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PROJETO NURC-RJ

DIÁLOGOS ENTRE INFORMANTE E DOCUMENTADOR (DID):

Tema: "Vida social e diversões"
Inquérito 0016
Locutor 0003 - Sexo feminino, 26 anos de idade, pais não-cariocas. Profissão:administração. Zona residencial: Suburbana
Data do registro: 04 de novembro de 1971
Duração: 40 minutos


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DOC. -  A área que nós escolhemos pra você foi vida social e diversões. Você ... Eu queria que você falasse um pouquinho disso a partir de determinadas perguntas que eu vou te fazer. Você costuma dividir ou você sabe se as pessoas dividem, eh, o grupo, um grupo, determinado grupo social em classes, classes sociais, quais são, como é que elas se chamam, como se caracterizam?
LOC. -  As classes sociais? Como assim?
DOC. -  Você costuma dividir as pessoas em classes sociais?
LOC. -  Bom, tem a, a chamada classe alta, a classe média e a, a classe baixa, né?
DOC. -  Que significa a classe alta, média e baixa?
LOC. -  Bom, a classe alta, ela ... Eu posso dizer que ela é chamada alta sociedade, vamos dizer assim, e a classe média pode ser a, vamos dizer que seja a minha, que é a, é o caso do Brasil, é onde se encontra mais a classe mé... média, né? E tem a classe média alta e a baixa. E a classe baixa também é muito encontrada aqui no Brasil, se bem que, na minha opinião, acho que em menor escala.
DOC. -  E na sua opinião predomina a classe média, né?
LOC. -  É, a classe média.
DOC. -  Bom, agora passando pra formas de saudação. As pessoas quando se encontram umas com as outras. Você podia enumerar como é que as pessoas se falam quando elas se encontram, dependendo da hora, da, da ocasião, da circunstância?
LOC. -  Bom, atualmente a coisa é feita da maneira mais informal possível, né? É ultra resumida quando as pessoas são muito amigas e têm muita afinidade, enfim, dizem oi, como vai, tudo bem, como é que vai, tudo certo? Quer dizer, geralmente é assim.
DOC. -  Você acha que ainda existe, no Rio por exemplo, eh, diferença de formas de saudações pra de manhã, à tarde, à noite, ao levantar, ao ir deitar, existe (inint.) quais seriam essas formas?
LOC. -  Bom, durante o dia ainda se usa muito o bom-dia, um bom-dia dando bastante ênfase, bom-dia assim, entende? Agora à tarde, já é difícil, dificilmente você diz boa-tarde, boa-noite, entende? É mais uma coisa mais rápida: oi, tudo bem, tudo certo? É o que mais se usa aqui.
DOC. -  E, e existe diferença de tratamento entre assim pessoas hierarquicamente diferentes, por exemplo assim se uma pessoa é superior e a outra inferior.
LOC. -  Aí é que eu acho que tem bastante diferença, entende?
DOC. -  Por quê?
LOC. -  De funcionário para chefe assim por exemplo existe, porque tem que haver uma diferença, tem que haver um respeito, entende, hierárquico. Então é diferente a maneira da gente cumprimentar (sup.)
DOC. -  (sup.) E como custuma ser o tratamento?
LOC. -  Bom, na parte de cumprimento é usado mais o bom-dia. Bom-dia, boa-tarde, boa-noite, como vai, entende? Quer dizer, é um pouco mais assim de respeito, né?
DOC. -  Agora, não mais quando as pessoas se encontram, mas quando as pessoas se separam, existem formas especiais?
LOC. -  O mais usado é o tchau, né?
DOC. -  Hum. Ele é usado sempre, em qualquer circunstância, por exemplo, se você for pra a Europa?
LOC. -  Pra Europa, tenho a impressão que lá também se usa tchau, não é isso?
DOC. -  Não, não, não nesse sentido, mas se você fosse viajar, uma, pra uma viagem prolongada seria também essa forma de despedida? Não haveria outra forma de despedida (sup.)
LOC. -  (sup.) Acho que é, acho que aquela forma: até a volta, né?
DOC. -  Agora especificamente a, a respeito do tratamento, do relacionamento entre as pessoas. Como você acha, como você costuma, dependendo da tua experiência, se, eh, se relacionar com as pessoas em termos de tratamento? Por exemplo o tratamento entre marido e mulher, entre superior e inferior, entre pessoas mais jovens?
