« MAPA «
PROJETO NURC-RJ

DIÁLOGOS ENTRE INFORMANTE E DOCUMENTADOR (DID):

Tema: "Alimentação"

Inquérito 0029

Locutor 036
Sexo feminino, 27 anos

Data do registro: 02 de dezembro de 1971
Duração: 50 minutos


Som Clique aqui e ouça a narração do texto


#D
Você mora sozinha?
#L
É, eu moro, né? Vamos virar o negócio então, né? Eh...
#D
Pelo fato de você morar sozinha você tem problemas de, assim de alimentação? Por você trabalhar fora, etc? Como é que você costuma solucionar esses problemas?
#L
Bem, eu, eu, eu almo... eu, eu tomo café (riso) no botequim,  entendeu?
#D
Hum.
#L
Você quer o quê? Que eu fale, posso contar a vocês sobre as refeições ( inint.)
#D
Também pode.
#L
Ah, por exemplo, que eu fale, eh, o nome das coisas por exemplo dos alimentos, etc.?
#D
Quais, quais, quais os alimentos, quais, eh, quantas refeições você costuma fazer, como, como é que elas são, a descrição delas (sup.)
#L
Sei, que é, é nisso que você vai (sup.)
#D
(sup.) que tipo de, de alimentos que você mais gosta.
#L
Bem, a minha alimentação está um negócio bem, bem limitada, mesmo, está um negócio meio difícil. Aliás, engraçado, realmente, não é, uma fase... Eu estou vivendo, entendeu, ah, eh., como resolver isso. Parece um negócio tão simples, né, que a gente viveu sempre alimentada, né? Chega o momento que a gente tem que se alimentar, parece um, parece um negócio, nada, né? Mas,
eh, realmente é um negócio que eu estou descobrindo agora, né, um pouco tarde, né, mas eu vou descobrindo.
#D
Por que você diz que está descobrindo?
#L
É  porque, agora, eu morando sozinha...Por exemplo, eu aqui em casa, eu não, não, não resolvi, não faço nada aqui em casa quase, né. Eu costumo ter coisas assim que, que não precise de geladeira.
#D
Por exemplo?
#L
Eh, biscoito, eh, manteiga, eu desco... eu até aprendi com você, né, que margarina, ela, eh, demora mais a ficar rançosa do que manteiga. Então eu tenho... Não foi contigo, não? (troca de falas à parte) É? Ih, pois me ensinaram isso. Biscoito, eh, fruta. Fruta que não (sup.)
#D
Que tipo de fruta você tem aqui em casa?
#L
Banana, laranja. Laranja, então era bom, porque quando lá em casa não tinha água laranja servia pra alimentar e, e fazer ...E matar a sede[ Aliás, isso eu aprendi com você (riso)( fala de circunstante)] E então por exemplo hoje aqui só tem mel e margarina e (risos), e então não combina, então não... E a água há pouco tempo é que tem moringa aí e que tem água, né? Mas então de manhã eu tomo café no botequim. Tomo uma média e...
#D
A média o quê é?
#L
É café com leite, né, café com leite e pão e manteiga. E aí, depois, eh, eu almoço no trabalho, sabe? E lá, eh, tem o, tem almoço de pessoal e a comida lá, pra mim,
antigamente, esse almoço era um negó... era a alimentação mais mixuruca que eu tinha, entendeu? Agora não, é fundamental esse almoço, eu não posso deixar de almoçar, entende? Então lá normalmente tem arroz, feijão, eh, batata, carne, quer dizer, variando, né, e alguma verdura. Hoje por exemplo tinha batata frita, farofa, eh, arroz, feijão e um bife e bife, sabe?
#D
Que espécie de verdura, mais ou menos, você costuma comer, quando você come?
#L
Ah, lá costuma ter salada, feita assim com alface, sabe? Eh, alface, a gente come normalmente bem, tem sempre, e...
#D
E você gosta de outras saladas além de salada de alface? Que outras?
#L
(riso) Lá, a alfa... a salada é alface com tomate, cebola e...
#D
Não há nunca outro tipo de salada?
#L
Não, quase sempre é isso mesmo, sabe?
#D
Hum.
#L
E, agora, de noi... eh, de noite, eu almoço na casa... Eu janto na casa dos meus pais.
#D
Hum.
#L
Então, quer dizer, é melhor em termos assim de ser uma comida menos gordurosa, sabe, e tudo mas quase sempre é aquilo mesmo, né? E cheguei lá por exemplo tem salada, normalmente maionese, né? Eh, ah, aqui pra casa descobri também que uma coisa boa é sopa, né? Essas sopas modernas, sopas Knorr não sei o que lá. Então tem de galinha, tem de galinha, tem de cebola, ouvi dizer que a de cebola é muito bom, sabe? E...
