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PROJETO NURC-RJ

Tema: "Cinema, televisão, rádio, teatro, circo"

Inquérito 0100

Locutor 115
Sexo masculino, 45 anos de idade, pais cariocas
Profissão: gráfico e diagramador
Zona residencial: específica - Centro

Data do registro: 20 de setembro de 1972

Duração: 45 minutos

 

Som Clique aqui e ouça a narração do texto


D
 Pronto, tá? Tá. Perfeito. Então a primeira coisa que você vai dizer qual é a, a diversão que você prefere. (diversos documentadores)
L
 A diversão que eu prefiro mais é o cinema.
D
 Cinema?
L
 Cinema.
D
 Então você fala de cinema. Fala do cinema. Como é que acha que deve ser um cinema, um cinema, o prédio do cinema como é que é. (diversos documentadores)
L
 Ah, como deve ser o prédio?
D
 É, cinema.
L
 Eu acho que um prédio de cinema deve ser o, como esse de primeira, né, o Boa, o Metro Boa Vista, o Palácio com, como é que diz, uma boa ventilação porque a pessoa assistir um filme sem com... comodidade não, sente-se até mal, né? Então eu acho que deve ter uma boa acústica com ... Eu, por exemplo, pra mim o cinema Palácio é um dos melhores, né, não conhecendo o São Luís, que dizem que é um dos melhores que nós temos aqui, né? Inclusive eu conheci o Boa Vista, achei também grande, ótimo pra assistir um bom filme.
D
 Como é que é esse cinema São Luís? Como é que você descreveria esse cinema?
L
 O cinema?
D
 Você disse que é ótimo, é grande.
L
 Não, eu acho que pa... a parte de acústica, né, e a ven... e a ventilação, ar refrigerado pra pessoa sentir à vontade, né, porque a pessoa num cinema com muito calor acaba sentin... não, não apreciando bem o filme, não é isso? (sup.)
D
 (sup./inint.) sentado (sup.)
L
 (sup./inint.) sentado comodamente, aquelas poltronas, principalmente aquelas poltronas como novas porque depois, eh, mais tarde vão sendo furadas pelos estudantes.
D
 (inint.) uma pessoa que nunca viu um cinema. Descreve o cinema todo pra gente, todo.
L
 Como, as par... da, integr... integralmente?
D
 É.
L
 O cinema? Ah, o, o, o cinema tem hoje em dia tel... uma tela panorâmica, né, onde pode-se ver o cinema, o filme cinemascope, as cadeiras são alinhadas, ah, de maneira que de qualquer ângulo a pessoa possa assistir bem o filme e hoje em dia inclusive hoje em dia temos até a disposição de ci... ah, de cadeiras como Madri, o cinema Madri, o cinema Pal... Art Palácio, né, e esse Tijuca onde a pessoa pode assistir sem ser atrapalhada pelos, pelas pessoas que estão sentadas na frente porque são colocadas em disposição, ah, de baixo para cima, né, como se fossem degraus. Agora a (inint.) essa parte assim que é ...
D
 Quando você vai no cinema que que você faz? A primeira coisa assim, chegou no cinema.
L
 Procuro um lugar melhor pra mim assistir, né?
D
 Mas antes de entrar.
L
 Antes de entrar eu com... ah, tem de comprar entrada, não é isso, comprar entrada. Naturalmente como eu não sou mais estudante tenho de comprar minha entrada, ah, como é que diz, ah, inteira, que não é muito agradável pelo preço hoje em, atualmente, né? Chego, entrego ao porteiro a entrada e me dirijo para a, a platéia, né, e ali procuro um lugar melhor, principalmente quando está escuro a pessoa tem de ir tateando, né, procurando o lugar melhor pra poder sentar. Eu sempre procuro me sentar no, na parte do meio para trás onde eu acho que é melhor pra assistir, né?
D
 Se o filme ainda não começou o senhor prefere esperar fora ou dentro?
L
 Não, prefiro mais dentro pelo seguinte: quase sempre tem música, né, e a música incentiva qualquer um, carioca principal... o brasileiro, principalmente o carioca, né, que não pode escutar um samba, uma, como é que diz, um até aí mesmo que eu, não é meu, meu feitio, né, mas mesmo assim agrada a música que se ...
D
 E se, se estiver passando o filme, quer dizer, se não deixarem entrar?
L
 Não, se não deixarem entrar eu espero a minha vez, né, a vez de, naturalmente que eu gosto muito de pegar o filme pelo princípio pra poder entender o filme porque tem muitos filmes que a pessoa mesmo perdendo uma parte do meio para, pro final a pessoa entende mas tem outros que não, que só mesmo pegando no princípio do filme possa, pode-se entender o enredo, não é?
D
 Então se o senhor não entender o fim onde é que o senhor fica esperando?
L
 Ah, quando, eu fico na sala de espera quando é agradável porque tem sala de espera que a pessoa não, tem que ficar em pé, né, mas quando, por exemplo, pego uma sala de espera como o cinema Vitória, né, que tem umas poltronas boas pra pessoa esperar, outra, o Palá... o Odeon, o Palácio mesmo, né, agradável inclusive com bebedouro, com agüinha gelada (inint.) não ser das casas Sendas (inint.) propaganda (inint.) casas Sendas mas tem um, só falta o cafezinho mas água gelada não falta.