LOC. -  Bom, aí depende. Entre marido e mulher é bem informal também, né? E agora de funcionários, de, de inferior pra superior é que é aquele tratamento que eu disse, que é um pouco mais assim de respeito.
DOC. -  O respeito é de quem, do inferior pro superior?
LOC. -  É.
DOC. -  E o, ao contrário, como é?
LOC. -  Geralmente eles também procuram responder da mesma forma, entende?
DOC. -  E entre pais e filhos? Por exemplo você e seus pais (sup.)
LOC. -  (sup.) Pais e filhos, olha, comigo e meus pais é ... (risos) Eu fui criada à maneira antiga, entende? Quer dizer que eu ainda trato a mamãe por senhora e o papai por senhor, entende?
DOC. -  Mas atualmente ainda é assim com seus pais?
LOC. -  Ainda é assim, porque a... atualmente as pessoas já se tratam por você, né, entre pai e filho, quer dizer. Mas lá em casa não, ainda é senhor, senhora.
DOC. -  E normalmente entre pessoas jovens? Por exemplo entre rapazes, rapazes e moças?
LOC. -  Ah, é por você, tu. Tu é pouco usado aqui no Rio, mas na, no Sul é usado tu, né?
DOC. -  Aqui no Rio (sup./inint.)
LOC. -  (sup.) Mas aqui no Rio é o você, o você é o mais usado. Não. É muito difícil ouvir, né, o tu, mais em tom assim de brincadeira, como tá tu? (risos)
DOC. -  E nem assim num, numa mistura de tratamento, por exemplo, quando há mistura de, eh, de pessoas, nem assim?
LOC. -  É, às vezes há mistura também. E o, e o problema, o problema é que, que no fim, o verbo fica sendo mal empregado, porque a pessoa quer usar o tu, não está acostumada e emprega o verbo errado.
DOC. -  Agora passando pra, pra tra... tratamento mais, mais formal, mais respeitoso. Você conhece, podia enumerar fórmulas de tratamento assim cerimoniosos para, pra religiosos, pra chefes de estado?
LOC. -  Falando assim pessoalmente ou por carta?
DOC. -  Assim, é, por exemplo, ah ... Na tua experiência, como você trataria uma pessoa religiosa?
LOC. -  Eu geralmente trato como senhor, sabe? Sempre assim que é necessário um respeito, existe uma diferença hierárquica, eu trato como senhor.
DOC. -  E você sabe como se costumam tratar os chefes de estado?
LOC. -  Chefes de estado? É vossa excelência, se não me engano.
DOC. -  Hum, hum. E o reitor você sabe? Qual é o tratamento normal (inint./sup.)
LOC. -  (sup.) Não, não sei não. Nunca tive oportunidade de falar com um reitor.
DOC. -  Você continua estudando, né? Qual é o tratamento na sua escola ou qual foi em outras escolas que você esteve entre professores e alunos?
LOC. -  Bom, eu costu... Eu trato por senhor e eles tratam por você, me tratam por você.
DOC. -  Mas isso, isso, isso que acontece com você acontece com todos? (sup.)
LOC. -  (sup.) É, geralmente é assim (sup.)
DOC. -  (sup.) Todos os alunos costumam tratar os professores por senhor? (sup.)
LOC. -  (sup.) Geralmente é assim. Principalmente quando o professor já é idoso, como é o caso do meu professor, ele é idoso. Agora quando o professor é jovem não. Acho que aí não há necessidade de senhor, é você mesmo.
DOC. -  Quando por exemplo você vai ao médico, como é que você costuma eh, se dirigir a um médico?
LOC. -  O mesmo tratamento, senhor.
DOC. -  O mesmo?
LOC. -  É.
DOC. -  Você nunca usa (sup./inint.)
LOC. -  (sup.) Mesmo sendo jovem. Aí, nesse caso, sendo jovem, sempre senhor.
DOC. -  Nunca você usa um título pra ele?
LOC. -  Doutor, né?
DOC. -  Você só usa doutor pra médico?
LOC. -  É, só doutor.
DOC. -  Agora a respeito de visitas. Em que circunstâncias que as pessoas se visitam, por que as pessoas se visitam, quando, qual o motivo, quais os tipos de visita que você conhece?
LOC. -  As visitas são feitas no caso assim de, de amizade, mera amizade pra conservar a amizade, entende, pra, pra estar sempre em contato com a pessoa. Às vezes se visita assim em caso de doença ou como no caso hoje que eu vou a um aniversário, entende, cumprimentar. Existem vários tipos de visita.
