« MAPA «
PROJETO NURC-RJ

DIÁLOGOS ENTRE INFORMANTE E DOCUMENTADOR (DID):

Tema: "Alimentação"

Inquérito 0050

Locutor 059
Sexo masculino, 29 anos

Data do registro: 26 de abril de 1972
Duração: 40 minutos


Som Clique aqui e ouça a narração do texto


#L
Mas como é que a gente começa?
#D
Como você quiser. Por exemplo, você acabou de almoçar, pode começar dizendo onde você almoçou e o que que você comeu.
#L
Eu almocei aqui em frente, onde eu sempre almoço. Normalmente, né, porque eu almoço na rua. (inint.) normalmente eu almoço aqui, é mais barato, né?
#D
Aqui significa o quê?
#L
Aqui, aqui, um barzinho que tem aqui pertinho.
#D
Você almoçou o quê?
#L
Hoje foi galinha. “Menu”: galinha à brasileira.
#D
Como é a galinha à brasileira?
#L
É farofa, arroz e galinha, galinha assada.
#D
Hum
#L
É assim.
#D
É boa a comida normalmente aí?
#L
Mais ou menos. Não é muito cara, entende? E dá pra comer. Quer dizer, não é requintada, não é muito bem preparada mas, dá pra comer.
#D
Mas durante a semana você costuma almoçar aí, não é? Jantar também?
#L
Não, eu janto em casa. Aí (sup.)
#D
Mas, como, como, como costuma ser durante a semana, eh, que, que tipo de comida assim, que todos os dias não é a mesma comida?
#L
Não , varia , mas como é, não sei. Eu chego lá está pronto, eu como.
#D
Hum, hum.
#L
Eu como de tudo. Eu, eu tenho muito pouca... Não sou muito chato pra comer, não. Eu gosto, eu gosto relativamente de comer, quer dizer, eu como muito, mas, eu não faço... Eu não sou requintado pra comer, não. Como qualquer coisa que esteja com um bom paladar.
#D
O que você costuma comer assim de manhã à noite? Desde a primeira refeição que você faz até a última?
#L
De manhã eu não como nada, eu só tomo um cafezinho com Suita, com, com adoçante, pra ver se eu perco uns quilinhos, né? Depois o almoço normal. Um almoço com, com, normalmente o, o que se come, o que sempre se come, né, eu ou qualquer outro brasileiro que possa comer isso. É  bife com fritas, isso é, é o forte, né? Agora, às vezes, a gente come alguma outra coisa, né? Aí, aí, normalmente se come aí, não come-se... Não, não tem muita variedade, não. De vez em quando eles fazem aí umas lingüiça mineira, o que eles chamam de linguiça mineira, e a gente come, ou é galinha. Mas normalmente é bife com fritas, o almoço. Ou então a gente vai almoçar numa churrascaria, come-se um churrasco, ou então tem um outro restaurante que a gente costuma freqüentar também que é o, que é, que é aqui na, em Bonsucesso, então esse restaurante é sempre peixe, né? Nós comemos mais peixe lá. Eu sempre peço um bacalhau. Eu gosto muito de bacalhau.
#D
De que maneira?
#L
Assado. Vocês estão com frio, estão? Eu estou com um frio danado. Um momentino só, deixa eu pedir pra desligar o ar.(interrupção). Paramos aonde, heim?
#D
Você estava explicando o bacalhau.
#L
Ah, o bacalhau (riso). Formidável. O bacalhau assado com brócolis é muito gostoso, bacalhau  à portuguesa, como eles chamam, bacalhau assado com brócolis.
#D
Entre o almoço e, e de manhã você não come nada?
#L
Não.
#D
Nem bebe nada?
#L
Só água. E café. Café eu tomo toda hora. Aqui toda hora tem café. Eu gosto, nós gostamos muito de café, toda hora tem café. Daqui a pouco o rapaz bate aí é outro cafezinho, daqui a uns vinte, vinte minutos, meia hora.
#D
E à noite?
#L
À noite eu janto.
#D
Aonde?
#L
Em casa.
#D
Aí o tipo de jantar já é diferente, né?
#L
É, o jantar caseiro, né?Aí vai, aí todo dia tem um troço lá, agora o que tem eu não sei. Todo dia tem uma outra coisa, que não dá pra repetir, não é? Senão a gente não... Se todo dia de manhã eu acordo e praticamente como a mesma coisa, no jantar sempre tem alguma coisa, assim, diferente, né?
#D
Mas que coisa?