D
 (inint.) onde é que você compra a entrada?
L
 A entrada é na bilheteria, né?
D
 É.
L
 Sempre você procura ver quem está vendendo a entrada pra ver se agrada, né, pra poder bater um papozinho antes de entrar no cinema. Dali, acho que de cinema, ah ...
D
 O senhor tem assim uma hora de preferência pra ir ou ...
L
 Ah, preferência eu gos... gosto mais à noite. Sempre à noite é melhor porque quando a pessoa sai do cinema já vai direto para casa, né, esperando fazer o seu lanche e dormir.
D
 O senhor vai dormir cedo?
L
 Eu sempre gosto à noite, assim na parte de vinte, vinte, vinte e duas horas, um pouquinho mais, mas quase sempre quando eu vou com a esposa tem que ser vinte e duas horas porque ela não agüenta a sessão das vinte e duas, né?
D
 (inint.)
L
 (inint.) então prefiro mais às vinte e duas, vinte horas, sendo que à tarde mesmo nunca eu apreciei, mesmo quando, só mesmo quando noivo porque tinha que entregar, como é que diz, a mercadoria cedo em casa e não podia, né, mas quanto a cinema eu prefiro mais à noite mesmo, sabe, porque a pessoa sai do cinema naquela, na... naquela escuridão do cinema e recebe aquele impacto da tarde torna-se desagradável principalmente para mim, né, eu fico assim desambientado. Agora, à noite não, é até agradável, né, a pessoa ainda sai, ainda encontra os bares abertos pra tomar um chopezinho, quer dizer, à tarde já não seria interessante porque temos a janta a seguir, então procuro mais ir ...
D
 Que tipo de filme o senhor prefere?
L
 Eu prefiro drama, né, sempre gostei de drama. Antigamente eu gostava de comédia, aqueles filmes fantásticos, hoje em dia eu acho aquilo já era, como é, como dizem, né? Eu prefiro mais o drama ou então esses filmes que hoje em dia eles levam, né, ah, sexo, né, aprecio muito filmes de sexo. Acho que de... Todo mundo devia conhecer, principalmente moças, rapazes, eu acho que isso aí é instrutivo, esse filme é instrutivo, deixando de lado a maldade também, né, porque (inint.) a pessoa tem de ver também o lado, mas se ele olhar bem é um ensinamento pra, pras moças e rapazes que às vezes ignora a vida e acham que, ah, tudo é cor de-rosa mas quando vão ver esses filmes vê o final de muitas mulheres, né, por não ter pensado antes de agir.
D
 Que outros tipos de filme (inint.)
L
 Ah, eu (inint.) prefiro mais um, pra mim mesmo é o, por exemplo, filmes de guerra hoje em dia eu já não aprecio mais, já teve, já houve época da, de filme de guerra, né, hoje em dia não tem mais graça. Esse negócio de passar filmes alemães, isso aí eu acho, inclusive na televisão, né, na televisão é o que eles cansam mais o telespectador é com, com esses filmes de alemães. Eu não tenho nada com alemão, nem com americano, eu sou é brasileiro mesmo, né, não quero que eles matem um ao outro que não tenho nada com isso, mas que eu acho que devem ser outros filmes mais instrutivos, né, porque principalmente eles passam filme no horário que ainda tem criança acordada, né (inint.) continuam a ver aqueles, ficam brutalizadas com aqueles filmes de, de matarem um ao outro sem necessidade porque a guerra já foi há muitos anos, já acabaram, acabaram com a guerra, então esse negócio de estar vendo agora essas guerrazinhas não é mais (inint.) alemão, que a pessoa precisa lembrar toda vida o alemão, né? Então eu acho que o filme (inint.) para mim, como eu tive filmes, grandes filmes que eu vi na minha época, aquele "Ponte de Waterloo", ah, "Capitão Gold", filmes que hoje em dia já não é tão bom quanto antigamente porque naquela época que, de piratas aquilo era inter... mas hoje em dia pra mim já não é muito interessante, mas teve bons filmes. Ah, "De amor também se morre", não é isso, Charles Boyer, aquele, aquele artista foi um espetáculo naquele filme. Ele, "Ponte de Waterloo", me lembro até hoje, aliás foram várias vezes que eu vi aquele filme, duas ou três vezes, "Sétimo céu", são filmes que a pessoa vê hoje, "O vento levou", "O vento levou" vi três vezes mesmo sendo aquelas quatro horas cansativas, mas é um filme que a pessoa vê hoje, daqui a dez anos vê, é como se fosse um filme novo, agradável porque, dizem que é cansativo mas eu não acho, achei aquele filme um espetáculo principalmente os artistas que eram grandes artistas na época, né? O filme por exemplo de comédia, comédia, já teve comediantes ótimos, hoje em dia já não tem aquele, aquela graça, não sei se também já fugi da época, como é, Bud Abbott e Costello, né, aquele artista, poxa, hoje em dia está levando na televisão, né, mas, interessante, hoje às vezes eu olho e já não tem aquela ... O Oscarito, brasileiro, é uma pessoa, bastava dizer Oscarito as bilheterias não, não se podia nem pensar em ver aquele filme numa certa hora porque não tinha mesmo lugar porque o Oscarito bastava ele aparecer na tela não precisava dizer nem uma piada que a pessoa já ria, aquela maneira de... dele andar, dele olhar, coisa que hoje em dia inclusive há um mês atrás eu vi um filme do Oscarito já não tive aquela, tudo assim tem sua época, né? Agora quanto (inint.) televisão também ou não?