#D
Você sabe que a Knorr, além dessa, além de sopas, ela tem outro tipo de, de alimentação? Mais ou menos nessa área de sopa, também são( inint.)...assim prontos e que se prepara rapidamente? Você conhece?
#L
Não, não conheço, não, eu ainda não...[Tem ervilha?( fala de circunstante)] Ervilha? Não( risos). Ah!
#D
Não pode dar cola, né?
#L
Olha, eu descobri também outro dia um macarrão. Eu estive na casa da minha irmã em são Paulo, meu cunhado me ensinou um macarrão que não precisa, eh, não precisa de lavar o macarrão nem nada.
#D
Como é?
#L
Sabe, o macarrão que a gente... Ele estava me explicando. Eh, o macarrão na... Ih, eu não sei, nunca fiz um macarrão (riso). Eu sei que não precisa lavar, entende, ele fica pronto rápido, sabe? E só sei que não precisa lavar. Parece que o chato do macarrão é lavar, não e não? Eu ouvi dizer isso.
#D
Você gosta de massa, você come muito massa?
#L
Gosto.
#D
De que tipo? Que prato?
#L
Hoje mesmo eu comi uma pizza antes de vir pra cá, sabe?
#D
Você sabe qual, quais os ingredientes de uma pizza? (inint.)
#L
“Mozzarella”, né? Eh, e como é o nome daquilo? Presunto, não tem? Tem de presunto, tem de salaminho.
#D
Qual que você mais gosta?
#L
Eu gosto de “mozzarella” mesmo, sabe?
#D
E fim de semana, como é que você resolve sua comida, como é que você costuma?
#L
Ah, fim de semana eu costumo passar, ir pra casa de meus pais também almoçar. Eu, quando não vou, eu peço também num bar, sabe?
#D
Hum.
#L
Tem um sanduíche de galinha, que é barato, e tem maio... tem aquele maionese, tem alface e tomate e aí tomo com algum refrigerante e tal (sup.\inint.)
#D
(sup.) Que refrigerante que você gosta?
#L
Eh,  eu prefiro assim água tônica, soda, sabe? Eh, coca-­cola por exemplo eu não gostava, sabe, achava um gosto horrível, mas todos os dias, em todos os lugares, como a coca­-cola é a bebida mais fácil da gente encontrar, né, eu acabei gostando, entende?
#D
 Hum.
#L
Mas eu procuro evitar tomar assim porque eu prefiro tomar assim um refresco, entende? Mas a gente está mal, eu estou mal-acostumada, como a maioria das pessoas, né? Então, eu, eu, eu tenho vontade mais de tomar assim uma, um, um refrigerante assim engarrafado, né?
#D
Hum.
#L - E... Mas eu gostaria de me acostumar a tomar mais laranjada, limonada, entende, esses sucos e tal. Hoje mesmo eu comi a pizza com uma vitamina de abacate e não sabia se combinava muito bem, mas o homem que é lá do bar falou que era forte!
#D
Você faz diferença entre laranjada, entre refresco e suco?
#L
Faço. O, o refresco a gente... Se põe a fruta, né, o, o, o sumo, né, o suco da, da fruta e com água, né? E o suco é só o sumo da fruta mesmo, né? Quer dizer, melhor ainda, né?
#D
Durante a semana e no fim de semana, você faz o mesmo número de refeições? Durante a semana quantas refeições você costuma fazer, por dia?
#L
Ah, sei. Uma, duas, três! Quer dizer o café e o almoço e o jantar.
#D
E no fim de semana?
#L
É a mesma coisa, acho que é a mesma coisa.
#L
Então quais são assim os #Lais que você costuma comer, assim, os #Lais onde as pessoas comem, em geral? Você poderia falar alguma coisa sobre isso?
#L
Hum.Hoje em dia a gente come muito em, em lanchonete, né, lanchonete, que todo mundo está com pressa e tal, né? Vai menos a restaurante, a pessoa não, não tem tempo de sentar assim né? Então normalmente a gente vai em lanchonete. Eu pelo menos vou muito também lanchonete e tal, não é? Bar, né?
#D
Hum.
#L
E, por exemplo, de manhã eu tomo café no botequim.
#D
E você, você, você tem preferência por algum restaurante?Você vê diferenças entre restaurantes? Tipos de restaurantes diferentes, você vê?
#L
É, tem esses restaurantes assim mais, mais finos, né, mais assim da, eh, que, (tosse) que tem um monte de garçom pra te servir etc. e tal. E, bem, desses eu fui poucas vezes, né? Mas realmente não, não gosto, e tem esses mais, mais, assim populares, né, mais assim descontraídos, sabe?
#D
Hum.
#L
Tem outro lugar que faz refeição de pessoal também, né?
#D
Hum. E um tipo assim de, eh, uma refeição pela manhã e outra à tarde, pela parte da tarde, entre o almoço e o jantar, ou depois do jantar, um tipo de refeição assim mais ligeira, como é que você prefere?