#L
Sei lá, arroz, feijão, isso tem sempre. Arroz, feijão, pode ter um, um bife outra vez, pode ter um bife de caçarola, né? Pode ter, o quê? Às vezes um estrogonofe, às vezes um negócio melhor. O que mais? Peixe, peixe frito, peixe assado, moqueca.
#D
Moqueca, como é moqueca? Ah, bom, sua mulher é baiana.
#L
Moqueca é um peixe, é feito no, com azeite-de-dendê, cozido com azeite-de-dendê, não é? Macarrão, enfim, bolinhos, etc.
#D
Que que você mais gosta de comer?
#L
O que que eu mais gosto, Geralmente, o que a gente, aquilo que a gente come mais, né? Bife com batata frita, é, arroz e feijão.  Mas eu gosto muito de bacalhau, gosto muito de peixe.
#D
E outras coisas do mar?
#L
Peixe, peixe só peixe de primeira. Eu sou muito chato pra peixe. Só gosto de peixe de primeira, peixe de carne branca.
#D
Quais são esses peixes? O nome desses peixes.
#L
Badejo, robalo, entende? Peixe de carne branca. Garoupa, linguado(sup.)
#D
(sup.) Por exemplo, quando você, quando você come assim um prato de peixe, né, existe uma (inint.) é acompanhado esse prato? (sup . )
#L
Depende. O peixe se é cozido ele vem com pirão, não é? Pode vim moqueca, não é, sempre tem arroz, que acompanha. Esses e os acompanhamentos normais, né, de toda mesa.
#D
E fim de semana você, você faz refeições em casa também?
#L
Faço.
#D
Sempre fim de semana vocÊ faz em casa.
#L
É. Olha, no sábado, a gente sai, sai pra jantar fora, de vez em quando, de vez em quando, porque não dá, né? É a tal coisa, a gente, nós temos um padrão um pouco melhor de vida, mas o que já... O nosso padrão não é tão melhor. É melhor, mas não é tão melhor. Então você vai almo... jantar fora, você pode contar em gastar oitenta ou noventa contos por ai, um casal, tranqüilamente, é quanto deve sair, uns quarenta a cinqüenta contos por cabeça. Então, a gente tem que se restringir assim, às
vezes, é uma vez por mês, uma vez de dois em dois meses, a gente vai.
#D
E por exemplo(sup.)
#L
(sup.) Aí, isso é um troço que é melhor, porque todo dia eu como fora, todo dia, né, com exceção dos fins de semana. Então esses, esses restaurantezinhos chega durante a semana. Quando eu vou almo... jantar fora, vou num restaurante que provavelmente a comida deveria ser melhor, que normal... Às vezes não acontece, mas que deveria, não é? Então a gente gasta um dinheirão.
#D
Você vai em que restaurante? Que tipo de comida você prefere?
#L
Aí é o que tem,é quilates de comidas complicadas que a gente, umas a gente conhece, outras não, né? Mas aí a gente pega uns negócios assim que, que, os nomes são bem esquisitos. Mas sempre bem feitos, quando o restaurante é bom é sempre bem, é bem feito. Aí não há bifes com fritas, a gente come mais, sei lá, troços diferentes.
#D
É sempre comida brasileira?(sup.)
#L
Não. Depende do restaurante que se vá, né? Tem restaurantes de comidas internacionais, outros típicos, não é, comidas típicas. Vai-se comer o que, dependendo do restaurante, o que se for... A gente vai comer o prato que, que dentro daqueles que a gente pergunta ao garçom, o que é isso e tal, aí a gente pede.
#D
Por exemplo uma refeição dessas em que você faz num restaurante que você diz de noventa contos que você disse que é caro e tal...
#L
Você acha cara?
#D
Sim, ninguém está discutindo o preço. Mais ou menos existe uma espécie de ritual que você, ah, tem umas etapas, né? Logo quando ele entra (sup.)
#L
Ah, se tem ritual? Olha, eu não sou muito protocolar, portanto, realmente há sempre um ritual nesses, nesses lugares, a gente vai, vai cumprindo, né? (int.) então sempre há. Vem uma entrada, não é? Vem uma entrada, não é? Vem uma entrada que você... Normalmente é uma sopa, pode ser uma sopa, pode ser uma salada, uma coisa dessas, mas eu não, eu não gosto muito de entrada, entende? Quer dizer, eu já entro pelo fim. Entrada é uma sopa, é um troço, eu não com... eu não gosto muito de sopa e tampouco de salada. Eu como, mas não gosto muito, gosto mas não ... Então a gente já vai logo pro prato principal, entende? Eu pelo menos. Mas normalmente tem uma entrada. Tem, antes tem um aperitivo. Esse eu tomo porque, um uisquezinho, uma coisa assim, tem aqueles..., E eu gosto muito também é do, do, do, do serviço, né? Como aquele pão todo. Quando chega a comida eu estou sem fome (riso). Tem sempre esse troço.