D
 Pode falar, fala.
L
 Televisão.
D
 Espera aí.
L
 Pode tentar fazer a pergunta.
D
 Eu queria saber como é que, como é que o encaixe deve ser feito num filme?
L
 Como é que deve?
D
 Que que eles usam pra fazer um filme? Imagine.
L
 Ah, o filme é feito por meio de celulose, né? Tem um, é um processo tão atrapalhado que eu nem sei como é, eu não vejo às vezes quando em filmes como é que eles fazem os processos mas eu não, uma coisa que, complexa, né (sup.)
D
 (sup.) O pessoal que trabalha.
L
 Ah, o pessoal que trabalha, um serviço cansativo, né, que eu acho porque ele tem que fazer tantas vezes a mesma cenas até que ele chegue naquela que eles fazem completamente, exatamente o que eles querem, né, quer dizer que quanto a isso eu não tenho assim uma noção pra falar, né?
D
 O que é que o senhor acha que leva um filme a ser bom ou ruim?
L
 Como?
D
 Que que o senhor acha que leva um filme a ser bom ou ruim?
L
 Ah, pelo diretor, né, pela, a maneira de dirigir porque não é qualquer um que dirige um filme, né? Eu pelo menos poderia dirigir um filme e depois ser uma decepção. Precisa ter conhecimentos teatrais, né, ah, jogo de cenas, precisa conhecer tudo, coreografia, acho que a melhor maneira é essa mesma pessoa ter conhecimento, estudo pra poder dar um grande filme, né?
D
 Você acha que uma pessoa sozinha, o próprio diretor cuidaria disso?
L
 Não, não, precisa ter equipe, sem equipe não pode, né? (inint.) o, ah, como é que diz, o compositor das músicas, o produtor, o escritor mesmo da, da, como é que diz, o, do filme, da peça. Sem isso acho que não pode haver nada, aliás nenhum trabalho, se não houver conjunto, não há, não sai nada, né?
D
 Hum, hum.
L
 Acho que deve ter o co... equipe pra poder trabalhar e bons artistas também, né, porque ter bom, ah, bom produtor, bom diretor e não ter artistas, ah, como é, com qualidades, não pode sair um bom filme. Por exemplo (inint.) pra trabalhar era de, seria a maior decepção, poderia ser o melhor produtor, né, que seria uma decepção porque eu não tenho jogo nem de cena, que fará pra artista então acho que tem que ter toda, esse sujeito, quer dizer (inint.) fazer o filme, ter tudo mesmo, material porque noss... por exemplo, nossos filmes aqui são muito pobres, né, porque você vê que faz um filme tudo naquele lugar, parece que não, só tem, fizeram uma cena como se fosse num teatro, né? Teatro é aquela, aquela, aqueles quadros, fica duas horas com aqueles quadros só, levanta um, vol... volta de novo aquele mesmo quadro anteriormente e continua a mesma coisa.
D
 (inint.) falar sobre televisão? Você queria falar sobre televisão?
L
 É, televisão, acho que a televisão é, é instrutiva e ao mesmo tempo cansativa principalmente estes, estas televisões que abusam de anúncios, né? Sim, se eles não puserem lá, como é que diz, se não tiverem anúncio eles não podem viver também, não podem pagar os artistas, não podem pagar os filmes que eles passam porque tem contratos com firmas americanas. Eu acho que torna-se um pouco cansativa. Às vezes um filme que podia levar uma hora e meia ele leva duas horas e meia e os filmes à noite por exemplo que a pessoa que tem que trabalhar, acordar cedo prum trabalho, vai até duas horas (inint.) eu vou atrás de um filme que eu começo ver muito bom, né, quando eu vou, vou ver assim já está duas horas da manhã, pra acordar bem cinco e meia é muito cansativo. Agora o, eu aprecio muito na televisão é a parte de filmes porque a parte cômica é cansa... torna-se cansativa porque é sempre aqueles mesmos quadros e o Chacrinha nem se conta, né, porque eu se fosse as autoridades eu nem permitia esse Chacrinha, né, não por, pessoalmente, mas eu acho que ele, ele age de uma maneira com as pessoas não respeitando nem as, as senhoras que vão lá, sendo que às vezes pessoas me criticam quando eu falo, porque dizem se a mulher é casada não deve comparecer no programa do Chacrinha mas eu acho que qualquer pessoa tem o direito de comparecer quando, e deve ser bem tratada por, quando se apresenta, né? Se a pessoa se apresenta com uma maneira, não pode, a pessoa não pode se sair (inint.) no Chacrinha não, tem aquelas ma... aquelas brincadeiras que eu acho que, ah, diminuem, ah, o, a pessoa, o calouro e tudo.
D
 Você diz o quê, brincadeiras com o pessoal de casa?