#L
Eh, antigamente eu lanchava, né, eu lanchava. Mas é difícil lanchar no meu trabalho, tem de sair pra comprar as coisas. Eh...
#D
Hum.
#L
Lá tinha uma moça, no meu trabalho, que ia vender as coisas, nos andares, sabe, levava na cesta, então ela vendia, assim, salgados e doces e vendia assim coxinha de galinha, sabe, eh, empada, pastel. Essas coisas que não fazem muito bem, a gente passa mal de noite, mas é o que tem ali naquela hora e a gente vai comendo sempre, né, E, e doce ela vendia cocada, eh, cuscuz. Tinha mais ou menos as mesmas coisas, não é? Eh, não me lembro bem, negócios desse tipo assim.
#D
Mas, e na parte da manhã, quando você toma café, você disse que toma no botequim, então come, em geral, uma média com pão e manteiga. Mas, se você dispusesse de tempo, como é que seria o seu café ideal?(sup.)
#L
Ah, é, eu gostaria... É eu gostaria de um café assim de inclusive, eh, de, de tempo, né? Porque hoje em dia a gente está com tanta pressa, que a gente acaba nem tendo vontade de comer, né? Eh, eu gosto do café da manhã assim farto, sabe?
#D
Com o quê?
#L
Ovo quente, geléia, queijo, eh, um suco de fruta, né, laranja. Fruta, também, de manhã eu gosto muito. Mamão por exemplo só gosto de mamão de manhã, em jejum, sabe, gosto muito mais do que como sobremesa, sabe?
#D
Então...
#L
Ah, lá no, lá no meu trabalho também tem sobremesa, sabe? A gente costuma ter sempre doce em calda, doce de pêssego. Hoje era doce de goiaba. O doce de goiaba lá é muito açucarado, sabe, tem um gosto muito doce demais. Outra coisa importantíssima, eu tomo muito café, sabe? E...
#D
Durante o dia?
#L
Durante o dia eu tomo muito café e nas refeições. Com muito açúcar...
#D
Como é que você... Ah, sim.
#L
...com muito açucar.
#D
E, e, como é que você gosta? Além de botar muito açúcar, você tem alguma assim preferência pelo, pelo tipo de café, a maneira que ele é feito, eh, como ele se apresenta (fala entre circunstantes/inint.)
#L
[Eu não posso te dizer(riso).(fala de circunstante)] Eu, eu não sei bem o que que você está querendo dizer, não(inint.) Mas por exemplo eu não gosto de, de café... Eu gosto de café em xícara pequena, né?
#D
Sim.
#L
Não, não gosto muito quente, entendeu? Não gosto da xícara quente. Eu prefiro assim que, eh, eu peço sempre pra esfriar a xícara, porque não gosto, eu fico muito tempo pra tomar o café assim quente.
#D
E quanto à consis... não sei se é consistência?
#L
Sei. Eu não gosto muito forte, não, sabe?[Maravilha. (fala de circunstante)] E não gosto muito forte nem gosto muito fraco. Gosto mais ou menos, né?
#D
Você teria algum nome especial prum café muito fraco?
#L
Heim?
#D
Vo...você chamaria por algum nome?
#L
Ralo, talvez, né? Ele é ralo.
#D
E que bebida, além de, além de refrigerante, bebida alcoólica, por exemplo, que, que tipo de bebida alcoólica você bebe?
#L
Olha, eu, como não, eu não gosto muito de bebida, eu ainda estou naquela linha de beber bebida assim doce, sabe, licor ou coisa assim. Mas bebo um pouquinho e já... Eh, deixa eu ver. Ah, descobri, teve um tempo por aí que eu andei descobrindo, né(sup).
#D
(sup.) Hum.
#L
(sup.) umas, umas bebidas assim(sup.)
#D
(sup.) Qual?
#L
San Rafael, sabe, eh, lei... leite-de-onça. Eu mesmo... É, é uma espécie de, leite-de-onça não, de batida, não é, é uma espécie de batida. Batida também.
#D
Você gosta de batida?
#L
Gosto
#D
De que tipo de batida?
#L
Eu gosto assim mais doce também sabe? Tem...Ah, outro dia eu tomei uma de amendoim muito boa, sabe? E tem de doce de leite, a de doce de leite se confunde com essa leite de onça, né, e leite também, né, que a gente faz. E eu, por exemplo, uísque detesto uísque, sabe, tem gosto e cheiro de perfume, sabe? Agora, chope, às vezes, eu gosto mas chope está muito, pra mim, está muito ligado à companhia, entendeu, ao lugar ou ao bar, entendeu, ao verão, entende?
#D
Sim.
#L
Aí eu gosto.
#D Era isso que eu ia perguntar a você, se , no verão e no inverno, você modifica a, o, o seu hábito de alimentação? Por exemplo, você gosta de certas comidas, certas bebidas, pro verão e pro inverno?