#D
E depois?
#L
Depois vem o prato, né? Vem o prato. Aí pode ser servido com vinho, normalmente você toma um vinhozinho.
#D
Mesmo durante o calor?
#L
­É. Porque se estiver muito quente você toma um vinho tinto gelado, não tem problema nenhum. Ou então, não, pode tomar chope e cerveja. Eu gosto muito de cerveja, portanto muitas vezes eu não tomo, eu não tomo vinho, tomo a cerveja. Quer dizer, em matéria de alimentos, eu não sou requintado, entende? Eu não tenho muito... Está esquentando aqui agora, né? É só abrir ali. Pra mim já está bem mais agradável. Se estiver muito quente depois eu fecho ali. Mas, depois, a sobremesa que eu também não com porque eu não gosto de sobremesa, eu não gosto de doce. E o
cafezinho que eu não dispenso. Só isso.
#D
Mas sua mulher, por exemplo, gosta de sobremesa?
#L
Não, porque ela, ela gosta, mas ela não come, porque eu não comendo, ela aproveita pra fazer um regimezinho, entende?
#D
Não há aquele tipo de doce assim que você goste? De nenhum você gosta?
#L
Eu não gosto muito de doce. O único troço que eu gosto é chocolate. Faz um... Engorda (inint.) Mas eu, doce, não gosto muito, não. Frutas, eu gosto de frutas, frutas eu gosto.
#D
Que frutas você gosta?
#L
Quando tem um bom melão eu como, peço. Fruta-de-conde, agora é época, estão boas.
#D
Que mais?
#L
Frutas de uma maneira geral gosto, de uvas, maçã eu gosto, frutas de uma maneira geral, laraja, uma, uma salada de frutas com... Quer dizer, frutas de uma forma, de uma maneira geral.
#D
Vocês têm preocupação (sup.)
#L
(sup.) Morango, eu gosto muito de morango, morango com creme.
#D
(sup.) com um tipo de alimentação pro verão e um tipo de alimentação pro inverno, por exemplo?
#L
Não, nenhum brasileiro tem essa preocupação, se não me engano, né?
#D
Ou uma refeição mais leve durante o dia, mais leve durante a noite (inint.)
#L
(sup.) Eh, dizem, dizem, né, os, os nutrólogos, né, que nós somos um povo que pior come, né? Nós não sabemos nos alimentar, né? E é, e é verd... e é real porque a gente não tem um mínimo, a gente não tem a mínima preocupação com a comida. Se está sabendo se está comendo o número de proteínas certo, sais minerais, nada disso, a gente vai comendo, né? Você tem essa preocupação, por exemplo? Você tem? Eu também não tenho. Como todo bom brasileiro, nós não temos preocupação nenhuma com a comida, se vamos comer comida mais leve, heim? Nenhuma. Muitas vezes a gente tem muito que fazer durante o dia e se esquece toma duas cervejas e aí fica com sono. Agora não porque eu quero ver se perco uns quilinho, então não estou tomando mais cerveja, mas às vezes acontecia, a gente se esquecia que tinha muito o que fazer e tomava umas duas cervejas e ficava com um sono danado. Comia pra burro. Mas a única preocupação que a gente tem é com a, com o, é com o físico, né? Principalmente eu gosto muito de jogar bola, agora até todos nós não estamos jogando, porque o campo está em reforma, mas uns quilos a mais na, no, no futebol pesa um bocado. Então a única preocupação que um brasileiro normal, assim num padrão de vida razoável tem, é com, é com a estética. Não engordar demais. Mas se está comendo as proteínas certas ou não, a gente não sabe.
#D
Qual é o prato típico assim brasileiro que você considera?
UL
Depende da região.
#D
Então vai dizendo a depender da região quais são?
#L
Vamos ver por onde eu já passei, os pratos típicos que eu sei.