DOC. -  Em caso de morte por exemplo?
LOC. -  Também, quer dizer, aí é uma visita mais formal, né?
DOC. -  Teria um nome especial pra isso? (sup.)
LOC. -  (sup.) É uma visita pra dar os pêsames, né, os sentimentos.
DOC. -  Bom, agora outra coisa. Você, você gosta de se divertir naturalmente, né?
LOC. -  Gosto.
DOC. -  Você gosta de música?
LOC. -  Eu gosto, mas não é o que eu mais gosto não, sabe? Eu ainda prefiro cinema ou mesmo teatro, praia, passeios (sup.)
DOC. -  (sup.) Mas você costuma ouvir m'usica, não é?
LOC. -  Costumo.
DOC. -  Você poderia enumerar os instrumentos que você conhece, instrumentos musicais?
LOC. -  Instrumentos, eh, posso dizer a bateria, o piano, o acordeão, que atualmente não é muito usado, né? O violão, a guitarra, que está muito, está bem atual, né?
DOC. -  Que guitarra? Você só conhece um tipo de guitarra? (sup.)
LOC. -  (sup.) Só, só conheço um tipo de guitarra.
DOC. -  Qual é? Qual o nome? É como um violão, ela? Não tem nenhuma particularidade (sup.)
LOC. -  (sup.) É um tipo assim, é um tipo assim de violão mesmo.
DOC. -  Mas ela não tem nenhuma particularidade? Ela é exatamente como um violão?
LOC. -  Que eu me lembre assim não. Nunca atentei pros detalhes não, sabe (sup.)
DOC. -  (sup.) O som de, dessa guitarra, essa guitarra que você está falando, é guitarra ... Você ... Essa guitarra, o som dela é o mesmo som do violão?
LOC. -  Não, eu acho diferente.
DOC. -  Por que, por que você acha (inint.)
LOC. -  Acho o som um pouco mais fino, mais fino que o violão.
DOC. -  E outros instrumentos?
LOC. -  Outros instrumentos? Tem a flauta, tem ...
DOC. -  Você conhece tipos de flauta ou só um, comum?
LOC. -  Só um, comum. Tem aquele bangô, mas atualmente quase não se vê também, né? E em escolas de samba assim é muito usado o pandeiro, né, e a cuíca também é usada em samba.
DOC. -  Bom, e a respeito de músicas e, e de danças que não fossem assim especificamente regionais. Você poderia enumerar? Tipos de músicas, tipos de danças que você conhece?
LOC. -  Bom, que eu conheça é ... Tem a ópera, tem a, tem o 'ie-ie-ie', né, a valsa que (riso) já quase não se escuta mais, né, o 'jazz', de vez em quando aparece, nem sei se, se está morto atualmente, mas de vez em quando ainda aparece, né? O 'blues', eu achava muito bonito também e o samba, né, o nosso brasileiro (sup.)
DOC. -  (sup.) De brasileiro (inint.) só o samba que te ocorre?
LOC. -  É, o samba-canção tenho impressão que morreu já, né, quase não se ouve mais falar. Acho que é o samba que está mais, está aparecendo mais, né?
DOC. -  E esses dois movimentos muito importantes, eh, ocorridos na música popular brasileira? Um já mais antigo e o outro um pouco mais recente, mas também já acabou. Até os cantores estão fora, etc.
LOC. -  Você quer dizer bossa-nova?
DOC. -  É.
LOC. -  Eu gosto muito da bossa-nova, viu? É uma coisa que agrada acho que a todo mundo (sup./inint.)
DOC. -  (sup.) Como é que você caracterizaria a bossa-nova?
LOC. -  A bossa-nova, se não me engano, foi inventada pelo João Gilberto, né? E até hoje ela está sendo aí reformada de uma maneira ou de outra, mas eu acho que é sempre agradável de se ouvir.
DOC. -  E o outro movimento assim importantíssimo?
LOC. -  Qual o outro movimento?
DOC. -  Que já acabou, que praticamente já acabou, os cantores estão fora, em Londres, os principais cantores?
LOC. -  Tendência assim pra americano, você quer dizer?
DOC. -  É um, é um, é um movimento, eh, criado e liderado pelo Gilberto Gil e Caetano Veloso, nunca ouviu falar não? Tem um nome especial?
LOC. -  Não, não sei.
DOC. -  Não conhece não, né? Bom, agora você poderia enumerar músicas e danças que fossem regionais, assim típicas?