L
 É, não, com as, com as pessoas que comparecem lá. Eu acho que a pessoa que está assistindo também, as, principalmente as moças devem, sentem também, né, muita gente sente quando ele é, aquelas brincadeiras que ele faz porque ele, ele quer ser engraçado mas não é engraçado, ele teve uma sorte na vida, né, mas engraçado (inint.) mas não é. Agora, tem um programa, Sílvio Santos, que eu pra mim eu acho um, um dos melhores programas. Pra mim torna se cansativo pelo, aquele horário de domingo. Começa onze da m... da manhã e termina às oito, né, da noite. Tem muitos quadros diferentes mas torna-se (inint.) obrigando a pessoa a ficar aquelas horas todas, torna-se cansativo, né, o, como é que diz, aquele horário todo. Mas pra mim é um dos melhores, ele, o Silvestre. O Silvestre é um dos programas que eu gosto. Agora eu acho que depende muito também do, do, como é que diz, do, dos quadros, né, porque aquela, tem uma cena, aquela da, das crinças, né, que o Sílvio Santos faz que todo mundo aprecia aquilo, né? Ah, como é o nome daquilo, da, das, das garotas que aparecem lá aos domingos, é, esqueci o nome agora, no momento não, Cinderela, né, Cinderela. Aquilo é interessante mas eu, eu também ali eu condeno um pouco o Sílvio Santos no, no, na parte da, das mercadorias que ele dá, a propaganda que ele faz daquelas mercadorias. Acho o seguinte: se todas as três são pobres deviam todas três receber e não aquele, aquela diferença, né, de uma receber o objeto que pediu, a outra receber uma casa comercial, praticamente ali a pessoa sai dali pode abrir uma casa comercial porque tanta mercadoria que ele dá e ...
D
 Que mais que passa em televisão sem ser esses programas?
L
 O que que passa na televi... em televisão? São os, as, os telejornais, pra mim eu acho interessante principalmente da, da Globo, né, acho muito interessante. Tem agora, tem outros program... outro também aquele "Papo Firme", né, que ...
D
 Daonde que ele é?
L
 É canal quatro, canal quatro. Se você não sabe é canal quatro, (riso) é tevê Globo, canal quatro mas o, aquele ali é pelo, aquele até que eu não assisto aquele, aquele, aquele "Papo Firme" porque eu não, não inter... eu acho que ele vende muito música americana, né, faz muita propaganda da música americana. Eu sou, eu sou, eu gostei muito am... da música americana mas eu acho que a nossa é esquecida pois mesmo lá no trabalho (inint.) aquela sessão de música, em quatro músicas, quatro americanas, quatro músicas, ah, traduzidas, traduzidas não, escritas, né, ah, composta em inglês, brasileira não tem nenhuma, não sei por que razão eles esquecem, eles botam sessão de, sessão de disco, o nome do disco, né, mas a coluna do disco é americana, não sei por quê, se é, se aqui é América do Norte ou América ou América do Sul ou Brasil, né, porque eles só botam americano.
D
 De quem é a responsabilidade por essa seção no jornal?
L
 (inint./sup.)
D
 (sup.) Eh, quem é o responsável?
L
 O escritor?
D
 É.
L
 Esse aí eu tenho, eu nem procurei saber, compreendeu, porque eu, não me agrada a sessão. Quando não agrada nem procuro saber. A única seção, né, que eu gravo lá (sup.)
D
 (sup.) Ele grava a música?
L
 É, ele escreve sobre música, né, sobre os discos, lançamentos mas os lançamentos que ele apresenta são americanos. Eu acho que o brasileiro deixou de lançar discos porque só o americano que apresenta os discos e tudo, são as melhores, cotações sempre boa e o, as músicas nacionais ...
D
 Como é que é feito o aparelho de televisão? Que que você acha, você acha que ...
L
 O aparelho?
D
 É.
L
 O ...
D
 O aparelho.
L
 Que nós assistimos.
D
 É.