Olha, em Minas, você tem lá feijão-tropeiro, né, ou, ou o tutu à mineira, como típicos. A Bahia, toda, toda aquela, as moquecas, vatapá, todas essas comidas à base de, de azeite-de-dendê, né? Pro norte você tem a, li pra Pernambuco, tem a carne-de-sol. Ceará, carne-de-sol. São Paulo, São Paulo é internacional, não é, o lugar em que melhor se come no Brasil, qualquer restaurante que você entre lá, por pior que seja, você sempre come bem, né? Li pro Rio Grande do Sul é o churrasco, né? Santa Catarina idem, é o churrasco também. Tem um, tem um restaurante, em, em .., Santa Catarina, não. Santa Catarina, eu falei em Santa Catarina. Santa Catarina o típico de lá é o camarão. Camarão de diversas formas. Peixe, né? Cidade... Agora, já em Curitiba, você come muito é churrasco também, tem um restaurante li em que você come, você entra, você come churrasco de tudo quanto é tipo: de coração, desde o coração de boi até, enfim, você come tudo, até os testículos, né? Eles fazem churrasco de tudo do boi. De vitela. Aqui no Rio, a gente come de tudo, né? Não tem assim, é o bife com batata frita. Aqui no Rio, eu acho que é o que pode caracterizar, ou a feijoada, né? Feijoada caracteriza melhor, que eu gosto muito também. Feijoada daqui, inclusive, você não, você não tem feijoada como tem aqui no Rio, não. Porque feijoada por aí por fora, elas... Aqui, não, você tem de tudo dentro da feijoada, você tem todos os tipos de, de troços, de ...
#D
O que que entra numa feijoada?
#L
Sei lá, mas entra um bocado de coisa. Entra orelha de porco, toucinho, lombo, lingüiça, péde porco, entra um monte de coisas.
#D
E feijão? É qualquer tipo de feijão?
#L
O preto. Feijão é o preto.
#D
E há outros tipos de feijão, que você goste de comer?
#L
Eu gosto de tudo quanto é feijão: lentilha, feijão-branco, feijão-mulato, feijão-manteiga, feijão-preto, eu como. Como eu disse no início, eu, particularmente, eu não sou muito chato pra comida, né. Eu gosto muito, por exemplo, de polvo. Polvo, mexilhão, comidas do mar eu gosto muito, são bastante gostosas. Eu como todas elas sem muito problema.
#D
Você tem idéia de como se prepara um prato de polvo? (inint.)
#L
Não. Não tenho. Sei que não é fácil preparar, não. Se ele não for bem preparado ele fica com mau gosto, por causa do veneno, né? Não é veneno, que ele não tem veneno, é uma tinta que ele tem. Se não for muito bem preparado ele fica com mau gosto. Agora, como prepara eu não sei. Eu gosto de comer, né? Preparar, eu não sei como é que faz não.
#D
Você não sabe cozinhar?
#L
Saber cozinhar eu não sei não, eu sei fazer um arroz, um feijão, um macarrão, uma batata frita, um bife, e paro por aí mesmo. Não sei, não vou mais longe, não. Ah, um churrasco, eu aprendi a fazer churrasco no Rio Grande do Sul, como eles fazem churrasco.
#D
Como é que eles fazem?
#L
Você tem que ... Primeiro, a carne tem que ser de um dia pra outro. Eles matam um boi num dia, não é, descansam a carne. Não sei por que descansam tampouco. Ela não pode ser lavada, ela tem que descansar. Põe lá numa pedra, você mata o bicho, põe, depois, p5e t~buas. Se for num campo, você p5e umas tábuas, né? Deixa elas descansando de uma noite pra outra, pra ela não ficar dura, descansa pra não ficar dura. Depois, eles não lavam a carne, não põem água na carne, deixam ela lá o tempo todo. Quer participar, aqui hoje é a alimentação (fala para circunstante)
#D
Ele já sofreu com meteorologia.
#L .
Ah, meteorologia, 'tchau'. E você .. A gente descansa a carne, leva ela ao fogo, sem tempero algum, então; quando ela começar a tomar cor, quando ela começar, então, você verificar que ela está começando a ser queimada, então, você faz com ... Tem uma salmoura, que é água e sal e mais nada, ai você vai molhando, vai molhando. Fica, fica gostoso um bocado.
#D
Mas essa carne é uma carne especial ou pode ser qualquer carne, qualquer parte do animal?
#L
Não. Tem que ser carne macia, né? De alcatra pra cima, né? Alcatra, filé, contra-filé, e o 'mignon' eles não fazem do 'mignon'. Se for vitela, não, aí pode ser qualquer carne, até a carne de pescoço, quando é vitelinha nova, não... Ela é macia. O problema de ser qualquer carne ou não é se é dura ou não, entende, pra você poder cozi... cozinhar, senão você teria que dar outro preparo à carne.