LOC. -  Não sei, assim regional não me ocorre nada assim (sup.)
DOC. -  (sup.) Olha, outra coisa, as, as pessoas, elas se reúnem sempre fora de casa, não é verdade? Às vezes elas se reúnem amigavelmente, porque são amigas, pra conversar, etc. outras vezes, se reúnem, ocasionalmente, por acaso. Bom, eu queria que você enumerasse esses lugares públicos em que as pessoas costumam se reunir, onde há reunião de pessoas.
LOC. -  As pessoas se reúnem ou em festinhas ou então na casa de amigos, quando há festas assim ou em passeios também, no cinema, teatro, ou em excursões, viagens.
DOC. -  Hum, onde mais?
LOC. -  Onde mais?
DOC. -  Pra estudar por exemplo?
LOC. -  Biblioteca, mas aí já é mais difícil pra conversar, né? Seria então um caso de estudo (sup.)
DOC. -  (sup.) Não seria reunião assim um tipo de reunião amigável, mas uma reunião porque há pessoas, mas várias pessoas juntas, nesse sentido (sup.)
LOC. -  (sup.) Geralmente (sup.)
DOC. -  (sup.) Lugares públicos onde há, onde há várias pessoas.
LOC. -  Lugares públicos. Eu acho ma... o, o que acontece mais é em casas de amigos, sabe? Acho que é o que acontece mais.
DOC. -  Por exemplo e pra comer, beber, haveria lugares públicos, de vários tipos?
LOC. -  É difícil porque aqui no Rio tem poucos bares assim abertos, onde a pessoa se sente mais à vontade, inclusive de levar um grupo maior.
DOC. -  Mas vo... você só conhece bares?
LOC. -  Tipos assim do Castelinho que eu quero dizer, entende? Lugar assim aberto que a pessoa possa ir em grupo e conversar, entende?
DOC. -  E mesmo que não seja para ir em grupo, pra conversar, esses lugares onde as pessoas vão pra comer, pra beber, não importa que esteja sozinho ou acompanhado, como é que se chama?
LOC. -  Bom, tem lanchonetes, tem tipo desses bares assim de refeições ligeiras, né?
DOC. -  Só lanchonete?
LOC. -  Boate é ... Depende da pessoa, entende? Eu não freqüento muito, mas também boate pode se conversar, bater papo, dançar também (sup.)
DOC. -  (sup.) Além, além das lanchonetes, você não conhece outros lugares, com outros nomes?
LOC. -  Não, não conheço.
DOC. -  Bom, agora, ah, ah, não mais nesses lugares, onde as pessoas se reúnem ocasionalmente não, não pra, pra conversar, etc. etc. mas reuniões sociais mesmo, você pode enumerar tipos de reuniões sociais que são diferentes, por que, por que elas têm esses nomes, como elas se caracterizam?
LOC. -  Reuniões sociais, tem o, os chamados coquetéis, né? São feitos sempre em, em comemoração a alguma coisa. Qual o outro motivo que eu podia dizer?
DOC. -  Por exemplo hoje você vai a uma reunião social?
LOC. -  É uma reunião bem informal, porque é aniversário de meu irmão. É apenas um jantar então quer dizer que (sup.)
DOC. -  (sup.) E se fosse formal?
LOC. -  Formal seria diferente, entende? Agora (sup.)
DOC. -  (sup.) Seria o quê?
LOC. -  Podia ser um, um jantar assim formal, é diferente inclusive pra ... Você tem que ir melhor vestida e tudo. É diferente, inclusive o tratamento, eu acho.
DOC. -  Agora partindo pra ... Você ... Qual, qual o tipo de divertimento que você costuma ter?
LOC. -  Eu gosto muito de passeio, de teatro, de cinema.
DOC. -  Passeio, como? Que tipo de passeio especificamente?
LOC. -  Gosto muito de ir a Petrópolis, entende, passar o dia lá, almoçar, passear, ver os lugares bonitos assim.
DOC. -  Que mais além disso?
LOC. -  Gosto de praia também, por exemplo agora eu comprei um título de Pró-férias, que dá uma oportunidade boa de poder ficar lá em Cabo Frio, que é onde eu tenho negócio. Então é um outro divertimento que eu gosto também é praia, entende?
DOC. -  Que mais?
LOC. -  Esporte eu quase não pratico não. Eu gosto de natação, mas não tenho oportunidade de praticar.
DOC. -  O que que você costuma fazer normalmente no fim de semana?