L
 Em casa. Ah, eu acho o seguinte: é feito com uma caixa, ah, aberta atrás, na frente colo... é colocada um tubo de imagem, a televisão é feita com válvulas, tem o ch... tem o chassi, que onde é colocado o tubo de imagem, várias válvulas, válvula de som, válvula de, de, para imagem, tem o `flat back' onde é colo... ah, e tem a parte, hoje em dia, sendo que hoje em dia não estão fazendo, deixando de lado as válvulas e botando transístor que futuramente será, tomará conta do mercado os transístors (sic) porque tem maior duração, a imagem aparece de imediato e o som também, quer dizer, futuramente, dito mesmo por pessoas que trabalham na Philips, conhecido meu, que futuramente não haverá mais válvulas, só mesmo as antigas, né, porque esquenta muito a televisão, a, como é que diz, a caixa, né, principalmente a caixa e há um desperdício incrível de material. Agora, nós temos na televisão temos os botões, né? Eu, por exemplo, a minha é `stabilimatic', né, eh, tem a, não gi... não gira nem para horizontal nem para vertical, con... conserva assim, mesmo que ela, ah, queira mudar de posição ela volta automaticamente à posição dela, mas a televisão então ela é composta por botões de horizontal, vertical, a de, de som, temos o, o seletor de canais e aquele ali é o, é o, existe o seletor de canais, onde tem o contraste, no seletor de canais existe o contrastre, dali a pessoa põe a coloração que, ah, porque a televisão tem um negócio, ela, a telev... a luz dela em excesso inco... incomoda a vista inclusive prejudicando até a visão, sendo necessário até inclusive usar lâmpadas indiretas pra quebrar um pouco a luminosidade da televisão, do tubo de imagem principalmente quando ele é novo, ele é muito forte. Tem pessoas que ligam e deixam à vontade, né, sem ver o mal que pode acarretar a, esse, esse, essa luz forte, sendo recomendado mesmo por, por médico usar uma, um quebra lu... um quebra luminosidade que é uma lâmpada principalmente atr... por trás, né, da pessoa pra não atrapalhar a visão. Agora, hoje em dia tem essa televisão de colo... colorida, né, que eu pra mim eu acho que o, não, não é pelo va... só pelo va... valor financeiro não, valor aquisitivo é de, é de, eh, também não ajuda muito pro pobre, né, isso foi feito mais para os ricos, pobre americano e rico brasileiro porque lá o americano pode ter, aqui não pode, no Brasil, bra... brasileiro, então a colo... a colorida, eu acho, eu pra mim a colorida é, torna-se cansativa depois de uma hora, duas horas torna-se cansativa, já o preto e branco não. Não sei se eu falo isso por ser da classe média que não posso obter de imediato mas eu já de passagem repa... reparei que a coloração não sei se futuramente será boa mas por enquanto está falha, eh, umas cores muito vivas então e cansa muito a vista, quer dizer, de passagem eu assisti assim em casa comercial, né, porque o pobre só pode assistir mesmo em casa comercial porque em casa mesmo sua ele não pode assistir.
D
 Que mais (inint.)
L
 A televisão nós temos, sem antena ela não funciona, né, (risos) inclusive essa antena externa é uma, é de grande utilidade, né, porque sem ela aparece o chuv... o chuviscos, faz as ima... duplas imagens mas tem uma, uma das desvantagens dessas antenas externas são os temporais, as ventanias, que começa a dar o, a modificar as imagens, né? Então resolvi fazer o seguinte: em casa comprei uma antena interna, não precisa, nunca mudo de posição, ela está sempre funcionando, é só mudar o canal que quiser que com qualquer um temporal, qual... qualquer coisa ela continua na mesma imagem sem haver modificação. Agora nunca esquecendo também da tomada porque sem a tomada a televisão não funciona, né? Tem, (risos) é difícil, né? Tem, eu esqueci de falar, tem a, eh, resistências, a televisão tem resistências, são uns tubos tão pequenos que a pessoa olha assim acha que aquilo não tem va... valor nenhum não, não é isso? Tem os condensadores, condensadores, ora, se, se não houver condensador não há uma boa imagem, né, e mesmo há dificuldade na, na, para a válvula, né, tem de haver o condensador.
D
 Sua televisão já deu algum problema?
L
 A minha já deu, inclusive esse `flat back', né, que ...
D
 Que que vem a ser isso? Não entendo não.
L
 É um, uma peça que tem que, ah, é um tipo assim dum disco voador, disco voador. É uma, é quadrada, ah, as partes, a parte inferior e superior tem uma saliência onde saem uns fi... uns, dois pólos pra ser ligado no, no fio da televisão. Então isso aí dá uma, prejudica muito a imagem porque mesmo que ponha válvula ela está muito bem a ima... vendo a imagem, daqui a pouco ela diminui, a pessoa procura o botão da vertical e não encontra nada porque muda, a pessoa pensa que é uma válvula de alta tensão mas não é aquela válvula porque nessa eu fui também, comprei a válvula e não era aquilo, agora era o tal `flat back' que tem grande, é uma das par... peças mais caras que nós temos, sendo que o seletor ainda é mais caro, né, e tubo de imagem não se fala, né, porque o tubo de imagem, sem aquilo não, não resolve nada. Agora é uma, a televisão a pessoa abrindo, eu por exemplo já tive oportunidade inclusive de mudar o seletor de canal, né, na televisão porque quando a televisão é nossa a pessoa pode quebrar que é só encostar depois, né, mas quando está em garantia a pessoa não pode fazer nada mas a, a, como é, por, por dentro mais ou menos já conheço a televisão, né, assim de vista porque se tiver necessidade de saber qual é, quando é uma, como é que diz, uma, trocar uma, uma válvula, como é que diz, trocar uma peça que seja até obrigado a soldar é fácil, agora pra, por exemplo, pra saber, precisa, existe um aparelho que aliás eu no momento eu nem sei dar o nome desse aparelho, eh, onde eles testam, né, a televisão e ali que eles vão no, ao local certo onde o defeito, onde tem o defeito. Agora quanto ao resto pra mim se quiser dizer, fazer a propaganda melhor a televisão pra mim é a Philips, né, (risos) porque é a que eu tenho e acho melhor mesmo, é porque é menos cansativa, né, a pessoa está assistindo, se a imagem começa a girar a pessoa pode continuar sentada que ela volta à posição, entendeu, já outras não, você tem de levantar (sup.)
D
 (sup.) Mas pra mudar de canal você precisa (sup.)
L
 (sup.) Ah, tem de (sup.)
D
 (sup.) Levantar mas (inint./sup.)