#D
Eu ia lhe pedir uma coisa, pra fechar a janela mais voltada pra parede, senão vai sair tudo aqui. Você falou que essa carne de churrasco ela não é temperada. Você gosta de pratos muito condimentados ou pouco condimentados, ou que tipo?
#L
Olha, eu não sei, é a tal coisa, se ele é muito ou se é pouco condimentado a gente não dá muita atenção, desde que ele seja de bom paladar, não é isso? Então, às vezes, pode, eu gosto de carne, eu gosto muito da comida baiana, por exemplo. Então, toda comida baiana é muito condimentada e é gostosa. Já o churrasco quando é feito assim é muito melhor do que quando ele é preparado no, como eles chamam, no vindalho, né? Vinho, azeite, o diabo. Ele é muito mais gostoso feito como, como é feito li no Rio Grande do Sul, dessa forma, sem tempero, só na salmoura e a salmoura sendo jogada nele, não ... No fogo. É muito mais gostoso assim.
#D
Salmoura o que é?
#L
Água e sal, mais nada. Eles jogam com folha de salsa. Eles, eles jogam no, assim que eles fazem. Você é daonde?
#D
Eu sou do Amazonas.
#L
Do Amazonas, e você? Você é daqui.
#D
Bahia.
#L
Bahia. E no Amazonas tem uma tartaruga, eu gosto um bocado de tartaruga.
#D
Mas como é que você gosta? Existem várias maneiras de...
#L
Olha, eu já comi a sopa de tartaruga e gostei.
#D
Como se faz? (inint.)
#L
A sopa de tartaruga? Ah, não sei. Só sei que é sopa de tartaruga. Como fazem eu não sei. Lá, põem a tartaruga li e cozinham, não sei como é que faz, e a, o filé da tartaruga, como eles chamam, é, é um churrasco de tartaruga. Também é gostoso, gosto muito. Eu já comi jacaré.
#D
É?
#L
E é gostoso. Não é ruim, não. Jacaré eu comi aqui no Rio. Tem um restaurante em que... Esse restaurante, não é bem restaurante, é um barzinho, bar dos caçadores, como eles chamam, quilômetro doze ,da Rio - Petrópolis, e lá fazem caças, né? Lá então você come cobra lá. Eu não comi ainda não, porque ainda não consegui me livrar da mesma coisa que você teve agora, assim repulsa. A gente não pode dizer se gosta ou não gosta de uma comida sem provar. Por exemplo, eu comi jacaré, consegui me libertar do negócio, pensar que aquilo era um jacaré.
#D
Comeu sabendo o que estava comendo? (sup.)
#L
(sup.) Comi sabendo. E é gostoso pra burro jacaré. Jacaré é um misto de peixe com carne. Fica uma... Tem o gosto, tem um gosto de galinha. Eu sei que tem um gosto de galinha. É gostoso, não é ruim, não.
#D
O que se usa normalmente como tempero?
#L
Você devia fazer essa entrevista com uma dona de casa, uma cozinheira, está ouvindo?
#D
Isso também a  gente faz, só que não interessa o que    a especialista conhece. Porque você percebe, o gosto (sup./inint.)
#L
Sal, não é, tem que existir, não é, no tempero, né? Alho eu acho que usam, né? Cebola, né? Isso fica lá misturado com aqueles outros, a gente não percebe, mas o sal a gente reclama logo se estiver com muito ou pouco sal, né? Uma pimentinha em algumas comidas também, às vezes, por exemplo, peixe, peixe, peixe cozido, com aquele molho, com aquele, como é o nome?
#D
Pirão?
#L
Com pirão, aquele, uma pimentinha cai bem ali, mas aquilo ali...
#D
A pimenta é de que jeito? A pimenta é em pó?
#L
Não, é aquela pimenta, aquela pimenta normal, né? Tamanhozinho, sei lá, que nem caroço, né? Aquela pimenta é a mais gostosa.
#D
Que você já compra pronta ou faz?
#L
Não sei. Tem lá uma pimenta lá em casa, agora se ela é comprada pronta eu não sei. Pode, aquilo pode comprar na feira e fazer, né? Mas também vendem pronto já, né? Se compram pronto ou não eu não sei. Mas a pimenta daqui não é boa não. Lá, lá na Bahia a pimenta é gostosa, muito gostosa. Lá parece que eles fazem, né? Cada um tem lá o seu, o seu, a sua maneira de fazer. Se fazem, como fazem eu não sei.