LOC. -  Eu costumo ir à praia, vou ao cinema, vou ao teatro.
DOC. -  Eh, você, eu já perguntei se você gostava de música, não? Você podia enumerar os cantores que você conhece, cantores brasileiros, estrangeiros?
LOC. -  O mais conhecido que vem logo à boca é Roberto Carlos, né? (risos) O mais conhecido. E tem esse Taiguara também, que está fazendo muito sucesso. Eliseth Cardoso é uma boa cantora. Carlos José, o Pedrinho Rodrigues, a Cláudia, Elis Regina.
DOC. -  E a Bethânia e a Gal Costa, você não gosta?
LOC. -  A Gal Costa, eu gosto da Gal Costa, mas ela está um pouco sumida agora, né? Bethânia eu não conheço muito. Só vi em televisão.
DOC. -  A Gal Costa, ela acabou de fazer um, fazer um, fazer uma apresentação pública de duas semanas rapidamente. Quando a Gal Costa e a Bethânia, elas, elas têm uns espetáculos assim desse tipo, esses espetáculos como que você chama?
LOC. -  Chamo de 'show', né?
DOC. -  Hum. Em boate você não costuma ir, não é?
LOC. -  Dificilmente eu vou.
DOC. -  Não gosta de boate.
LOC. -  Não é que eu não goste, entende, mas é problema assim de educação, papai não gosta muito que eu chegue muito tarde em casa. Então eu prefiro não me aborrecer, entende? Então raramente eu vou. Gosto de ir assim com um grupo de amigos, sabe?
DOC. -  E você disse que não costuma praticar muitos esportes, não é? Você podia enumerar os esportes que você conhece, mesmo que você não pratique?
LOC. -  Ah, eu conheço a natação, o, o vôlei, o basquete, o, o pólo, tem o hipismo, né?
DOC. -  Bom, você, não sei se você deve conhecer o esporte nacional da Espanha, não é?
LOC. -  Esporte nacional da Espanha? A tourada?
DOC. -  Você podia, eh, descrever uma tourada?
LOC. -  Não (sup.)
DOC. -  (sup.) Quais os elementos principais, quais as ocorrências principais?
LOC. -  É difícil pra mim porque eu só vi em cinema assim, eu não me lembro muito bem como é que foi.
DOC. -  Mas, rapidamente, o que, do que você se lembra numa tourada?
LOC. -  Eu me lembro que os toureiros vão à arena e lá eles começam a colocar umas, um tipo de lança assim no corpo do animal. Então depois, os, os outros toureiros começam a tourear esse animal. E o último, por fim, coloca a, uma espada, né, nas costas do, do touro, né, então ele morre.
DOC. -  Agora, e galos?
LOC. -  Galos? Nunca vi não. Briga de galos, você quer dizer? Nunca vi uma briga de galos. Já ouvi falar.
DOC. -  Você não conhece nada a respeito de briga de galos?
LOC. -  Não, não conheço não.
DOC. -  Você sabe se o, o local onde os galos brigam tem um nome especial?
LOC. -  Não, não, não conheço.
DOC. -  E cavalos?
LOC. -  Cavalos, eu só fui duas vezes ao Jóquei. Fui uma vez ao Grande Prêmio pra conhecer.
DOC. -  O Grande Prêmio tem algum nome especial?
LOC. -  É o ... Eu conheço como Grande Prêmio mesmo.
DOC. -  E a respeito de cavalos, o único, eh, o único esporte que você conhece é esse praticado no Jóquei?
LOC. -  É. Só esse.
DOC. -  Como é exatamente? O que acontece lá exatamente?
LOC. -  Bom, existe um, uma competição entre o, o ... Como é o nome do, (risos) dos homens que montam? Os ... (risos)
DOC. -  É, como é? (risos)
LOC. -  Pois é. Não me vem à cabeça agora, porque eu participo muito pouco disso.
DOC. -  Tem o mesmo nome que o nome do local.
LOC. -  Não me vem `a cabeça agora, porque eu não me interesso muito. Então na hora não me vem à cabeça. Mas então existe essa competição lá, então o, o jóquei, não é, o jóquei que é o vencedor naturalmente deve ganhar o prêmio, né?
DOC. -  E existem pessoas envolvidas com isso além do jóquei e do próprio cavalo, né?
LOC. -  Existem as pessoas que apostam dinheiro, né? E muitos apostam muito dinheiro nisso. Algumas perdem, algumas ganham.