L
 (sup.) Ah, mas é porque esse aí não é aquele que tem na Philco, né, se não me engano é a Philco que tem aquela, aquele aparelho, é o, agora eu esqueço o nome dele, do aparelho, esqueço aquele aparelho (inint./sup.)
D
 (sup.) Não tem problema.
L
 Não tem problema não? Aquele aparelho é interessante. Agora inclusive o seguinte: o mal dessas televisões com esse aparelho é que a, essa televisão a pessoa passa com um molho de chave, basta bater perto dela que ela muda o canal inclusive liga até a televisão.
D
 É?
L
 É, porque eu conheço uma televisão que me aconteceu isso. Eu passei na hora balançando com a chav... o chaveiro e aí ligou aut... (inint.) como é que podia ter ligado? Será que a pessoa deixou ligada? Aí desliguei. Desligada, né, como é possível, porque bati outra vez o chaveiro e notei que ligou automaticamente. Eu não entendi, porque na parte de técnica, essa técnica eu não conheço, por que razão que ao bater o chav... o chaveiro, né, pudesse ligar inclusive mudando os canais sem precisar mudar o seletor de canais. Agora essa, essa televisão é muito boa pra pessoa por exemplo que, uma pessoa doente, é ótimo, né, que a pessoa só não precisar levantar, né, colocar no canal, nos canais e, e ligar e desligar a televisão é ótimo. Agora quanto ao, agora eu acho que ainda pior é aquele botão da vertical, horizontal, sabe, porque toda hora acontece isso na televisão, né, agora ligar o, a tele... o botão dos canais eu acho que é mais fácil porque a pessoa escolhe, tem mesmo de levantar, né, não pode ficar sentada toda vida.
D
 (inint.) passa na televisão que é muito freqüente, tem a toda hora.
L
 Tem toda hora é filme, né?
D
 Mas filme em geral é à noite, né?
L
 Sim. A televisão, ah, as novelas que eu esqueci, que eu, aliás eu, eu me divorciei das novelas porque a pessoa começa assistir uma novela não pode deixar mais de assistir, não é isso? Então eu procurei, olho assim para a televisão, quando está na novela, ainda uma delas que eu assisto quando eu estou em casa é "Libertador", pelos artistas que trabalham porque eu dou muito valor ao artista, não só à novela não. A novela pode ser muito boa mas se o artista não, não for do agrado eu, eu não assisto. Por exemplo, esse artista que morreu, por exemplo, pra mim era um, não era um artista assim, ah, artista, como diz um homem assim belo nem nada mas era um ar... um grande pra mim, eh, é o Cardo... como é, esse que faleceu, o artista.
D
 Sérgio Cardoso.
L
 Sérgio Cardoso. Esse que substituiu é um grande artista inclusive dizem que é melhor que ele mas no outro dia eu assisti um dos capítulos já não senti aquele, aquela emoção, né, porque a novela a pessoa fica presa e por isso que eu deixei, né, de assistir. Tem aquela outra de oito horas que, sempre no canal quatro porque pra mim é uma das melhores novelas mesmo é onde os artistas me agrada mais. Tem aquela "Selva de Pedra", né, que é, eu acho mu... muito boa, mas é, bom, não, pra mim não é como a prim... como a "Primeiro Amor" não, sabe, é uma, é uma novela assim de, não, não sei assim uma definição da novela. Ela pra, pra mim eu acho que ela foge muito do, da realidade, sabe, é muito, como é que diz, muito fantasia, muita fantasia, principalmente aquela, aquela vida que eles levam, né? Depois o Mário Lago, um artista tão bom daquele foi cair naquele papel, né, que ele faz, que eu não, não achei interessante dele, o Mário Lago não (inint.) podia ocupar um art... um lugar melhor naquela novela. Agora temos aquela do, das dez horas, aquela novela que é muito boa mas até hoje não assisti um capítulo, só porque eu me comprometi comigo, comprometi comigo mesmo, não assisto mais aquela novela (inint.) ignorar torna-se cansativo, não é? Então deixei mas de toda maneira sou obrigado a esperar a turma assistir, né, porque eles ficam assistindo, eu fico esperando acabar a novela.
D
 E se o senhor não ligar a televisão em casa (inint.) outra oportunidade assim de se divertir, pra saber também notícias.