#D
Quando você foi aos Estados Unidos você estranhou a comida?
#L
Muito, a comida de lá é uma porcaria, não tem tempero, comida destemperada, você tem que temperar com aqueles bagulho que vem na mesa, aquilo é, é tudo uma porcaria.
#D
O que você comia normalmente lá?
#L
Ah, o que a gente come muito lá é sanduíche e sopa de cebola, porque as sopas, as, as sopas deles são muito gostosas, mas só as sopas, o resto é uma porcaria, camarão, tudo é ruim,tudo na base do, do molho de tomate, horrível, muito ruim.
#D
Você comia sanduíche de quê?
#L
Sei lá. Daqueles troços que tem no 'affiche', de, sei lá, um monte de troços.
#D
Você falou que as sopas são gostosas, as sopas deles. Tem muita variedade de sopa?
#L
Tem. Muita variedade. Eles têm sopa de tudo que você imagina.
#D
Por exemplo.
#L .
Tomate, de, de cebola, de legumes, de, da, a canja, tudo, de ovo. Tem sopa de tudo quanto é isso, de toda maneira, de ervilha, todas as sopas que nós conhecemos e mais algumas, por exemplo, sopa de carne, enfim, eles têm muitas. Sopa lá é à vontade. Eles tomam muita sopa.
#D
O que que você bebe normalmente lá? Quer dizer, o que você bebia, lá? Aqui você disse que gosta de um vinho, toma uma cervejinha.
#L
Uísque. 'Scotch'. Lá é a mesma coisa. Você sabe,lá não me lembro de ter tomado vinho, não, vinho. Os troços lá são caros, sabe? Talvez com aqueles... Quando eles pagavam pra gente, a gente tomava um bom vinho. A mesma coisa, água, cerveja.
#D
Como é a cerveja lá?
#L
Igual à daqui.
#D
O mesmo gosto?
#L
É, bem parecido. Igualzinho. Tudo a mesma coisa.
#D
E vem na mesma embalagem? (sup.)
#L
Não. Pode vim em lata, pode vim em garrafa, em chope, enfim, normalmente em, no restaur... em restaurante, era assim, em garrafa. Se quiser tomar uma lata em restaurante e tal.
#D
Além de bebida alcoólica, sem ser bebida alcoólica que tipo de bebida você gosta?
#L
Água. Água mineral. Só. Eu não gosto de coca-cola. Quer dizer, a gente só sabe tomar, não é, a coca-cola que eu não gosto, então eu tomo água, água mineral. No Rio eu tomo qualquer água, não é, de preferência água natural, mas saindo do Rio eu só tomo água mineral.
#D
Por quê?
#L
Porque aqui eu sei como ela é tratada, lá nos outros lugares eu não sei. A água é o maior...
#D
(sup.) Você garante que aqui é bem tratada?
#L
(sup.) é um dos maiores veículos... É, aqui é bem tratada. Quer dizer, eu tomo água do, do filtro. De cloro (risos e falas paralelas). O que você, o que te garante que você não vai pegar doença nenhuma, né?
#D
Agora, por que é que em alguns lugares o gosto do cloro é mais forte? (sup.)
#L
O gosto do cloro? (sup.)
#D
(sup) O gosto na Gávea, nas Laranjeiras. Na casa de M. H. é um gosto fortíssimo (sup.)
#L
(sup.) Depende da concentração residual. O tratamento é o mesmo, entende? Às vezes ela tem que andar mais pra chegar até a torneira, então ela vai perdendo um pouco do residual de cloro, mas fica sempre um residual que te garante tranqüilamente a... Então se você toma essa água num lugar mais perto, mais próximo de onde ela é distribuída, ela tem mais cloro, entende? Às vezes, eh, tem mais cloro, não, o residual é maior, o cloro que se quer, que é colocado na estação de tratamento é único pra toda água, entende? Às vezes ela é mais clorada porque aparece algum problema, a água está um pouco mais suja.
#D
No verão quando chove.
#L
É. Quando chove, quando chove ela tem um tratamento mais rigoroso, então você vai tomar uma água mais clorada. Mas não é o verão, pode ser o verão, pode ser o inverno, vai depender do, se chover mais, ou menos.
#D
Você bebe água direto da torneira?