DOC. -  Você conhece uma figura, uma pessoa, entre os apostadores, que é muito famosa, que, que serve de intermediário?
LOC. -  Não, não conheço não.
DOC. -  Não conhece não, não é? Agora, que outros tipos de corridas você conhece além de corridas, dessas corridas de cavalos?
LOC. -  Existe a, a, a corrida de automóveis que infelizmente nunca tive oportunidade de ver, mas deve ser bem interessante (sup.)
DOC. -  (sup.) E quem dirige, como é que você chama uma corrida de automóvel?
LOC. -  Não sei dizer, eu chamaria de corredor, talvez, porque eu não sei o nome.
DOC. -  E que outros tipos de corridas?
LOC. -  Não sei. Que tipo de corridas assim?
DOC. -  Não, você, você está enumerando corrida de cavalos, corrida de automóvel, tudo. Que outros tipos de corrida, eh, terrestres ou aquáticas, competições assim esportivas que são parecidas com uma corrida?
LOC. -  Existem, eh, tipo de gincana assim também, né? É um tipo de corrida também, né, que as pessoas ...
DOC. -  A gincana o que é?
LOC. -  A gincana é várias pessoas, eh, nos seus próprios carros, começam a, a correr neles e então têm que fazer várias tarefas. Então aquele que conseguir fazer todas as tarefas e chegar em primeiro lugar, ganha. É o vencedor.
DOC. -  Bom, e a respeito de, de cartas?
LOC. -  Cartas? O que que eu posso dizer assim de cartas.
DOC. -  Os jogos que você conhece.
LOC. -  Os jogos ... O jogo que eu mais conheço, que é o mais usado aqui no Rio é o chamado buraco, né?
DOC. -  Você conhece outros?
LOC. -  Não, não conheço outros.
DOC. -  Não conhece mais nenhum jogo de cartas?
LOC. -  Não, o que eu conheço é esse.
DOC. -  Esse jogo ... Outros jogos de mesa você não conhece não?
LOC. -  De mesa, bom, tem esse jogo, como é? Esse jogo de varetas, que é muito interessante também. É uma distração muito boa. Tem o dominó, tem o xadrez, que eu nunca consegui jogar esse xadrez.
DOC. -  Você conhece os elementos que formam o xadrez? Podia descrever os elementos? Quais as cores usadas (sup.)
LOC. -  (sup.) Olha, eu conheço muito pouco, viu? Mas se não me engano, tem o, ah, chamado cavalo, tem rei. É só o que eu conheço. Conheço muito pouco de xadrez.
DOC. -  Xadrez se joga como? Assim, solto, sem alguma coisa especial?
LOC. -  Ele é ... Tenho a impressão que ele é jogado na própria caixa onde ele vem, onde vêm as pedrinhas. Ele é jogado na própria caixa.
DOC. -  Você falou em dominó, em xadrez. Haveria um outro jogo semelhante? Com a mesma forma, um jogo muito comum também que as crianças jogam muito?
LOC. -  Tem. É um quebra-cabeça que você quer dizer?
DOC. -  É, pode ser.
LOC. -  Existem esses quebra-cabeças também que têm feito uns papelões, também que têm uns cavalinhos. Então, você, quer dizer, duas pessoas jogando, então, têm vários obstáculos, né? Quem chegar primeiro é o vencedor.
DOC. -  Você nasceu onde?
LOC. -  Nasci aqui no Rio.
DOC. -  Mas em, em que local, que bairro?
LOC. -  Nasci na Penha.
DOC. -  Nasceu na Penha. Você viveu muito tempo na Penha? Sua infância você passou na Penha?
LOC. -  A maior parte eu, eu vivi lá.
DOC. -  Quando você era criança, você costumava brincar de que modo? Você se lembra de seus brinquedos favoritos, de que você mais costumava brincar, dos jogos.
LOC. -  Eu brincava muito com coleguinhas minhas que iam lá pra casa e brincava geralmente de boneca, de, de mãe, e pegava aquelas, aqueles conjuntinhos de ar... de, de quarto, né, aqueles armários, aquelas coisas e então arrumava e brincava de fazer comidinha e tudo. De panelinha, de coisas assim de menina, né?
DOC. -  Bom, e quando a gente falou de Jóquei Clube, você falou que as pessoas envolvidas iam receber um prêmio, não é? Bom, essa, essas apostas são feitas em um determinado local? Há outros tipos de apostas que são feitas em um determinado local por exemplo apostas pra jogos de futebol, né? Uma coisa que já, já esteve, uma época, agora já está menos na moda (inint./sup.)