#L
Ah, sim. Por exemplo, sopa eu adoro uma sopa no inverno, sabe? Mas no verão não, no verão não agüento tomar sopa. Agora, por exemplo, chocolate quente, sabe, mas, eh, o
inverno eu me lembro de chocolate quente e de sopa, sabe? No verão, eu gosto de coisa mais, mais leve mesmo, sabe?
Bebo muito, muita água e refresco, de modo geral, mate, sabe.
#D
Mate, o mate, existe, existe uma outra bebida que é parecida com o mate, não é?
#L
Chá?
#D
Sim. Você gosta de chá?
#L
Chá também é pro inverno, né, eu gosto mais de chá no inverno. Mas eu...
#D
Mas, eh, você conhece tipos diferentes, eh, de chá?
#L
Não.
#D
Maneira de tomar diferente. Com determinados ingrediente ou não.
#L
Não. Chimarrão é mate, né, chimarrão é, né, chimarrão, eu acho, não sei. Agora, chá, não. Agora, chá é uma das poucas coisas que eu gosto de tomar assim de uma maneira mais refinada, sabe?
#D
Como é que você toma?
#L
É, assim, xícara fina. Por exemplo, no meu trabalho, eles costumam tomar em caneca. Aí eu não sei, eu não gosto, não tomo. Quer dizer, eu tomo, assim, empurrada. Aliás, é esse tipo de coisa que eu gosto, sabe? Eu acho que faz parte assim... O ritual do chá eu, eu saboreio, entende? Xícara fina e tal, natural, é mais bonito e chá com torrada é um negócio, eu tomo. Aliás, eu, eh, eu o último, uma das últimas vezes que eu tomei chá foi na Colombo, com torrada, era a coisa mais barato que tinha.
#D
Você sabe que na Colombo vo...vo...você tem várias opções, né, a respeito de torrada. Você pode comer torrada ao, ao...no mínimo umas três espécie de torrada, né? Como é que você costuma fazer torrada?
#L
Olha, eu sei que tem torrada assim sem manteiga, né, torrada com manteiga. A gora eu imagino que deve ser com geléia, alguma coisa assim, né? Eu costumo tomar com manteiga, mesmo, sabe.
#D
Existe algum restaurante que você tenha preferência aqui no Rio?
#L
Não. Não, porque eu não vou muito a restaurante. Então, não sei. Eu ouvi falar do La Molle, né? Eu fui algumas vezes lá, mas não deu pra, nem pra ter preferência, entende?
#D
Alguma vez você já foi a algum restaurante que fosse assim característico? Que não fosse brasileiro, sabe? Restaurante com comidas de outras nacionalidades e de outros países, aqui, no Rio? Você sabe que existem, né?
#L
É, que eu esteja lembrando assim, sabe, em termos de característico, eh, eu, o que, o que me lembro logo é a minha viagem à Bahia, né?
#D
Sim, sim.
#L
Então, lá, eu cheguei... Que a minha família é baiana, né, então de certa forma, eu conheço e, e gosto. Porque eu acho que não é uma comida fácil de se gostar, não. Mas, mas, lá, eu, eh, como todo mundo que chega novo no lugar, né, cheguei logo comendo tudo, eh, eh, tudo que eu encontrava na minha frente. Acabei passando mal à beça. Mas, eh, aquelas...Acarajé, eh, abará, aquele que tem na baiana assim na rua, né? Porque lá em casa, por exemplo, em certas datas, se faz um prato baiano, entende? E dá um trabalho danado! Por exemplo, caruru é uma coisa que costuma, é um prato que costuma ter no tempo de Santa Bárbara. Inclusive mamãe pega um pratinho bonitinho e põe pra Santa Bárbara (riso). E, e depois, a gente, quando acaba, eu tenho vontade de comer o de Santa Bárbara também, né? Mas caruru, quem, quem não gosta de quiabo, né? Ele é feito de quiabo, né, azeite-de-dendê, camarão, e é servido muito com arroz branco, arroz papa, branco, né? E também tem certas datas, normalmente no aniversário de minha tia, tem vatapá, sabe? E vatapá também é com arroz branco e feito com pão, eh, camarão, tem um monte de coisas, eh, azeite-de-dendê, eh, tem outras... Amendoim. Aliás quase toda comida baiana tem amendoim, é um negócio bem (sup.)
#D
(sup.) Você faz questão de arroz na, no seu almoço, no seu jantar? Que tipo de arroz você prefere, assim, assim, em termos de preparo?
#L
Hum. Olha, eu, antigamente, eu, eu comia muito arroz, sabe? Mas de um tempo pra cá, eu...O quê? Eu soube que o arroz não é uma, um alimento bom, né? Problema de, do amido, né, da vitamina D esse negócio todo e então eu procuro não comer muito arroz. E eu preferia comer o arroz integral, mas é que eu não tenho muita possibilidade, né, de, de escolher aonde vou comer, nem nada, né? No momento, né? E, mas, quer dizer, eu preferia o arroz com mais, mais, com mais tempero antigamente, mais assim vermelhinho, com extrato de tomate, né? Ah, inclusive eu ando interessada em, nessa, na alimentação macrobiótica, sabe?