#L
Bebo, sem ter qualquer, sem ter qualquer... Porque o filtro, o nosso tipo de filtro não tira nenhum, só, só, só limpa a água. Limpa no sentido físico, não é? Mas químico, não. Biológico nada, o filtro. A não ser que você tenha dentro do filtro, e que não é mais usual, aqui no Rio você nem encontra mais pra comprar, é uma pedra de enxofre. Então essa pedra é mais uma garantia que você teria, se você tivesse. Mas agora o filtro é direto da parede, né? Em tudo quanto é lugar que você vai, então, só faz é, é deixar uma água um pouquinho mais limpa, menos, menos suja, mas no sentido físico, quer dizer, as bactérias se, se houvessem, passariam tranqüilamente pela filtragem também, entende? 
#D
Por exemplo, o seu filho de um ano bebe água assim ou bebe do filtro?
#L
Bebe. Não tem problema nenhum. Se ele beber...
#D
Sempre bebeu? (sup.)
#L
Não. Nós temos um filtro como todo mundo tem, entende? De maneira que aquele filtro, eu por exemplo não dou a mínima bola pro filtro, mas já que tem lá o lugar pra botar o filtro a gente botou o filtro lá e psicologicamente aquilo funciona. Nós não...
#D
O que uma criança de um ano come? Ele come na mesa com vocês? A alimentação é a mesma para seus filhos, não tem tipo de alimentação especial? A mesma comida que você come...
#L
Ele tem seis anos, portanto ele já come muito bem.
#D
Seis? Seis anos, mas nem sempre (inint.). Você sabe o tipo de alimentação para uma criança pequena?
#L
É leite, né?
#D
Leite mas feito de que maneira?
#L
Sei lá.
#D
Você nunca ajudou a sua mulher a preparar uma refeição para seu filho?
#L
Não. Tem uns negócios aí, Nutribaby, esse troço comprado pronto, que criança gosta disso.
#D
Mas feito com leite que se faz normalmente?
#L
Ah, não sei. Nunca fiz, não.
#D
Nunca?
#L
Nunca.
#D
E assim em datas consideradas especiais, por exemplo, festa de fim de ano, vocês costumam fazer, eh, coisas diferentes?
#L
No, no natal faz-se uma ceia, né? Com peru, pernil, como todo mundo faz. É mais um motivo de se reunir e tudo. Então faz-se uma ceia lá, uma ceia na casa de minha mãe. Normalmente tem sido lá. Então come-se lá um peru com farofa, não é? Tem um pernil. Às vezes tem um presunto assado.
#D
O que mais? Aquelas coisas que todo mundo sempre compra no natal?
#L
Castanhas, né, esses troços eu não gosto muito portanto eu não...
#D
Não é só castanha. Tem mais coisas.
#L
Castanhas, nozes, enfim, esses negócios de natal, né?
#D '
Por exemplo, aniversário do seu filho vocês costumam comemorar de uma maneira especial? (sup.)
#L
Não, é bobagem. Um bolinho, só, mais nada. Um bolinho porque esse negócio de dar festa é muito chato, né? Dá muito trabalho.
#D
Suas crianças gostam de doce?
#L
Qual criança que não gosta, né? Adoram doce.
#D
Mas nunca festejou um aniversário?
#L
De um ano. Assim que houvesse um, uma festividade maior quando ele fez um ano. Depois, não, só um bolinho.
#D
E nesse aniversário de um ano o que foi que teve?
#L
Ah, sei lá, tanto tempo. É bolo, doces e refrigerantes, uísque pras adultos,       não é, refrigerantes, enfim, esses negócios comuns.
#D
A sua mulher cozinha?
#L
Ela tem empregada.
#D
Sim, mas eu digo se houver necessidade ela gosta, fazer alguma coisa? (sup.)
#L
(sup.) Se houver necessidade. Não, não gosta, não.
#D
Não gosta. Nem assim uma sobremesa?
#L
Não. Não gosta. Tanto é que no domingo, folga da empregada, a gente compra comida pronta          que normalmente pode ser um galeto ou uma pizza, tudo pronto, né? Come-se. Ela não gosta de fazer.
#D
Por exemplo , sobre a alimentação você disse que gosta de comida baiana, mas há outras coisas além de comidas feitas com azeite­-de-dendê, há comidas assim feitas com coco, você conhece?
#L
Quais são, por exemplo?
#D
Eu quero que você diga!
#L
Não, pode ser que...
#D
Você não conhece nada feito com coco?
#L
Não sei te dizer. Eu, como está aqui, a gente tem que ver, por exemplo, tem uns troços que são misturados, né?
#D
É.