L
 Ah, tem um, nós temos o rádio, né, que hoje em dia, eh, foi deixado assim em segundo plano por causa da televisão (inint.) ainda na televisão. Eu acho que a televisão torna-se a pessoa um pouco anti-social, inclusive quando chega no momento da novela que chega visita, né, a visita chega é obrigada a cumprimentar, dar boa-noite e boa, a conversa está muito boa, eu vou embora porque acabou a novela, porque não teve tempo de, de conversar, não teve assunto mesmo porque a novela tirou mesmo o assunto, inclusive hoje em dia vê-se em festa, né? A pessoa vai no aniversário de uma criança, todo mundo deixa as crianças na sala e vai todo pra, pra, pro quarto onde tiver a nove... a televisão pra assistir a novela, né, não pode deixar a novela. Agora nós temos o rádio. O rádio hoje em dia só mesmo a pessoa num ra... num carro, né, porque se não tiver um rádio no carro a pessoa torna-se uma viagem assim, assim, eh, cansativa, né, porque a pessoa não, não, assistindo no, no carro, dirigindo o carro tem aquela, as músicas muito agradáveis, inclusive agora tem esse, esse, esse programa de, de ensinamento, né, que eu acho que aquilo foi ótimo, inclusive outro dia eu estava até assistindo minha esposa falou assim pra mim: você está, está vendo, escutar isso aí na tele... no rádio (inint.) interessante, é instrutivo porque muita coisa a pessoa esqueceu e muita coisa a pessoa não aprendeu, que a pessoa pensa que sabe alguma coisa e não sabe nada, não é isso, porque a pessoa, eh, vivendo sempre aprendendo, até quanto mais você estuda mais, ah, ah, tem que estudar pra aprender alguma coisa então vê aquele, aqueles assuntos, história, português, aquela maneira de, de ensinar eu a... eu acho muito interessante aquela, aquele programa que tem na, quando principalmente eu ando sozinho no carro, dirigindo, né, eu vou escutando aquele programa. Agora tem as músicas, tem aquelas músicas boas mas quando, tem umas pessoas que atrapalham as coisas boas, né, por exemplo, aquele tal de Big Boy, né, que não enten... não entendo como é que uma, aliás a tevê Globo e a rádio Globo têm o privilégio de pegar as piores coisas, né, pra contratar. Na televisão nós temos aquele, ah, aquele árabe, como é o nome, eu esqueço, aquele, ah, o fala mal, como é o nome dele, é (pausa) eu esqueço.
D
 Que que ele faz?
L
 (inint.) o social, ah, como é, a coluna social. Um homem que fala daquela maneira como é que uma televisão pode de... de... deixar entrar nos lares, não é, e deixar entrar nos lares, nos lares um homem porque ele fala e depois que ele acaba de falar chega o Heron Domingues, que eu acho que botaram o Heron Domingues para a pessoa esquecer das asneiras que o outro falou.
D
 Que que o Heron Domingues tem?
L
 Ah, o Heron Domingues, eh, a maneira dele se expressar, a facilidade, não é isso, a dicção (sup.)
D
 (sup./inint.) em quê, qual é a diferença? (sup.)
L
 (sup.) Ele tem, ele tem, eh, jornal, né, jornal falado, né, que ele, ele continua depois do, desse Ibrahim Sua... Sued, ele continua o, ele fa... dando a, falando a reportagem, né, reportagem. Agora ele tem uma facilidade, a pessoa, depois que ele começa a falar a pessoa esquece tudo que o outro anteriormente falou, não é isso, a facilidade mesmo de, de se expressar na leitura, ele lê e a pessoa nota que ele termina as frases. Ele pega uma frase assim pra disfar... inteira, né, como se quase não estivesse olhando para o original, enquanto que o outro não, o outro só tem mesmo é nome, né, e nós temos o Big Boy, né, porque eu não sei como é que o, a tevê Globo pe... o, a rádio Globo pega um Big Boy, né?
D
 Quem é o Big Boy?
L
 Ah, o Big Boy é uma pe... um rapaz que não, não entra numa redoma, né, porque é tão gordo que não existe redoma pra ele. É, é, ele aparece muito com essas músicas americanas.
D
 Qual é a função dele?
L
 A função dele é, é 'disc jockey', né, 'disc jockey'.
D
 Escuta, como é que é feito um rádio?
L
 Ah, um aparelho, tem vários tipos de rádio, né? Hoje em dia inclusive eles, eles fazem o rádio associado ao toca-disco, né? Antigamente existia só os, os rádios, hoje em dia tem os rádios, tem os rádios de pilhas, tem o de válvulas. Válvulas hoje em dia está em desuso, né, praticamente ninguém usa mais rádio de pi... ah, rádio de válvula. Hoje em dia se usa mais é de pilha, inclusive nas casas. Em minha casa por exemplo tem um rádio de válvula guardado, de válvula guardado e tenho três de pilhas, um pra cada um escutar quando quer escutar alguma coisa, né, porque o rádio de pilha tem uma vantagem, a pessoa transporta pra onde quiser. Leva-se prum campo de futebol, né, pra ver as mentiras que os `speakers' falam porque enquanto ele está dizendo um negócio a pessoa já, já fez até o gol, o time já fez o gol (inint.) ele falar ainda vai fazer um gol, então a pessoa tem aquela facilidade. O rádio eu acho que é muito interessante tamb'em porque o rádio, como você perguntou, ele é, é feito com uma caixa de madeira, uma madeira especial por causa da acústica, né, não pode ser qualquer uma madeira, tem os, os botões de ligar e desligar, o de volume e tem o chassi onde é colocado as válvulas e o alto-falante, não é isso, também existindo uma antena. Tem rádios, ah, inclusives (sic) que pega ondas curtas, longas e médias, ah, sendo o seguinte: que para nós não interessa curtas, principalmente quem não entende nada, às vezes a pessoa compra só para dizer que o rádio tem ondas curtas, por exemplo, no meu caso o meu rádio tem três faixas, né, eu só escuto uma faixa porque ontem, no outro dia eu botei e não, eu não entendi nada, pegou o Japão, eu queria saber se era ja... se era japonês ou alemão porque eu não entendia mesmo nada, né, então fiquei na mesma, quer dizer, o, o principalmente o pobre, ele tem aquela prazer de dizer assim: meu rádio, ah, tem três faixas, porque a pessoa dizendo tem três faixas é um rádio possante, tem ondas curtas, longas e médias, pega o estrangeiro mas ele, em si, ele só pega, ah, como é que diz, ah, ondas longas, né, que é nossa aqui, né? Agora, o pilha é ótimo porque não esquenta, né, tem esta vantagem, ele tem os transístors (sic), tem o botão, o botão só tem o pra ligar e outro é pra trocar as, as estações. Agora a... aquelas mais completas, né, os rádios, ah, tem aquelas, aqueles móveis mais completos, tem o tele... ah, o rádio e tem a, a, o toca-disco, sendo que o toca-disco quando a pessoa vai ver o rádio já nem existe mais porque não escuta mais o rádio, não, precisa mesmo de pilha, né, quer dizer, hoje em dia eles usam (inint.) eles usam, fazem rádio com toca-disco não sei pra quê, porque ninguém liga mesmo, né? Eu tenho em casa um toca-disco com rádio, aquele rádio eu acho que só ligou pra saber se tinha válvula mesmo, se era rádio mesmo porque nunca ligou (sup.)