#D
Sim.
#L
Eu não sei se é. . .
#D
E o que é essa alimentação macrobiótica?
#L
Bem, eu, eu não li nada a respeito, assim através de conversa e tal, eh, eu venho, eh, recebendo informações, né? Já cheguei até a ir numa loja lá que tem na, na Rua de Santana, que tem, que tem esses, esses alimentos integrais, né? Só. Eu, eu já adorei a loja, sabe, gostei muito, porque...
#D
(inint.) são produtos especiais, né?
#L
São, são, são alimentos, eh, não industrializados, né? Por exemplo, não refinados, sabe?
#D
Sim.
#L
E eu, eu acredito, pelo que eu, pelas conversas assim com meus amigos, etc. e e, pelas explicações que me foram dadas, né, eh, em bases assim mais científicas, que nesse tipo de alimento a gente vai encontrar, assim, eh, eh, o alimento assim em seu estado mais natural, ele vai oferecer à gente mais, mais vitamina, entende? Quer dizer... Então, eh, outro dia eu fui nessa loja e aí eu tive vontade de ficar um tempão lá. Eu encontrei um monte de coisas interessantes. Por exemplo, eu encontrei, eh, aquele, aquele tipo de grão-de-bico, sabe? Eh, tinha maçã, eu não sei o que era aquilo (inint.) E aí eu cheguei até a comprar o pão integral, sabe? Comprei, mas demorei a comer, ele acabou apodrecendo aqui em casa. Mas deixa eu ver o que mais... Ah, eu, lá em casa a gente costuma, eh, colocar germe de trigo no arroz. Uma coisa que só serve pra por em pão. Tem muita gente que não entende. Eh, eu soube também que tem leite integral, mas acho que é muito caro, né? Aqui perto tem um restaurante macrobiótico também, aqui em Copacabana, mas eu nunca fui lá não. E eu estava conversando com minha vizinha aqui e ela estava, ela estava falando um monte de coisa lá, mas eu não estou lembrando bem, não. Quer dizer, o açúcar, né, também, não é refinado, né? E, ah, eles, agora, há uma, um tipo... Eu gostaria de ter uma alimentação mais racional, mas eu não acompanha... eu acho que eu não acompanharia a macrobiótica, entende, assim dentro daquela orientação mais rígida. Por exemplo, eles não, não comem fruta, não, não comem nunca fruta, eh, tomate, também, isso assim ainda não entendi bem, sabe? E eu gosto de fruta. Eu... Leite também, eles não, não são muito a favor, essa, essa minha vizinha tinha me falado nisso.
#D
Você gosta de peixe?
#L
Peixe? Gosto.
#D
Que tipo de peixe você prefere?
#L
Eu como pouco peixe, né?
#D
Ah, é?
#L
Eu acho, talvez, que eu seja um pouco mais exigente pra peixe, porque eu como pouco, né, então eu não sou muito assim acostumada, né? Mas tem... Ah, me esqueci eu não sei se é à milanesa, não, eu sei é do bife, né? (falas paralelas/inint.)
#D
Mas que espécie de peixe, que peixe?
#L
Ih, sabe que eu não sei nome de peixe. Não sei, não. Ah, aliás eu vou almoçar na casa de uma amiga, ela vai preparar um peixe que mim(inint.). É um que é parecido com bacalhau, só que é um mais refinado do que bacalhau, né?

#D
Você gosta de bacalhau?
#L
Não muito, mas como.
#D
Você sabe que há várias maneiras de se preparar um prato de bacalhau, não é?
#L
Normalmente eu conheço com batata, né? (sup.)
#D
(sup.) Como é que (inint.)
#L
Assim eu não conheço muita variação, não. Com batata e, eh, ensopado que chama, né?
#D
Hum, hum.
#L
E...
#D
E carne, como, como é que você prefere, eh, comer a carne?
#L
Carne, eu gosto de, eu gosto desde churrasco, entende? (sup.)
#D
(sup.) Hum. (sup.)
#L
Até o bife, entende? Se eu, se eu, se eu parar pra pensar muito. Eu não gosto de carne, não (riso). Mas é que a gente vai nessa, assim nesse, nesse ritmo, né, das coisas que nos oferecem e tal, que eu prefiro mais vegetal assim e tal, mas...
#D
Você sabe que há várias, várias espécies de carne, não é?
#L
Hum, hum.
#D
Você podia enumerar, por acaso, mencionar?
#L
É, eu vejo as empregadas, lá em casa falando, né, que compraram, eh, tem filé e tem um negócio, que eu nunca comprei (trecho longo inint.) lá em casa não é filé que compra, é outra, tem...
#D
Escuta aqui, ainda, ainda, eh, nessa área de, de bovino...