#L
Acho que se usa, eu não gosto de doce. Lá tem um, um doce que eles têm lá, né? Como é o nome? É, doce de coco, né? Aquela que eles têm, cocada, né? Dizem que é muito gostosa, mas eu não gosto de doce, então eu como às vezes um pedacinho daquele troço e me enjoa, então ponho de lado, porque é muito doce e eu não gosto, quer dizer, eh, o açúcar, o açúcar em demasia me enjoa.
#D
Por exemplo, e agora, eh, em junho essa festa de São João, o que é que normalmente se tem pra comer? Quer dizer, aqui não é muito festejado, não há muito, né, isso, mas em termos de Bahia.
#L
Não sei, eu não como nada de especial na festa de junho, festa de São João. Umas batatas, né, que põem lá na, na, na fogueira, né? Batata deixa lá depois come essas batatas, tenho a impressão que é típico. Também o, aquela comida quente, é uma comida quente, aquela bebida quente, cachaça que todo mundo esquenta lá não sei com quê. Não gosto daquilo não. Quer dizer, não, aqui, aqui no Rio não se festeja praticamente, né? Não há...
#D
É, claro! Voei costuma comer ou em casa ou fora, quando você come fora, verdura, legume?
#L
Eu como. Como mais pra, uma preocupação, eu não gosto muito de salada, de verdura, esse troço, mas eu como, sim, porque dizem que é bom, né? Faz bem É saúde. Então eu como, mas não (sup.)
#D
(sup.) Quais os tipos de verduras mais comuns, por exemplo, na sua casa o que vocês comem mais?
#L
Em casa é que eu como. Na rua eu não como salada de jeito nenhum. Eu vou te explicar por quê. Essa alface, por exemplo, tomate, esse negócio que vem na rua, eh, se não forem muito bem lavadas com iodo, direitinho, você está arriscado a pegar uma, uma doença séria, uma ameba, um troço qualquer. Então na rua eu não como verdura, posso comer um tomate quando muito, mais nada. Mas verdura eu não como, porque toda a água da verdura, a verdura é basicamente a água, né? A água com as proteínas, ela fica verdinha, aquele troço, mas, e aquilo vem, como está vem, de onde plantam vem pra tua mesa. Se você não, não... E eles não, não, não banham aquilo, não, eles não regam aquilo com água tratada, não. Qualquer água. Normalmente eles pegam, têm as plantações perto de um rio e utilizam a água desse rio pra regar, e esse rio pode ter despejos, não é? Despejos dentro do rio, de hospitais, do pessoal que mora pelas redondezas, e essa verdura é regada com essa água, então, a água não é tratada, você não tem a mínima garantia de ao comer um troço desse você não pegar uma doença séria, uma hepatite, um, um vírus qualquer.
#D
E na sua casa?
#L
Na minha casa eu como porque lá na minha casa, porque eu assim fiz que ocorresse, ela é lavada com iodo.
#D
Com iodo?
#L
Com iodo.
#D
Como se faz isso?
#L
Faz uma, pega o iodo e...
#D
Informação profissional, né? (sup.)
#L
É. Pega o iodo faz um, uma panela lá, mistura aquilo, dissolve, né, pra ele não ficar concentrado, e põe lá, deixa uns dez,  quinze minutos a verdura ali dentro, depois lava, com água normal, vai pra mesa.
#D
Vocês só costumam comer verdura assim em salada ou acompanhando pratos?
#L
Verdura, eh, verdura é que é alface, né? É só em salada só que se come. Não acompanha prato nenhum, não.
#D
Por exemplo, e outros sem ser verduras?
#L
Legumes? Olha, eu gosto muito de brócolis. Que mais? Cenoura eu não gosto. Eu gosto de quiabo. Quiabo, essas coisas assim que eu como, quiabo, não gosto de chuchu, portanto eu não como. Não gosto, já provei não gosto. E...
#D
Nem assim misturado com outras coisas?
#L
É, chuchu vem, chuchu eu não gosto mas às vezes eu como com, com, camarão. Quiabo com camarão.
#D
Ah, sim eu ia perguntar a voei se você gosta de ovo?
#L
Uva?
#D
Ovo.
#L
Ovo? Gosto.
#D
Existe uma maneira especial (inint.) de preparo do ovo que você goste? Há várias maneiras, não é, de você comer um ovo. (sup.)
#L
Eu como de todas as maneiras, eu gosto do ovo de qualquer forma: cozido, frito, aquele ovo mexido, aquele... Como é o nome? Aquele omelete, eu como ovo de qualquer forma, só não como cru. Tem quem coma , né, mas eu não como. Eu como ovo de todas as formas.