LOC. -  (sup.) Hum, hum (sup.)
DOC. -  (sup.) O que é?
LOC. -  É o, é o jogo da loteria esportiva, né? Que agora está sendo muito pouco procurado, que é difícil mesmo da pessoa vencer, entende? É muito difícil. Então daí a desistência de muita gente.
DOC. -  Você conhece outro jogo que também já esteve na moda aqui no Rio, agora já passou? Existe um corredor muito grande, eh, de estátuas lá no fundo do corredor, as pessoas atirando uma ...
LOC. -  É o boliche, né? É um jogo muito interessante, mas já esteve muito em moda, mas agora não (sup.)
DOC. -  (sup.) Você sabe boliche?
LOC. -  Eu sei jogar. É um jogo muito gostoso.
DOC. -  Quais as coisas fundamentais do boliche? Qual o objetivo do boliche, qual é o vocabulário utilizado?
LOC. -  O objetivo do boliche é você derrubar todos aqueles obstáculos que estão lá no final, com a bola.
DOC. -  Quando você derruba todos isso tem algum nome especial?
LOC. -  Eu não sei qual é o nome que se tem. (risos)
DOC. -  O lugar onde se joga boliche tem algum nome especial?
LOC. -  É boliche mesmo.
DOC. -  Eh, e boxe, você conhece?
LOC. -  Eu nunca assisti a um, um jogo de boxe.
DOC. -  Mas você já ouviu falar, né?
LOC. -  Já ouvi falar. A n~ao ser assim em cinema, muito rapidamente.
DOC. -  Como você chama o, a pessoa que luta boxe?
LOC. -  É 'boxeur', né?
DOC. -  Agora, quais as pessoas que estão envolvidas numa luta de boxe? Primeiro você podia descrever uma luta (inint.)
LOC. -  Bom, a finalidade deles é derru... é um quer derrubar o outro, né? Então existe também as apostas, as pessoas que vão lá, apostam, e naturalmente a pessoa que acerta, naturalmente vai ganhar alguma quantia em dinheiro.
DOC. -  A luta se realiza onde, especificamente?
LOC. -  No ringue.
DOC. -  Como é o ringue? Você podia descrever?
LOC. -  Eu nunca fui a um, não poderia descrever muito bem não, sabe?
DOC. -  Bom, como é que você sabe que ele ... Quem ganhou, quem perdeu?
LOC. -  Bom, o que perdeu geralmente ele cai.
DOC. -  Isso tem nome, quando ele cai?
LOC. -  Eu não sei qual é o nome não. Então o juiz vai e conta não sei até que número, não sei se é até dez, então essa pessoa não levantando, a pessoa que ficou em pé é o vencedor. (risos)
DOC. -  Bom, além do boxe, você conhece outros tipos de lutas?
LOC. -  Tem, eh, eu não sei se é considerado como luta. Tem esse jiu jítsu, o caratê. Tenho a impressão que é conhecido como defesa pessoal. Eu já ouvi falar também no 'haikidô', diz que é muito bom, inclusive pro físico, desenvolve bem o físico do homem.
DOC. -  Bom, e basquete, você conhece?
LOC. -  Muito pouco.
DOC. -  Você não seria capaz de descrever um jogo de basquete? Os elementos principais de um jogo de basquete?
LOC. -  Não.
DOC. -  E tênis?
LOC. -  Tênis também, eu nunca tive oportunidade de assistir não.
DOC. -  Mas você não tem nem idéia de como seja? Você nem imagina como seja um jogo de tênis? Quantos jogadores são necessários por exemplo?
LOC. -  São, se eu não me engano, são quatro participantes.
DOC. -  São sempre quatro participantes?
LOC. -  Eu tenho a impressão que sim.
DOC. -  Eles se apresentam de uma forma especial? Por exemplo os jogadores de futebol, eles vão de calção, não é? E eles? Eles têm uma roupa especial? (sup.)
LOC. -  (sup.) Eles vão com uma, uma, roupa branca, uma, a moça geralmente está com uma sainha pregueada, curta, branca, uma camiseta, tênis e meia branca.
DOC. -  E existe outro jogo de tênis que você conheça (inint.)
LOC. -  Não.
DOC. -  Não conhece? Um muito comum, que é em proporções menores, com duas pessoas ou quatro.
LOC. -  Não, não conheço.