#L
Sim.
#D
A gente tem uma possibilidade enorme de aproveitar, de aproveitamento assim em termos de alimentação em relação ao boi, não é, à vaca, etc. Quais as possibilidades que a gente pode ter? A gente vai a um açougue comprar, vai comprar carne, ta? A gente pode escolher vários tipos de carne, várias, várias partes, né, do boi, né?
#L
Era isso que eu estava querendo lembrar. Pois é. Eu nunca, nunca...
#D
Não só externamente, mas também internamente. Você sabe também, que é sempre incluída, não é, a parte interna tem que incluir.
#L
Miúdo, não tem miúdo? Tem miúdo, mas, eh, mas eu sei miúdo de galinha, tem de, de boi também, é? Eh, isso que eu estava me lem...querendo me lembrar, né, mas não estou lembrando, não.
#D
E, sem ser carne de vaca, que outros tipos de carne que você gosta ou que você conhece?
#L
Ah, eu conheço, eh, eu comi um, uma carne de porco muito boa.
#D
Sim.
#L
Carne de porco.
#D
Carne de porco, mas preparada como? Você não se lembra, não?
#L
Eu acho que aquilo era ao forno, ao forno. E estava com um molho muito bom. Era um molho de... Tinha maçã (sup.)...
#D
(sup.) Sim.
#L
(sup.)Leite. Não sei se, se era leite ou se aquele...Tem um outro que pões na sala...na...Uma coisa doce, sabe? Eu gosto de doce misturado com salgado. Era, é uma coisa, uma coisa que a gente põe na, na sobremesa, leite bati...creme de leite, né?
#D
Hum, hum.
#L
Obrigado. Creme de leite, (riso) creme de leite, com cebo... com, eh, com maçã, sabe, mistura lá que fica muito bom. Com farofa, né? Eu gosto de farofa. Também esse pessoal do norte, né? Eh, com toucinho, com... Que que tem mais? Eu gosto da... O doce também, aquele, ameixa, sabe? Eu gosto de farofa assim feita com passa, acho que é passa, né, aquilo? Que que é mais?
#D
Frios, sobre frios, agora fala sobre frios.
#L
Frios? Olha, frios, se é uma coisa que eu prefiro, eu prefiro mortandela. É mortandela ou mortadela? (risos)
#D
Como é que você costuma dizer?
#L
Olha, eu acho... Eu falava mortandela, mas eu descobri, acho que há pouco tempo, que é mortadela. Mas eu acho que me soa falso mortadela, eu acho melhor mortandela. E prefiro a, ao presunto, e, ah, não sei se falei nisso hoje, esqueci.
#D
Aquele sanduíche que tem muito no Bob's, como é que você chama ele?
#L
Ah, pois é, o sanduíche americano, né? Não é um tipo de sanduíche com um monte de coisa dentro, né?
#D
Como é o sanduíche americano?
#L
Normalmente tem alface, tem ovo, ovo frito, tem tomate, tem presunto, tem queijo. A, a, a base é isso, mais ou menos, né? Eu fiz tudo pra me lembrar.
#D
E em relação assim a ave, que tipo de ave que você costuma comer, que você gosta?
#L
A mais freqüente é galinha, né? Uma vez só eu comi pato, pato à califórnia. Acho que era com...(sup.)
#D
O que que é pa... pato à califórnia?
#L
Eu já me esqueci, mas eu acho que é assim pêssego, coisa assim, coisa doce, também, misturado, sabe?
#D
E a galinha, como é que você costuma comer? Quais as possibilidades que, que há de preparar uma galinha?
#L
Tem aquela galinha que a gente faz ensopada, sabe, galinha que se faz no forno. Não sei se tem nome. Eu esqueci, tem um nome, né?
#D
Como é que você mais gosta? Você gosta de comer galinha?
#L
Gosto. Essa, essa que vai no forno, né, eh, normalmente, quando tem lá em casa vem com farofa, com coisas doces misturadas também, sabe? E... Mas, normalmente essa é a que eu mais gosto, mas quando, normalmente, tem, é a ensopada, eu acho que é porque rende mais. (riso) Vem com... Aí tem batata, né? (sup.)
#D
Hum, hum.
#L
Serve com arroz, tem de servir com arroz. Ah, e tem várias partes, né, a galinha. Por exemplo, miúdo de galinha eu gosto, põe na farofa, sabe? Ai, outro dia eu disputei um coração de uma lá com minha irmã (risos). E quando eu era pequena, eu gostava mais de, do osso, sabe? Pé de galinha, pescoço, eu gostava mais. Acho que era só por causa da farra, não é, e tal. Mas, por exemplo, peito, peito eu não gosto muito daquela parte branca não, eu prefiro a parte que tenha pele, um pouco, sabe?
#D
Você costuma comer verdura?
