélice, cabine, parte de fora, né?
DOC. -  Avião que leva pessoas?
LOC. -  Avião de passageiro.
DOC. -  Eh, avião que presta socorros por exemplo? Socorros.
LOC. -  Que presta socorro? Eh, avião de salvamento, né?
DOC. -  Eh, como é que se chama a parte mesmo metálica do avião?
LOC. -  É a, acho que é, estrutura do avião não é. Estrutura do avião seria a parte que, parte resistente do avião que é coberta pela chapa. Não sei. Talvez o ... Comparando com a carroceria seria o quê?
DOC. -  Como se chama?
LOC. -  Asas.
DOC. -  Hum, hum. E ...
LOC. -  Hélice.
DOC. -  Perfeito. Eh, como é que se entra ou se sai de um navio, de um avião, quer dizer?
LOC. -  Avião? Pelas escadas, né? Colocada na porta do avião.
DOC. -  E quando se está dentro de um navio, de um avião, diz-se o quê, que se está como?
LOC. -  Embarcado.
DOC. -  Ahn, ahn. Só?
LOC. -  Pode ser a bordo também, do navio, a bordo de um navio.
DOC. -  Perfeito. Eh, eh, por exemplo embarcação marítima pequena, pequeno porte?
LOC. -  Tem lancha, tem navio, eh, eh, tem veleiro, tem, eh, rebocador, traineira (sup.)
DOC. -  (sup.) Acidentes, acidentes com navio, com barco, etc., quais podem ser os acidentes?
LOC. -  Pode haver uma colisão, pode encalhar numa, numa, numa pedra, num alto o fundo, pode explodir uma, um tanque, máquina.
DOC. -  Perfeito. Acidentes de avião? Acidentes de avião?
LOC. -  Parar os motores.
DOC. -  Tem um nome pra isso? Um nome qualquer.
LOC. -  Eh, pode entrar em parafuso, pode entrar em, em, dar uma pane, né, geral no avião, né, pararem os motores.
DOC. -  Assim uma espécie de um buraco sem, sem ar em que o navio cai, como é que se chama?
LOC. -  Que o quê?
DOC. -  Por exemplo, há um problema de pressão atmosférica, etc. e tal que o navio ...
LOC. -  O avião, o avião?
DOC. -  o avião.
LOC. -  Um vácuo, né?
DOC. -  Escuta, e problemas de, dentro da cidade, o sistema, os elementos relacionados com a movimentação de veículos numa cidade como é que se chama? O conjunto de tudo isso que rege a movimentação dos veículos numa cidade (sup.)
LOC. -  (sup.) Meios de transporte, é isso que você diz?
DOC. -  Eu digo o seguinte: o conjuto de regras que, que regem ... O problema do Rio. O, é, o problema por exemplo do Rio (sup.)
LOC. -  (sup.) Regras de trânsito? É isso que você diz?
DOC. -  Hum, hum. Fale, descreva alguns, quer dizer, elementos do trânsito que contribuam de forma, que constituem tr^ansito, instrumentos, pessoas, etc.
LOC. -  Ah, temos os sinais de trânsito, temos as faixas, temos as vias, né, de acesso, viadutos (sup.)
DOC. -  (sup.) Quais são as (sup.)
LOC. -  (sup.) Ahn?
DOC. -  Quais são as funções das faixas?
LOC. -  As faixas, podemos ter faixa de pede... pedestre pra poderem atravessar a rua, podemos ter faixa pra indicar ultrapassagem do veículo.
DOC. -  Hum, hum. E esse, aquele código do trânsito assim por exemplo espalhado na cidade, como é que você chama isso?
LOC. -  Como é que eu chamo?
DOC. -  É.
LOC. -  São sinais, né?
DOC. -  Sei. Sinais de ... Os sinais são todos iguais pra você, os sinais de trânsito?
LOC. -  Não.
DOC. -  Quais são os tipos de sinais de trânsito que há?
LOC. -  Ah, tem milhões, tem parada proibida, estacionamento proibido, tem, eh, eh, via preferencial, não buzine, hospital.
DOC. -  Por exemplo, um tipo de sinal que você aperta um botão, você chama por um nome, com um nome diferente? Conhece? Um sinal (sup.)
LOC. -  (sup.) Sinal pra travessia de pedestre.
DOC. -  Que você aperta um botão, não é esse automático (sup.)
LOC. -  (sup.) Não é automático (sup.)
DOC. -  (sup.) Que você aperta um botão e espera (sup.)
LOC. -  (sup.) Manual. Sinal manual.
DOC. -  Você não chama por outro nome não? Sinal manual.
LOC. -  Não, eu chamo de sinal pra travessia de pedestre.
DOC. -  E o pessoal que trabalha, além disso só existe o sinal pra (sup.)
LOC. -   (sup.) Não, tem o guarda, guarda de trânsito.