D
 (sup./inint.)
L
 (sup.) Agora a utilidade, a grande utilidade do rádio principalmente para, ah, transmitir notícias rápidas, né, acho que, interessante.
D
 O rádio do seu carro é desses que ligam só quando a ignição está ligada?
L
 Não, o meu liga direto porque é ligado diretamente na bateria porque o, tem o, é interessante às vezes ligar diretamente à ignição pelo seguinte: ligando à ignição a pessoa nunca esquece o rádio ligado, entendeu, ah, inclusive o meu ra... o meu carro ao desligar a ignição desliga tudo, desliga a buzina, desliga o limpador de pára-brisa, agora, ah, não liga, não desliga o rádio pelo seguinte: que a pessoa quando está parada com o carro deve evitar o, a bateria, o grande desgaste, desgaste da bateria não, ligando só na bateria mas se você ligar diretamente na ignição vai mexer com a bobina do carro, tem a bobina, que não é barata a bobina, há um desgaste quando você, ah, ah, precisa do, ah, como é que diz, do carro, já está a bobina gasta, há esse problema do desgaste.
D
 Eu sei.
L
 (inint.) é bom diretamente na bateria.
D
 Hum, hum. Escuta, numa novela de rádio, quem é que trabalha numa novela de rádio (inint.) novela de rádio. (diversos documentadores)
L
 Ah.
D
 Quem que vai ser?
L
 Precisa de, como é que diz, da equi... da equi... da equipe, né, de, como é que diz, os diretores, o diretor, precisa, como é que diz, ah, diretor artístico, precisa da, do coreógrafo, precisa do, dos des... ah, inclusive os desenhistas também, né, pra fazer as cenas, né, porque o cenário é todo feito por meio deles, né, precisa dos artistas que sem o artista não pode também haver nada e ...
D
 E o som?
L
 Ah, ah, precisa, como é que diz, a, agora, inclusive o, o aparelho, né, pra fazer o, a filmagem né, do, do, da tele... como é que diz, das novelas.
D
 Não, eu digo novelas no rádio.
L
 Ah, no rádio?
D
 É.
L
 Ah, no rádio é a coisa mais interessante, né, duas pessoas, uma em cada microfone e tem uma pessoa pra fazer todos os sons correspondentes, né? Por exemplo, se a, o artista vai beijar existe o, a pessoa faz um estalo como se fosse um beijo, se é um temporal há o, faz como se fosse uma, ah, joga água como se fosse chuva, mesmo, né, caindo em algum lugar, se é um, como é que diz, uma campainha, tem a campainha na mesa pra pessoa tocar e dar a impressão, quer dizer, o artista em si ele só fica parado um em frente a, cada um em frente a microfone, com o `script', o `script', né?
D
 Como é o nome dessa pessoa que faz os sons?
L
 Isso aí, olha que eu sei o nome (inint.) na hora (inint.)
D
 Fala do teatro. Não, só pra aproveitar, só um bocadinho pra terminar aqui.
L
 Do teatro?
D
 Fala do teatro.
L
 Ah, teatro, ah, teatro eu gosto muito, sabe, teatro eu gosto mas não, deixando em segundo plano, pondo cinema em primeiro lugar, né? Eu gosto do teatro e, agora, gostei muito quando tinha aquelas peças de Walter Pinto, gostava muito do teatro.
D
 Que tipo de teatro?
L
 Teatro eu gostava muito era do teatro rebolado, né, teatro rebolado gostava, aquelas, ah, peças de Walter Pinto, sim, com aqueles coristas, aquelas grandes artistas, né, como Marilyn, aquela Mara Rúbia.
D
 Que outro tipo de peça existe?
L

  Existe dramas mas a que eu gosto ... Agora, teve uma peça que eu gostei muito. Foi aquela "Dona Xepa", né, não sei se vocês assistiram mas uma peça cômica que no final tornou-se dramática, né, pela maneira da, da artista desempenhar o papel. Muito interessante aquela peça. Agora quanto ao, eu pre... eu prefiro mais o musicado, né, o musicado eu prefiro mais porque principalmente aparecem aquelas coristas, as atrizes.