#L
Verdura? Lá em casa fazia muito bertalha, bertalha, tinha um creme branco. Eh, esqueci. Espinafre. Lá em casa, lá em casa, a empregada falava: hoje a verdura é batata (risos). Eh, couve. (interrupção)
#D
Vamos lá.
#L
O papai é mineiro, sabe, e ele gosta muito, parece que me deu um branco na cabeça, ele gosta muito, aquela coisa amarelo, meu Deus. É, esqueci o nome, estou vendo aqui, mas esqueci. Quando eu estive em Minas, eu, por exemplo, eu (inint.) tinha certas coisa lá em casa que ele reclamava e eu vi lá como é que ele gostava mesmo. (inint.) Por exemplo, feijão ele gosta do feijão, assim, bem, eh, o caldo do feijão não pode ser ralo, assim...Como é? Pelo menos lá em casa costumava ser, nós somos meio costume daqui do Rio, né? Eh, o feijão lá é mais, eh, mais consistente, é mais grosso, né? Como se tivesse amassado um pouco o feijão, sabe? E couve também às vezes tem lá em casa por causa de papai, né? E eu gostei da comida lá. Eu estive numa casa que,... numa casa de família mesmo, então eu comi a comida, assim, de casa (sup.)
#D
(sup./inint.) Você, você diz que existe diferença e que, que a cozinha mineira é bem caracterizada e é bem diferente da carioca, se existe uma cozinha carioca, como existe a baiana, por exemplo?
#L
É, é, porque aqui no, no Rio o negócio é batata frita, né, e bife, negócio meio rápido, não é? Eu acho que não é muito chegado comer assim não, não é? Arroz e feijão. Eu acho que, lá, quando eu estive lá, eu acho que se alimentam, o pessoal lá se alimenta melhor, né, quando se alimenta, se alimenta melhor, né? Eh, tem mais fartura, tem mais fartura, tem mais tempo para se dedicar à alimentação, etc. né? E pra mim já fica mais fácil... Bom, lá em casa a influência maior era da comida da Bahia, sabe?
#D
Sim.
#L
Assim, eh, a galinha, por exemplo, fazia galinha com azeite-de-dendê, então era, tinha um nome, xinxim de galinha, uma coisa assim (inint.)
#D
Por exemplo, nessa parte de... Você podia fazer uma comparação, já que você teve experiência de sua própria casa, entre a, a comida no Rio, em Minas, na Bahia? Na parte de condimentos por exemplo. A comida lá tem determinados condimentos, não é?
#L
Tem pimenta, né, na Bahia, eh... Sabe o que é que é, eu tenho pouca experiência em fazer e ver fazer a comida, entende, então eu vejo esse negócio todo, já, na minha frente, assim, e, quer dizer, mas eu não sei o que que tem ali dentro, sabe?
#D
Sim.
#L
Mas... Acho que, que cebola é um negócio muito usado, né? Cebola. Ah, em, doce tem aquele cravo. Cravo. Tem coisa assim,... aquela cebolinha, é outro negócio, né, mais simples assim.
#D
Por exemplo, se você fosse realçar uma carne, não é, um parto de carne, como é que você gostaria que ele... Eh, que condimentos você gostaria que houvesse nesse prato de carne? Como é que você prefere? Muito, com muito ou com pouco condimento? Como é?
#L
Eu, eu prefiro com pouco, sabe? Eh, mais ou menos, assim, ta? (inint.)
#D
Você falou que na sua casa há dias, há dias, eh, especiais em que também a comida especial, não é?
#L
Hum, hum.
#D
Essa comida ela deve ter determinado acompanhamento. Por exemplo, na parte de bebida e na parte de sobremesa, não é. De um modo geral, qual costuma ser a sobremesa?
#L
Não, normalmente não tem assim um, ... não me lembro de nenhum, sabe,  de uma sobremesa fixa, de um determinado prato não, sabe? Eh, ah,  a sobremesa normalmente a gente melhora no dia de aniversário. Por exemplo, tem, tem um negócio muito simples, que eu gosto muito, é gelatina, gelatina de morango, mamãe faz com, eh, maçã, embaixo, e com “chantilly”, ou com aquele creme batido, né?: Gosto muito. Eh, morango, tem também (inint.) eh...
#D
Pudim, por exemplo, você gosta?
#L
Gosto.
#D
Que tipo de pudim que você gosta?
#L
Do tipo de leite, né, é o que eu gosto mais, pudim de leite. E, eh, inclusive se fez outro dia lá em casa eu gosto também, é clara, acho que não é pudim, de clara de ovo, tem que ter coco, sabe, é açúcar queimado em cima.
#D
Passando pra parte de frutas, agora, você disse que gostava de fruta, não é?
#L
Sim.
#D
Que o pessoal que estava na, na dieta, na, nesse tipo de alimentação macrobiótica não gosta e você gosta. Que tipo de fruta que você prefere? Quais as frutas que você gosta?