DOC. -  Não conhece, não? Se chama tênis de mesa.
LOC. -  Ah, sim, pingue-pongue.
DOC. -  E futebol, você conhece?
LOC. -  O futebol é um jogo muito apreciado aqui no Brasil, principalmente aqui no Rio. Mas raramente eu vou. Mas é um jogo realmente muito excitante, né? E o povo brasileiro, ele vibra muito com essas coisas assim.
DOC. -  Por exemplo o que é fundamental pra haver um, um jogo de futebol?
LOC. -  Bom, cada time deve ter onze elementos e a disputa é feita entre os dois times.
DOC. -  Através de quê? Eles disputam o quê?
LOC. -  Bom, aquele que fizer o maior número de gols é o vencedor.
DOC. -  Ele faz gols através de quê? Como?
LOC. -  Existe uma bola que é chutada (sup.)
DOC. -  (sup.) Chutada pra quê?
LOC. -  Pra dentro, pra dentro da rede. E quando isso acontece é chamado gol.
DOC. -  Essa rede está onde? Quer dizer, como é, qual é o desenho, digamos assim, do jogo de futebol? Assim como o xadrez tem um tabuleiro, não é verdade, assim como o tênis tem um determinado espaço, o jogo de futebol também tem, não é? Como é que ele se apresenta?
LOC. -  Bom, o jogo é realizado num campo. Em cada extremidade existe a rede e são duas redes (sup.)
DOC. -  (sup.) Qual a forma do campo? É oval, é hexagonal? Como é?
LOC. -  Eu tenho a impressão que é oval. (risos) E então existe em cada extremidade uma rede, então cada time irá colocar a bola na rede oposta a ele. Então será feito o gol. (risos)
DOC. -  Isso eles, eles fazem sozinhos, só eles lá, ninguém mais?
LOC. -  Só eles lá.
DOC. -  Nem um, nem um, não tem mais, mais ninguém, ninguém, não tem mais ninguém envolvido nisso? Não há mais pessoas envolvidas num jogo de futebol?
LOC. -  Bom, no futebol tem o juiz, que é chamado de bandeirinha aqui, né? E existe a torcida, que é, que vibra bastante com o jogo.
DOC. -  A torcida é formada de quem?
LOC. -  São pessoas que, que jogam e cada uma tem seu time favorito, né? Então, daí, às vezes, existem até discussões por causa disso, porque às vezes o vizinho do lado é de outro time, então sai a maior briga por causa disso, né?
DOC. -  Agora me diz uma coisa, a torcida fica onde?
LOC. -  A torcida fica nas arquibancadas ou nas cadeiras especiais do Maracanã.
DOC. -  Arquibancada e cadeira especial são a mesma coisa?
LOC. -  Não, não são a mesma coisa. A arquibancada é preço inferior, quer dizer, mais popular. Cadeira especial já é diferente, já é um nível melhor, mais selecionado.
DOC. -  Agora os jogadores, eles, eles aparecem assim, sem mais nem menos, todos soltos, não se conhecem ou eles formam um grupo, como é?
LOC. -  Eles formam um grupo e chegam ao campo todos juntos.
DOC. -  Chegam de onde?
LOC. -  Eles chegam ... Eu não sei o nome do lugar. Mas eles chegam juntos.
DOC. -  Mas eles pertencem a alguma entidade, alguma, alguma agremiação (inint.)
LOC. -  É o time, né?
DOC. -  O time é o quê? Por exemplo, você tem um, você, você é torcedor de algum?
LOC. -  Olha, eu sou do Flamengo.
DOC. -  O Flamengo é o quê? Como é que é o nome do Flamengo?
LOC. -  É um time de futebol, não é?
DOC. -  Como é que é nome oficial do Flamengo?
LOC. -  Não sei.
DOC. -  Bom, quais são as outras pessoas que estão interessadas? Você já falou nos jogadores, no juíz, não é? Já falou da torcida, mas há outras pessoas que estão interessadas também no futebol, não é? Qual é o pessoal, pessoal que, eh, dirige e organiza tudo dentro de um time de futebol?
LOC. -  Não sei não.
DOC. -  Quem é que dirige? Os jogadores, eles fazem o que eles bem entendem, o que vem na cabeça deles, ou eles seguem ordem de uma determinada pessoa?
LOC. -  Não, eles são treinados e eu não sei o nome da pessoa. Mas eles naturalmente devem ser treinados e tudo ali é combinado, né?