#L
Por exemplo, eu gosto de manga, embora manga não seja muito prático, né, dá muito trabalho. Gosto de uva. Abacaxi eu não gosto muito, acho muito ácido, sabe, mas no verão costuma ter muito lá abacaxi. Banana é um negócio que, excepcional, né?E lá em casa chamavam de trezentos e sessenta e cinco dias,a banana. Mas depois, depois teve uma época que ficou com saudade, quando a gente ficou sem o sítio (riso), lembrando os bons tempos da banana. Eh, laranja, um negócio bem comum, desde criança.
#D
Antes, uma coisa, você, você que mora sozinha, você sabe, no começo, no começo da entrevista, você falou, por exemplo, eh, que estava sendo ensinada a respeito de uso de margarina, porque marga...margarina...
#L
Não estraga.
#D
É, menos do que manteiga, pelo menos. Você sabe em relação aos a reação alimentos? Existem determinadas situações, não é, determinados, vamos dizer assim, tipos de estado em que os, os alimentos podem se deteriorar ou não, não é?
#L
É.
#D
Está me entendendo? Você já teve algum tipo de problema a, a este respeito?
#L
Eu estou aqui há pouquíssimo tempo, sabe? Mas, quer dizer, a geladeira é um negócio fun... fundamental, né, pode conservar por uma semana, né. Por exemplo, aqui a feira, a feira aqui desse bairro é (inint.) inclusive, eh, vende as coisas mais baratas, sabe?
#D
Sim.
#L
Tem muita coisa, a laranja aqui é especialmente barata e tal. Mas, eh, tem... Às vezes eu quero trazer algumas coisas de lá de casa pra cá (sup.)

#D
Hum, hum.
#L
(sup. ) mas não posso, porque eu sei que tudo pode estragar rápido, né? Eu não vou poder consumir rapidamente, sabe? Eh (inint.)
#D - Como é, normalmente, que você gosta da, da sua alimentação, assim? Você costuma comer comida fria ou você só come comida quente, você faz absoluta questão de que, de que a comida seja quente, ainda?
#L
Ah, eu não faço não, mas eu, eu, eu prefiro quente, não é? Mas é fase, eu estou acostumada a chegar em casa tarde, e a comida está no prato, né, no prato feito pela minha (inint.) Aí dava preguiça de, de esquentar, então eu comia fria. Mas há certas coisas que é horrível comer frio, como ovo, né? Aí é impossível comer frio. Mas eu não tenho muito problema em relação a isso não, sabe? Mas tem, tem coisas que é melhor gelado mesmo, né? Ah, eh, meu cunhado ele faz, ele faz umas coisas meio estranhas sem pôr no fogo, então, ele faz o, uma massa gelada, sabe? É um negócio salgado, gelado, cheio de massa, com, com um creme. Geralmente ele faz umas coisas de um jeito diferente e aquilo gelado é muito bom.
#D
Você costuma tomar leite, você gosta de leite?
#L
Aqui eu comprei leite em pó.
#D
Sim.
#L
Aliás, tenho leite em pó aqui. Leite em pó e... Mas normalmente, eh, eu só com... tomei leite em pó agora, né, que estou aqui, mas antes tomava leite, antes era o leite engarrafado, né, tem esse negócio de garrafa, trocavam garrafa. Agora ele vem naqueles sacos plásticos, assim. Eu acho um ovo de Colombo aquele saco plástico. E eu gosto de leite de qualquer forma, gosto de leite gelado, gosto de café com leite, gosto de leite quente, mas só que mais no inverno. E...
#D
Você falou em determinada (inint./sup.)
#L
(sup.) Ah, tem, eh, aquele...
#D
O quê?
#L
Tem aquele leite Moça, eu tenho aqui, também. Eu comprei no dia do aniversário (inint.) O leite Moça é leite condensado, né? Porque esse leite a gente pode fazer com água, misturar, né? Mas ainda não experimentei ainda aqui, sabe? E tomo aquele leite instantâneo Glória, mas não sei se outras marcas tem o instantâneo também, aquele que na precisa bater muito tempo. Sei que tem o Ninho, né?
#D
Mas você falou a certa altura, a gente falou em restaurante, falou em lanchonete...
#L
Sim.
#D
Por acaso, você não tem aqui, com seus amigos, as pessoas que você conhece, eles costumam freqüentar lo... locais que são especificamente para beber? Existem esses locais?
#L
Ah, tem, uma vez eu fui, fui num que só tinha... Bar também serve?
#D
Hum, hum.
#L
No bar costuma ter essas coisas também, né? Eh, por exemplo, um lugar típico agora aqui no Rio, que tem, está aparecendo um monte de portinhas, eh, de batidas, né? (inint.) Aliás tem, são batidas num, servidas nuns, nuns copos grandes e eu só tomei um desses, sabe, gostei, sabe? E tem um aqui em Ipanema, tem em Copacabana, só de batidas mesmo.
#D

Está acabando a hora.